![]() |
Foto - Divulgação |
Como um convite para o público conhecer mais sobre as diferentes formas de habitar no Japão e perceber como elas refletem questões da sociedade japonesa, no próximo dia 30 de agosto, às 10h, a Japan House São Paulo promove a “Experiência Habitares no Japão”. Com vagas limitadas e gratuitas, a atividade faz parte da programação da exposição “Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão”. Para participar é necessário fazer uma inscrição prévia pela plataforma Hoppin (clique aqui).
Durante a atividade, que se repete no dia 20 de setembro e inclui uma visita mediada pela mostra em cartaz no térreo da JHSP, os participantes poderão adentrar a uma instalação de madeira feita a partir de técnicas de encaixe, na área externa da instituição (sotodoma), interagindo com seus elementos e conhecendo suas funções e significados.
A instalação faz referência ao imaginário sobre as habitações nipônicas, apresentando telhados de beirais largos, corredores externos similares a uma varanda e portas e divisórios corrediças que criam uma dinâmica singular nas construções, aludindo aos tradicionais shoji, portas-janelas de papel que filtram a luz natural e promovem a integração com o ambiente externo. Destaca-se também o uso dos tatami, tapetes de palha de arroz usados para oferecer conforto térmico, e que podem assumir diferentes configurações de acordo com a área da habitação).
![]() |
Foto - Divulgação |
“Nosso convite é para que os visitantes tirem seus sapatos e brinquem nesse espaço lúdico e interativo, aproveitando para manipular as divisórias corrediças internas, sentir os cheiros dos tatami e experienciar todas as texturas dos materiais utilizados na arquitetura , como uma forma de conhecer melhor os elementos tradicionais das habitações japonesas , refletindo também sobre como essas soluções podem ser adaptadas no contexto das casas brasileiras”, afirma a Diretora Cultural da JHSP e curadora da exposição, Natasha Barzaghi Geenen.
Apresentando o universo das construções pré-fabricadas japonesas desde suas primeiras criações, na década de 1940, até as propostas contemporâneas, que incorporam tecnologias digitais e materiais mais sustentáveis, a exposição Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão segue em cartaz até 12 de outubro, com entrada gratuita.
Serviço
Experiência Habitares no Japão
Data - 30 de agosto e 20 de setembro de 2025
Horário - 10h
Duração - aproximadamente 90 minutos
Local - Japan House São Paulo - Térreo
Endereço - Av. Paulista, 52 - Bela Vista - São Paulo
Entrada gratuita
Classificação - 14 anos
Exposição Anatomia pré-fabricada: um morar no Japão
Período - até 12 de outubro de 2025
Local - Japan House São Paulo - Térreo
Endereço - Av. Paulista, 52 - Bela Vista - São Paulo
Horário de funcionamento - terça a sexta, das 10h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Entrada gratuita
Reservas online antecipadas (opcionais) no site aqui.
0 Comentários