Sinergia Marginal apresenta Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou no Espaço Batakere

A artista Silvana de Jesus em Girar! Foto - Caroline Guimarães

A programação reúne artistas que fazem do corpo, da memória e da ancestralidade suas ferramentas de criação e resistência através da dança, da música, contação de histórias e vivências periféricas

Neste sábado, dia 02 de agosto, acontece o evento gratuito No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal, no Espaço Batakere. A iniciativa, conduzida pelo coletivo Sinergia Marginal formado pelos artistas Emersu e Mafê, propõe um encontro reunindo diferentes vozes e corpos em diálogo com o território, a memória e a força ancestral que habita as periferias.

A programação tem início às 15h, com o acolhimento do público. Às 16h, a artista Silvana de Jesus apresenta o solo Girar!, um espetáculo que evoca as lembranças da infância e os gestos que ainda vibram no presente. Por meio da dança em espiral, Silvana reconecta corpo, tempo e espiritualidade em um movimento contínuo de roda e resistência, onde o brincar e o girar se tornam expressões vivas da ancestralidade.

Pedro Peu em Ao Som do Berimbau. Foto - Divulgação

Às 17h, o coletivo anfitrião Sinergia Marginal sobe ao palco com o espetáculo Se São Paulo germinou, foi Nordeste quem plantou, uma obra de dança e multilinguagem que reflete sobre a presença fundamental da migração nordestina na construção cultural e estrutural da cidade de São Paulo. Com música, corpo, voz e contação de histórias, o espetáculo rememora vivências periféricas, denuncia apagamentos históricos e celebra as raízes que sustentam a identidade paulistana.

E às 18h, Pedro Peu apresenta Ao Som do Berimbau, uma performance que une voz, percussão e dança, convidando o público à participação ativa. Inspirado pela capoeira Angola e pelas danças afro-brasileiras que compõem sua vivência cotidiana, Pedro conduz o público por uma trilha sonora autoral, conectando o ritmo do berimbau ao pulso da ancestralidade e à celebração coletiva do corpo em movimento.

O evento No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal propõe um gesto de resistência e reencantamento do território, um espaço onde arte e comunidade se entrelaçam como raízes vivas que brotam entre os becos e vielas da Vila Santa Inês. Como diz Nego Bispo: “nós somos o começo, o meio e o começo. Nossas trajetórias nos movem, nossa ancestralidade nos guia”. A ação faz parte do projeto Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou contemplado pelo Programa Vai da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Serviço

Evento No Quintal do Batakere recebe Sinergia Marginal
Com Sinergia Marginal e grupos convidados
Data - 02 de agosto - sábado
Local - Espaço Batakere
Endereço - Rua Cinturão Verde, 227 - Comunidade Vila Santa Inês - São Paulo
Capacidade - 200 lugares
Acessibilidade - não
Estacionamento - não.
Grátis
Classificação - livre

Silvana de Jesus
Espetáculo - Girar!
Horário - 16h
Duração - 40 minutos

Sinergia Marginal
Espetáculo - Se São Paulo germinou, foi nordeste quem plantou
Horário - 17h
Duração - 40 minutos

Pedro Peu
Espetáculo - Ao Som do Berimbau
Horário - 18h
Duração - 40 minutos.

Postar um comentário

0 Comentários