![]() |
Foto - Isis Gasparini |
ELO, trabalho inédito do T.F.Style Cia de Dança, fará sessões dias 09 e 10 de novembro, sábado e domingo, às 17h, na área de convivência do Sesc Santo Amaro. Descrito pelo grupo como uma “proposição poética para espaços alternativos”, a peça foi criada coletivamente pelo elenco, uma proposta que dá continuidade aos processos de pesquisa das duas últimas obras do núcleo: Sob a Pele (2016) e Carne Urbana (2017). A concepção e direção são de Igor Gasparini, que também está em cena.
Empenhado em propor um pensamento contemporâneo do hip hop, o T.F.Style aprofunda com ELO questões que tem sido trabalhadas pela companhia nos últimos anos. “Na instalação coreográfica Carne Urbana decidimos romper com a lógica do palco italiano e trazer o público para a cena, deslocando-se pelo espaço, aproximando e afastando das proposições cênicas. Isso fez com que pensássemos uma dança em 360º, para ser vista de qualquer ângulo e espaço. Com ELO, aprofundamos essas possibilidades de encontro com o público em um espaços múltiplos”, conta Igor.
Segundo o diretor, a escolha de apresentar o trabalho em espaços alternativos e traçar um diálogo imediato com o público e com o local reforçam as relações que precisam ser construídas por meio do afeto e do encontro. “O trabalho apresenta uma porosidade possível para cada lugar que ocupar. Nosso entendimento de ELO não tem relação com corrente, que aprisiona, mas com algo que espirala - um laço, uma fita, algo que pode ser feito, desfeito e enroscado”, diz.
A companhia, que também está circulando por outros espaços com a instalação coreográfica Carne Urbana, parte da linguagem das danças urbanas para propor atualizações e investigações sobre a linguagem. Ainda assim, a proposta atual é a de prezar pela diversidade e pelo entendimento sobre o que cada corpo tem, a partir de suas individualidades e subjetividades, para contribuir com a elaboração do trabalho.
Sobre o T.F.Style Cia de Dança
![]() |
Foto - Isis Gasparini |
O T.F.Style Cia de Dança investiga a dança urbana contemporânea e pesquisa as possibilidades de exercitar um pensamento contemporâneo do hip hop. Esta investigação concentra-se em descobrir novas possibilidades corporais a partir de técnicas de diferentes danças urbanas, mas desenvolvendo um trabalho autoral, marcado por um percurso de investigação das sensações que estimulam esses corpos a partir da individualidade dos intérpretes.
A pesquisa parte das danças urbanas, mas vai transformando suas bases, criando e modificando suas referências, desenvolvendo essa pesquisa particular. O grupo T.F.Style teve início em 2002, sob direção de Igor Gasparini. A partir de 2007, com a direção artística de Frank Tavantti e com o desenvolvimento do elenco, surge o T.F.Style Cia de Dança, passando a existir enquanto companhia de dança na cidade de São Paulo, destacando-se justamente por esse diferencial: ser um dos núcleos pioneiros nesta investigação da Dança Urbana Contemporânea. É contemplada pela 20ª e pela 24ª Edição do Fomento à Dança da cidade de São Paulo (2016 e 2018) e pelo Edital PROAC de Circulação de Espetáculos de Dança no Estado de São Paulo.
Sobre o espetáculo
![]() |
Foto - Isis Gasparini |
Eu, que somado ao outro, crio o entendimento de nós: desatados, desacorrentados, mas unidos pelo brincar, pelo mover, pelo afeto. ELO configura-se como uma proposição poética para espaços alternativos que dialoga corpo, arquitetura e público em busca de outro olhar para a cidade, habitando o invisível. Qual a urgência deste corpo hoje? Contra a pulsão de morte, só o atrito que gera empatia e alteridade. Um exercício para tornar visível uma perspectiva da cidade pelo encontro com o outro. Corpos em desvios poéticos que buscam a anarquia dos afetos. Um pulsar pela empatia. É o sorriso como convite e o corpo como morada do outro. O que sensibiliza? Como você exercita a empatia? Tocar foi, ainda é, e para sempre será, a verdadeira revolução. Nem ele, nem ela. ELO.
Ficha técnica
ELO
Direção Geral e Concepção- Igor Gasparini
Intérpretes-Criadores - Arthur Alves, Igor Gasparini, Lucas Pardin, Luiz Paulo Raguza, Marcia Marcos, Maria Emília Gomes, Maju Kaiser, Pasha Gorbachev, Natália Moura e Ruan Trindade
Provocação Corporal - Igor Gasparini, Jorge Garcia, Thiago Alixandre, Eliseu Corrêa, Anelise Mayumi e Ricardo Galli
Concepção e Criação de Som - Carlos Ranoya
Figurinos - Carolina Sudatti e Naira Amaral
Fotos - Isis Gasparini
Serviço
ELO
Data - 09 e 10 de novembro - sábado e domingo
Local - Sesc Santo Amaro - Espaço de Convivência
Endereço - Rua Amador Bueno, 505 - Santo Amaro - São Paulo
Horário - 17h
Duração - 45 minutos
Grátis
Classificação - livre
0 Comentários