O É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários anunciou o programa de sua 31ª edição. O festival acontece entre os dias 09 e 19 de abril, em quatro salas em São Paulo e em três salas no Rio de Janeiro, com todas as sessões gratuitas.
“A nova safra de documentários reflete o espírito do tempo como em raros momentos”, afirma Labaki, sobre a lista de 75 filmes de 25 países. “E é notável a intersecção entre vida privada e história pública. Chama ainda a atenção a divisão do programa entre o retorno de grandes mestres e a revelação de uma nada menos inventiva nova geração”, destaca.
![]() |
| Frame de Bowie: O Ato Final, de Jonathan Stiasny |
Um mergulho na jornada criativa final de David Bowie abre a programação em São Paulo. Dirigido por Jonathan Stiasny, Bowie: O Ato Final será exibido para convidados no dia 08 de abril - a cerimônia começa às 20h30, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. No Rio, o festival começa com VIVO 76, novo filme do pernambucano Lírio Ferreira (Árido Movie, 2005, e Baile Perfumado, 1996), apresentado também para convidados no dia 09, a partir das 20h, no Estação NET Rio.
Os filmes em competição deste ano estão divididos em Mostras de Longas e Médias-Metragens Brasileiros, Longas e Médias-Metragens Internacionais, Curtas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Internacionais. Os títulos vencedores serão conhecidos na cerimônia de premiação, que será realizada no dia 18 de abril, às 19 horas, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.
E, como acontece desde 2018, quando o É Tudo Verdade foi reconhecido como um Qualifying Festival pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, os quatro filmes vencedores das mostras competitivas estarão automaticamente classificados para apreciação às disputas do Oscar de documentários, para longas e para curtas-metragens. Todas as produções premiadas serão reapresentadas em sessões especiais, tanto em São Paulo quanto no Rio, no dia 19 de abril. Além dos filmes em competição, o festival deste ano exibe títulos em Programas Especiais e nas mostras O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e Clássicos É Tudo Verdade.
Aos 80 anos, a cineasta Vivian Ostrovsky (nascida em Nova York, criada no Rio de Janeiro e formada em Paris) é tema de uma retrospectiva com curadoria da cineasta e pesquisadora Fernanda Pessoa. Serão apresentados 14 filmes dela, percorrendo quatro décadas de produção e com imagens captadas em mais de dez países. A mostra inclui ainda um filme inédito sobre Vivian dirigido por Fernanda.
Mantendo a tradição de juntar o mapeamento da produção documental contemporânea com os filmes e personagens que fizeram a história do gênero, o É Tudo Verdade deste ano presta homenagem a Jean-Claude Bernardet, com a exibição de Sobre Anos 60 (2000), Luiz Ferraz e Rubens Crispim Jr., com Em Nome do Jogo (2025), Silvio Da-Rin, com Missão 115 (2018), e Silvio Tendler, com Os Anos JK: Uma Trajetória Política (1980).
No dia 11 de abril o festival realiza, em parceria com a Cinemateca Brasileira, em São Paulo, a 23ª Conferência Internacional do Documentário. Já com o Sesc São Paulo, o festival promove um ciclo de encontros entre realizadores e pesquisadores, que discutem suas experiências no campo da produção não-ficcional contemporânea nos dias 16 e 17 de abril, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc.
![]() |
| Frame de Copacabana Beach, de Vivian Ostrovsky |
O festival apresenta também, em parceria com a Spcine, uma masterclass com o cineasta Jorge Bodanzky (Iracema, Uma Transa Amazônica, 1975) no Centro Cultural São Paulo, onde será exibido Um Olhar Inquieto: O Cinema de Jorge Bodanzky (2025), realizado em parceria com Liliane Maia.
Pela primeira vez, o É Tudo Verdade apresenta uma sessão infantil. Na mostra batizada de É Tudinho Verdade, serão exibidos filmes dirigidos por David Reeks e Renata Meirelles sobre o universo das brincadeiras infantis em diferentes regiões do Brasil. As exibições acontecem no CineSesc e na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, e no Estação NET Rio 5, no Rio de Janeiro. No streaming, serão exibidos dez curtas-metragens com exclusividade pelo Itaú Cultural Play.
A 31ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários conta com o patrocínio do Itaú, a parceria do Sesc-SP e o apoio cultural da Spcine, Galo da Manhã, Fundação Itaú e Itaú Cultural. A realização está a cargo do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Serviço
31º É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários
Período - de 09 a 19 de abril
Para mais informações e conferir a programação completa clique aqui
Locais
São Paulo
Cinemateca Brasileira - Sala Grande Otelo
Capacidade - 208 lugares
Endereço - Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Mariana - São Paulo
CineSesc
Capacidade - 279 lugares
Endereço - Rua Augusta, 2.075 - Cerqueira César - São Paulo
CCSP - Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto
Capacidade - 99 lugares
Endereço - Rua Vergueiro, 1.000 - Liberdade - São Paulo
Centro de Pesquisa e Formação Sesc São Paulo
Endereço - Rua Dr. Plínio Barreto, 285 - 4º andar - Bela Vista - São Paulo
IMS - Instituto Moreira Salles
Capacidade - 150 lugares
Endereço - Avenida Paulista, 2.024, Bela Vista
Rio de Janeiro
Estação NET Rio - Salas 3, 4 e 5
Capacidade - 107 lugares (cada)
Endereço - Rua Voluntários da Pátria, 35 - Botafogo - Rio de Janeiro (RJ)




0 Comentários