Persuasão de Jane Austen mais do que atual


A autora de 'Orgulho e Preconceito', 'Razão e Sentimento' e 'Emma' segue em alta com histórias emblemáticas mesmo após dois séculos de publicação

Hoje a escritora inglesa, Jane Austen, famosa pelos seus poucos, mas implacáveis romances do século XIX, completa 202 anos de falecimento. O Grupo Editorial Edipro, pela ‘ViaLeitura’, em sua coleção de “Clássicos da literatura universal” desenvolve uma edição de capa dura da obra ‘Persuasão’ digna de colecionador. Além de contar com uma tipografia agradável aos olhos do leitor, se torna ainda mais completa pela composição de notas biográficas sobre a trajetória da autora.

A narrativa acompanha a trajetória de autoconhecimento da personagem Anne Elliot que se percebe forçada a conviver com um amor antigo cultivado no passado, o encantador Frederick Wentworth. A classe social do casal é o que faz afastar o romance, enquanto Anne é de uma família influente - e falida -, o jovem está longe desta realidade; por isso, ela é influenciada a romper o casamento. Entretanto, após oito anos separados, Wentworth retorna à cidade com um título da marinha, muito dinheiro e um objetivo apenas: casamento.

Escrita em 1818, após ‘A abadia de Northanger’ (outra grande obra da autora), Persuasão é um dos romances mais aclamados até hoje por conta do viés feminista que Austen apresenta. Assim como em ‘Orgulho e Preconceito’, a nossa personagem principal, Anne, conta com características de personalidade forte, contradizendo aspectos engendrados na época. A jovem deixou fortuna e aparência em segundo plano para se concentrar em descobrir aspectos mais profundos nas suas relações.

Em sua quarta adaptação para o cinema, com a primeira feita em 1960 e a mais recente em 2007, estrelado pela atriz Sally Cecilia Hawkins conhecida pelo filme ‘A forma da água’ ganhador do Oscar de Melhor Filme em 2018. A obra segue encantando públicos de todas as idades que se apaixonam não apenas pelas personagens, mas com os conflitos clássicos e memoráveis da autora que inspirou e segue a inspirar o universo literário.

Sobre a autora

Jane Austen (1775-1817) tornou-se uma das mais reconhecidas escritoras inglesas em toda a História. Nascida na nobreza rural do século XVIII, representou a realidade de sua classe social em todas as suas obras, concentrando-se no papel da mulher. A sétima filha de uma família de ávidos leitores escreveu seus primeiros textos para o divertimento doméstico, até a publicação de seu primeiro livro, em 1810. Apesar de o casamento ser um tema frequente em suas obras, Austen morreu sem nunca ter se casado, aos 41 anos, em Winchester. Suas últimas palavras foram “não quero nada mais que a morte”.

Ficha técnica
Persuasão
Autora - Jane Austen
Tradução - Carla Bitelli
Editora - Via Leitura
Páginas - 224
Preço - R$ 17,91 (e-book) e R$ 36,62 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários