Maria Ribeiro lança o livro Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo


Por meio de cartas e mensagens, a atriz escreve a amigos, amores, ex-amores, desafetos, desconhecidos e familiares de uma forma íntima e reveladora

Conhecida por seus papeis na televisão e no cinema, a atriz Maria Ribeiro lança na quinta-feira, dia 10 de maio, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, o livro Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo. A sessão de autógrafos com a autora começa a partir das 19h.

A obra reúne mais de 80 mensagens sobre os mais diferentes temas - desde cartas para familiares e antigos amores, a mensagens à Maria de 20 e 10 anos atrás. Dentre os destinatários, encontram-se nomes como Paulo Betti, Caio Blat, Steve Jobs, Winona Ryder, Lais Bodansky, Gregório Duviver, Fernanda Lima e Mallu Magalhães, criadora da capa do livro.

No campo político, a autora endereça opiniões ao prefeito João Dória sobre a importância do grafite em São Paulo, fala a respeito das acusações contra o ex-presidente Lula, critica a postura do deputado Jair Bolsonaro e dá um recado a Marcelo Crivella. O feminismo marca grande parte dos textos da atriz, que dispensa os parabéns no Dia da Mulher e troca as flores por equidade de direitos e liberdade sobre o corpo feminino. “Precisamos ser mesmo muito feministas por que ainda somos machistas”, afirma.

Em tom confessional, Maria Ribeiro divide a intimidade familiar em cartas para a mãe, para o pai e para seus dois filhos, João e Bento. De maneira franca, aborda sua polêmica saída do programa Saia Justa em uma carta à companheira de sofá, Barbara Gância. Já o humor dá as caras na ameaça de desfazer a amizade com Bruna Marquezine, caso ela volte a excluir as fotos de Neymar das redes sociais e quando pede para a produtora Paula Lavigne desbloqueá-la do Instagram.

Nascida em uma família de classe-média alta, a autora demonstra ao longo das páginas, como tomou consciência social com o passar do tempo, ao perceber que a realidade dela destoava dentro de um país tão desigual. Ela também reconhece outras tantas mudanças ao longo de seus 41 anos, como uma boneca russa que traz dentro de si muitas versões de si própria.

Sobre a autora

Foto - Domingos Neto

Maria Ribeiro cursou Jornalismo na PUC-RJ, mas logo a carreira de atriz se impôs em trabalhos marcantes no teatro, no cinema e na televisão. Em 2017, foi protagonista do longa-metragem Como nossos pais, de Laís Bodanzky, pelo qual conquistou o prêmio de melhor atriz no Festival de Gramado. Além de uma filmografia extensa, que inclui Tropa de Elite (2007) e Tropa de Elite 2: o inimigo agora é outro (2010), de José Padilha, na TV Maria integrou a bancada do programa de debates Saia Justa, do canal GNT, de 2013 a 2016. Publicou em 2015 o livro Trinta e oito e meio e estreia na Editora Planeta com Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo.

Ficha técnica
Tudo o que eu sempre quis dizer, mas só consegui escrevendo
Autora - Maria Ribeiro
Editora - Planeta
Páginas - 304
Preço - R$ 24,60 (e-book) e R$ 25,90 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários