Hafis & Mara: o documentário


O  documentário narra a história dos últimos anos do artista frustrado Hafis Bertschinger e  sua única admiradora 

Em tempos de empoderamento feminino, esse documentário merecia outro nome: Mara & Hafis. Tudo bem que o artista nunca foi reconhecido, tudo bem que era um artista meio underground em sua época e que viajou o mundo em busca de novas ideias para compor sua obra.

A leitura que fiz do artista, no documentário, é de um filho oprimido por ser homossexual, um artista mediano bancado por uma mulher sensacional, apaixonada e que abriu mão de seus sonhos por um amor incondicional. Um homem divertido que conseguiu conquistar o coração de uma verdadeira mulher.

Hafis & Mara
Título Original - Hafis & Mara
Direção - Mano Khalil
Gênero - Documentário

Suíça 2018
Duração - 88 minutos
Classificação - 12 anos

Sinopse
O filme narra a história dos últimos anos de um casal: o artista suíço-libanês Hafis Bertschinger e Mara, sua fiel "esposa" e patrona. Ele é um viajante incansável que cruza fronteiras entre diferentes mundos e culturas e que, mesmo na velhice, ainda cria apaixonadamente. Hafis adora experimentar e ser desafiado em suas pinturas e desenhos, nos relacionamentos, no dia a dia. No entanto, sua dedicação incondicional à arte e seu caráter impulsivo também causaram muita dor. A obra foca não só o artista, mas a tranquila Mara, refúgio seguro de Hafis, que tornou seus voos artísticos possíveis.


Comentários