![]() |
| João Gilberto e Stan Getz em Nova York (1972). Foto - Wikimedia Commons |
De 28 a 30 de novembro, a cidade de Juazeiro (BA), às margens do Rio São Francisco, será palco de um dos eventos mais simbólicos da música brasileira: o Festival A Bossa!! - De João, uma grande homenagem ao cantor, compositor e violonista João Gilberto, gênio juazeirense reconhecido mundialmente como o criador da Bossa Nova.
Com programação inteiramente gratuita, o festival busca reconectar novas gerações com a obra e o legado de João Gilberto, um dos maiores patrimônios imateriais do Brasil, e reafirmar o papel de Juazeiro como berço de um movimento que transformou para sempre a música popular brasileira e influenciou artistas no mundo inteiro.
Durante três dias de celebração, o público poderá assistir a shows, bate-papos musicais, encontros culturais e atividades educativas em espaços simbólicos da cidade, como o Centro de Cultura João Gilberto e a Orla II de Juazeiro. Entre os nomes confirmados na programação estão Lenine, Roberto Menescal & Théo Bial, Mônica Sangalo, Roberta Sá, Daniel Jobim e Vanessa da Mata, além de apresentações do Quinteto Sanfônico do Brasil e de artistas regionais.
![]() |
| Roberto Menescal & Théo Bial. Foto - Fernanda Assis |
Além dos grandes shows, programação apresentará o Festival Edésio Santos da Canção, o mais tradicional evento de música autoral da região. Também acontecerão bate-papos e talk shows com o produtor Armando Pittigliani, um dos mais importantes produtores culturais do Brasil, e um dos grandes descobridores de talentos da Bossa Nova. A casa de João Gilberto também estará aberta durante todo os dias para visitação.
Mais do que uma homenagem, o Festival A Bossa!! propõe um reencontro do Brasil com suas raízes musicais e culturais. Ao destacar a genialidade de João Gilberto e a influência do Rio São Francisco na formação artística de gerações, o evento consolida-se como uma celebração da identidade brasileira, um tributo à simplicidade, à sofisticação e à poesia da nossa música.
“Como um bom Juazeirense, além de cantor, compositor e sanfoneiro, representante do forró de Luiz Gonzaga e Dominguinhos, sempre percebia o distanciamento relacionado ao poder da obra de João Gilberto, que é filho da cidade. Costumo dizer que a bossa de João Gilberto nasceu aqui, à beira do Rio São Francisco. Por isso era necessário trazer esses artistas tão importantes para cá, para reverenciar o gênero e seu criador”, destaca Targino Gondim, Secretário de Cultura, Turismo e Esportes e idealizador do festival.
![]() |
| Roberta Sá. Foto - Maju Magalhães |
O festival reafirma o compromisso de democratizar o acesso à cultura, valorizando o patrimônio imaterial e promovendo o livre exercício dos direitos culturais da população de Juazeiro e de toda a região do Vale do São Francisco. O evento é uma realização da Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes e integra o Festival Edésio Santos da Canção (FESC).
Serviço
Festival A Bossa!! - De João e do Rio
Período - de 28 a 30 de novembro
Local - Juazeiro (BA)
Todas as atividades são gratuitas
Data - 28 de novembro - sexta-feira
Bate-Papo & Bossa Talk show com Armando Pittigliani e amigos
Horário - 17h
Local - Centro de Cultura João Gilberto
Festival Edésio Santos da Canção
Horário - 19h
Local - Arena Centro de Cultura João Gilberto
Shows na Orla ll
- Lenine,
- Roberto Menescal & Théo Bial
- Maurício Dias
Horário - a partir das 22h
Data - 29 de novembro - sábado
Bate-Papo & Bossa Talkshow com Armando Pittigliani e amigos
Horário - 17h
Local - Centro de Cultura João Gilberto
Festival Edésio Santos da Canção
Horário - 19h
Local - Arena Centro de Cultura João Gilberto
Shows na Orla ll
- Mônica Sangalo
- Quinteto Sanfônico do Brasil
- Daniel Jobim
Horário - a partir das 22h
Data - 30 de novembro - domingo
Shows na Orla ll
- Apresentação dos Vencedores do Edésio Santos da Canção
- Alexandre Leão
- Roberta Sá
- Vanessa da Mata
Horário - a partir das 19h
.jpg)


0 Comentários