![]() |
Projeto "Ocupa Riso" realizado na Favela do Sapo em parceria com o projeto Cine Sapo”. Foto - Ricardo Avellar |
O ônibus chega, estaciona, dele saem atores e palhaços e começa uma apresentação gratuita. Para ampliar o acesso ao circo-teatro e excursionar por diferentes locais, que nem sempre contam com espaços apropriados para apresentações artísticas, a companhia LaMinima adquiriu um "ônibus palco". Em outubro, o ônibus percorre uma série de bairros periféricos da cidade de São Paulo, que começou por Cidade Tiradentes, no Centro Cultural Arte em Construção, no dia 04 de outubro, e hoje, dia 07, passou pelo Itaim Paulista.
A ideia é a inclusão de todos, tornando o teatro (e a vida cultural) uma prática cotidiana e inserida na vida da população. Como a intenção é não deixar ninguém de fora, o projeto é voltado para as pessoas presentes no local em que o circo for armado - crianças, jovens, adultos e idosos, ou seja, pessoas de todas as idades. O ônibus, fabricado em 1986, foi inteiramente adaptado para se tornar um espaço para as apresentações. As janelas se tornam balcões, o interior do veículo, coxias, e o palco se projeta do interior do ônibus e ganha complemento com a paisagem do entorno, nas praças, coretos, jardins ou terrenos próprios dos lugares onde o ônibus será estacionado.
Por meio de esquetes com temas populares e de fácil alcance, que mesclam técnica e virtuose circense à representação dramática, as apresentações buscam reunir os talentos dos artistas múltiplos em um divertido espetáculo de variedades. As apresentações são gratuitas e acontecem até 06 de novembro em diversas regiões da capital paulistana - de Cidade Tiradentes a Horto do Ipê, de Parelheiros a Brasilândia, entre dez espaços selecionados.
O foco é descentralizar o acesso à cultura, horizontalizando o fomento de novos circuitos, de novos produtores e de novos públicos, levando o teatro e o circo a diferentes populações, que nem sempre conseguem frequentar teatros. Neste primeiro momento, as apresentações se concentrarão em parques e praças administrados pela prefeitura da cidade, mas poderão se estender a outros locais como feiras, coretos, e todos os espaços abertos dispostos a receber o LaMínima.
Palhaços nas Ruas
![]() |
Projeto "Ocupa Riso" realizado na Favela do Sapo em parceria com o projeto Cine Sapo”. Foto - Ricardo Avellar |
O projeto tem realização da Prefeitura de São Paulo e é uma parceria com a ONG Palhaços sem Fronteiras, instituição internacional presente em 15 países há mais de 25 anos e que atua no Brasil desde 2016 em regiões instáveis, de acolhimento de refugiados de zonas de conflito, desastres ecológicos ou de vulnerabilidade social.
O “Palhaços nas Ruas” se alia ao já existente “Ocupa Riso”, da ONG Palhaços sem Fronteiras. “Essa itinerância nos permite prosseguir em nossa trajetória, apresentando espetáculos de rua e alcançando novas plateias, pois sabemos que a sensibilidade e o interesse pela arte residem não apenas nos pequenos núcleos com acesso contínuo à vasta produção cultural do país, mas também no espectadores eventuais que se sensibilizam e descobrem sua capacidade de fruição quando em contato com obras de real valor artístico”, diz Fernando Sampaio, da Cia LaMinima.
A Cia LaMínima, fundada em 1997, desenvolve espetáculos para salas de teatro e também para a rua baseados na linguagem do circo-teatro e a figura do palhaço. Ao longo desses 22 anos de trajetória, a companhia produziu 15 espetáculos se apresentando em todo o país e conquistando diversos prêmios, como o Prêmio Shell de Teatro, APCA, Prêmio Governador do Estado para a Cultura (clique aqui).
O Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016, momento em que foi aceita como integrante da Palhaços Sem Fronteiras Internacional - Clowns Without Boders International (CWBI). Sua principal atuação é a realização de espetáculos de palhaçaria e artes circenses destinadas para campos de refugiados, abrigos, ocupações, alojamentos, transcendendo barreiras culturais, de idioma, políticas, sociais e religiosas (clique aqui).
![]() |
Projeto "Ocupa Riso" realizado na Favela do Sapo em parceria com o projeto Cine Sapo”. Foto - Ricardo Avellar |
Ficha técnica
Palhaços nas Ruas
Concepção - Fernando Sampaio, Fernando Paz e Filipe Bregantim
Elenco - LaMínima e Palhaços sem Fronteiras
Direção - Fernando Sampaio
Direção Musical - Fernando Paz e Filipe Bregantim
Operação de Som - Guilherme Diniz e Luana Alves
Adereços - Maria Zuquim
Pintura Artística - Cesar Rezende (Basquiat)
Manutenção e Motorista - Luiz Fernando Pascuti
Produção Executiva - Priscila Cha
Produção - Chai Rodrigues
Assistência de Produção - Rafael Procópio e Vanessa Zanola
Supervisão Geral - Fernando Sampaio
Agenda das Apresentações
Data - 08 de outubro
Horário - 14h e às 15h
Local - EMEI Jardim Maria Luisa
Endereço - Avenida Luigi Arditi 478 - Pedreiras - São Paulo
Data - 10 de outubro
Horário - 09h30
Local - CEU Jambeiro
Endereço - Av. José Pinheiro Borges, 60 - Lajeado - São Paulo
Data - 12 de outubro
Horário - 11h
Local - CEU São Rafael
Endereço - R. Cinira Polônio, 100 - Conj. Promorar Rio Claro - São Paulo
Data - 13 de outubro
Horário - 12h
Local - Campo de Futebol do Capão
Endereço - Rua Francisco da Cruz Melão s/n - Horto do Ipê - São Paulo
Data - 19 de outubro
Horário - 16h30
Local - Fábrica de Cultura Brasilândia
Endereço - Av. General Penha Brasil, 1200 - São Paulo
Data - 27 de outubro
Horário - 11h
Local - Praça Brasil
Endereço - Av. Nagib Farah Maluf, s/n - Conj. Res. José Bonifácio - São Paulo
Data - 04 de novembro
Horário - 11h
Local - CEU Guarapiranga
Endereço - Estrada da Baronesa, 1120 - Parque Bologne - São Paulo
Data - 06 de novembro
Horário - 10h
Local - CDC União do Parque São Rafael
Endereço - Rua Frei Mateus de Assunção, 320 - Parque São Rafael - São Paulo
0 Comentários