![]() |
Foto - Nina Pires |
A artista circense Vulcanica Pokaropa promove na próxima terça-feira, dia 09 de setembro, a Oficina de Iniciação ao Bambolê no Tendal da Lapa, em São Paulo. A atividade presencial e gratuita faz parte do Projeto Tarântula Transita e é aberta para todas as pessoas, independente da experiência, tendo como público-alvo pessoas trans, travestis e não-binárias.
Para participar da oficina, que terá duração de duas horas, não é preciso ter bambolê. Quem tiver o equipamento pode levar. A prática da oficina terá atividades de aquecimento, preparação, técnicas iniciais de bambolê (spin, manipulação, malabarismo, entre outras). “Nossa ideia é proporcionar uma vivência que aproxime o público às artes circenses por meio do bambolê, que é a especialidade da Vulcanica Pokaropa”, explica o produtor Lui Castanho.
O Projeto Tarântula Transita terá o total de 10 apresentações em teatros na cidade de São Paulo, 4 oficinas Iniciação ao Bambolê e um minicurso sobre Humor e Dissidência, ambas ministradas por Vulcanica Pokaropa. Também será exibido o documentário Circo em Transição, seguido de roda de conversa com Cia Fundo Mundo. Todos eventos são gratuitos.
A realização da Circulação Tarântula Transita é da Lui Castanho Produções Artísticas e de Vulcanica Pokaropa e foi contemplada pela 9ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Circo para a cidade de São Paulo - Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Sobre o espetáculo
![]() |
Foto - Nina Pires |
O espetáculo Tarântula Transita, idealizado pela artista circense Vulcanica Pokaropa, é uma fábula sobre sonhos onde quatro amigas passam por adversidades e conflitos e, para chegar na tão sonhada ascensão que desejam, precisarão da ajuda do público.A peça tem duração de 50 minutos e classificação indicativa livre.
Para levar o público para um universo lúdico, a história é contada de forma bem humorada, utilizando bambolê, malabares, mágica e manipulação de bonecos. A narrativa do espetáculo é inspirada em estudos feitos sobre a Operação Tarântula, ocorrida no final da ditadura militar no Brasil. A história tensiona essa realidade do passado que ainda se faz tão presente.
Para Vulcanica Pokaropa, a expectativa é levar a circulação Tarântula Transita para públicos diversos. “Especialmente para aqueles que não têm acesso ao meu trabalho ou que ainda não conhecem. Acho importante essa troca, assim como criar redes, conhecer os teatros, outros artistas que participarão dos processos formativos e rodas de conversas e também as pessoas que não são artistas, mas que têm interesse. Quero criar esse diálogo com as pessoas”, pontua.
Ficha técnica
Tarântula Transita
Concepção e Atuação - Vulcanica Pokaropa
Direção - Cibele Mateus.
Criação Dramatúrgica - Cibele Mateus e Vulcanica Pokaropa
Dramaturgia Textual - Vulcanica Pokaropa
Provocação em Comicidade - Karla Concá
Sonoplastia - Caê Coragem
Produção Mix e Master - Quixote 027
Figurinos e Adereços - Bioncinha do Brasil, Vulcanica Pokaropa e Nana Simões.
Cenário - Bioncinha do Brasil, Igor Costacurta, Marcos Ferreira e Vulcanica Pokaropa
Direção de Arte - Vulcanica Pokaropa
Produção do Espetáculo - Vulcanica Pokaropa
Colaboração Cênica - Fagner Saraiva, Noam Scapin e Lui Castanho
Desenho de Luz - Luz Lopes
Operação de Luz - Nero Heike
Operação de Som - Isadosky
Serviço
Oficina de Bambolê com Vulcanica Pokaropa
Data - 09 de setembro - terça-feira
Horário - das 09 às 12h
Local - Tendal da Lapa
Endereço - Rua Guaicurus, 1.100 - Lapa - São Paulo
Atividade gratuita aberta a todas as pessoas
0 Comentários