SescTV exibe programação especial sobre futebol

Especial Curta - Cores do Futebol - Equipe Fantasma. Foto - Divulgação

Em junho, 
mês da Copa do Mundo, o canal apresenta produções que destacam as relações entre personagens da vida cotidiana e o esporte que é paixão nacional

Em junho, mês em que iniciam os jogos da Copa do Mundo de Futebol FIFA, o SescTV apresenta uma programação especial sobre o futebol. Ela tem início com uma série esportiva, a partir do dia 09, com episódios cuja temática é o futebol. Realizada por TVs Públicas e Educativas dos 5 continentes, e coordenada pela TAL - Televisión América Latina, a série Cores do Futebol, traz episódios que exploram a paixão pelo esporte e seu papel como mediador das relações culturais e sociais em territórios emocionais pessoais e coletivos.

O canal também exibirá Futebol, episódio da série Filosofia Pop, dirigida por Esmir Filho, com apresentação de Márcia Tiburi; a série Objetos da Cultura, com o episódio A Bola de Futebol, dirigida por Ricardo Martensen e os episódios Meninos bons de Bola; Maria e Beto da Várzea e Regildênia- a Árbitra, todos da série Vida Por Esporte, dirigida por João Barbosa.

Na terça-feira, dia 09 de junho, vão ao ar em sequência os episódios Cores do Futebol: Gêmeos Fantásticos e Cores do Futebol: Futebol infinito. Cores do Futebol: Gêmeos Fantásticos narra a trajetória dos gêmeos Federico e Emanuel Torres Heredia, de San Juan, Argentina. Eles fundaram a Escola de Futebol de Mercedário, que atende mais de 75 crianças com apoio das famílias.

Cores do Futebol: Futebol Infinito. Foto - Divulgação

Na infância, enfrentaram uma doença grave contraída pelo leite. Como forma de gratidão pela cura, dedicam-se a ensinar futebol e valores às crianças por meio do esporte. Na sequência, será exibido o episódio Cores do Futebol: Futebol Infinito. A narrativa apresenta Miguel Cano Jimenez, de 41 anos, com glaucoma congênito, e Luiz Hernandes Zacatenco, de 24, com cegueira total. Ambos compartilham a paixão pelo futebol para cegos.

Cores do Futebol: Um sonho de futebol e Cores do Futebol: O Glorioso são os destaques do dia 16 de junho, terça-feira. A primeira produção, Um sonho de futebol, apresenta Nahuel Eduardo Oyola Abaca, o Argentino, treinador de futebol juvenil na cidade de Xi’an, na China, reconhecida pela UNESCO como um dos berços da civilização do país. No episódio, ele orienta jovens jogadores sobre a formação do time para um campeonato.

Logo após, será exibido Cores do Futebol: O Glorioso. O episódio apresenta o Estádio Del León, no México, casa do Clube León e símbolo de orgulho da torcida. Ignácio Gonzalez, ex-jogador, destaca a importância histórica do estádio no futebol do país. Segundo ele, a força da torcida e da arena muitas vezes influenciava os resultados das partidas.

Série Vida Por Esporte - episódio Meninos Bons de Bola. Foto: Piu Dip.

Cores do Futebol: O futebol me alimentou e Cores do Futebol: Deixando pegadas serão apresentados dia 23. O Futebol me alimentou, tem como pano de fundo uma crise social na Colômbia, em 2021, marcada por protestos contra a falta de alimentos. Santiago de Cali, especialmente o bairro Água Branca, foi o epicentro das manifestações. Diante disso, torcedores do América de Cali criaram hortas comunitárias em espaços urbanos abandonados.

Depois é a vez de Cores do Futebol: Deixando pegadas. No episódio Juan Manuel Bernardino é coordenador do grupo tradicional folclórico Paixtlis de San Andrés, uma dança mexicana. Ao mesmo tempo em que todos os participantes desse grupo tradicional se dedicam a essa cultura, também se dedicam ao futebol da comunidade, que é tão valioso quanto as raízes indígenas do Paixtlin.

Encerrando a série de exibições do Cores do Futebol, no dia 30, serão exibidos os episódios Futebol é Pai e Comercial Futebol Clube - Equipe Fantasma. O curta Futebol é Pai a ideia de que o amor por um time é transmitido de pai para filho é o fio condutor da história de um garoto, que vai assistir ao jogo do time de seu coração pela primeira vez em um estádio de futebol.

Na sequência vai ao ar Cores do Futebol: Comercial Futebol Clube - Equipe Fantasma, com direção de Ugo Giorgetti. A produção o Comercial F.C - A equipe Fantasma recupera a memória do time de mesmo nome, um dos clubes que integraram a Federação Paulista de Futebol, a partir de depoimentos de ex-jogadores, jornalistas e pesquisadores.

Um sonho de futebol. Foto - Divulgação

Futebol, episódio da série Filosofia Pop, é destaque no dia 16 de junho. Durante a produção, Márcia Tiburi conversa com o músico e escritor José Miguel Wisnik e o jornalista Juca Kfouri sobre este esporte e suas questões culturais. O episódio A Bola de Futebol, que integra a série Objetos da Cultura discute a cultura do futebol e da bola no Brasil, com depoimentos de Dentinho, Edu e Juca Kfouri. Exibição no domingo, dia 21.

A série Vida por Esporte traz depoimentos e histórias de pessoas comuns, apaixonadas por esporte. Ela contribui com os episódios: Meninos bons de Bola no sábado, dia 13. Nesse recorte Raphael, um apaixonado por futebol, não era aceito em nenhum time por ser transgênero. Ele criou um time só para garotos trans para jogar bola, fazer amigos e discutir a vida.

No dia 14, domingo, é a vez de Maria e Beto da Várzea. O episódio destaca a história de amor do casal Maria e Beto, que se confunde com a história do Apache, time de várzea do Capão Redondo, bairro da zona sul de São Paulo. Casados há 18 anos, eles criaram uma família em torno da várzea masculina e feminina, que ganhou força com a luta deles.

A programação esportiva encerra no dia 27 de junho, sábado. Data em que vai ao ar o episódio Regildênia, a Árbitra. Regildênia Holanda de Moura dedicou uma vida ao futebol, ou melhor à arbitragem. Vinda de uma família de juízes, ela seguiu a tradição no esporte, mesmo sabendo que o caminho seria mais difícil. Como uma mulher venceria e seria respeitada em um ambiente tão machista?

Serviço
Programação Especial - Futebol
Período - de 09 a 30 de junho
Local - SescTV
Consulte sua operadora ou assista aqui

Data - 09 de junho - terça-feira
Horário - 22h30
Série - Cores do Futebol Gêmeos Fantásticos
Direção - Colaboração de diversos diretores latino-americanos
Episódios -Gêmeos Fantásticos e Futebol infinito
Classificação - livre

Data - 13 de junho - sábado
Horário - 16h
Série - Vida por Esporte
Episódio - Meninos bons de Bola
Direção - João Barbosa de Oliveira
Classificação - 10 anos

Data - 14 de junho - domingo
Horário - 16h
Maria e Beto da Várzea

Data - 16 de junho - terça-feira
Série - Filosofia Pop
Direção - Esmir Filho
Episódio - Futebol
Horário - 21h30
Classificação - 12 anos
Um sonho de futebol e O Glorioso
Horário - 22h30
Classificação - livre

Data - 21 de junho - domingo
Horário - 20h30
Objetos da Cultura - A Bola de Futebol
Direção - Ricardo Martensen
Classificação - 10 anos

Data - 23 de junho - terça-feira
Horário - 22h30
O futebol me alimentou e Deixando pegadas
Classificação - livre

Data - 27 de junho - sábado
Horário - 16h
Regildênia, a Árbitra

Dia 30 de junho - terça-feira
Horário - 22h30
Futebol é Pai e Comercial Futebol Clube - Equipe Fantasma
Classificação - livree

Postar um comentário

0 Comentários