Atendimento especializado na ViaMobilidade fortalece vínculo junto às pessoas com deficiência

Foto - Divulgação

Centro de Informação na Estação Santa Cruz já realizou mais de 190 atendimentos, com foco na escuta ativa e acolhimento das pessoas com deficiência

Inaugurado no início de abril, o Centro de Informação à Pessoa com Deficiência da Estação Santa Cruz, na Linha 5-Lilás, tem se consolidado como um espaço fundamental de acolhimento e orientação no transporte público da capital. Nos dois primeiros meses de operação, entre abril e maio, o local realizou 194 atendimentos presenciais, com destaque para o mês de maio, que teve um crescimento expressivo - de 70 para 124 atendimentos, representando um aumento de mais de 70%. A iniciativa é do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), e gerenciado pela ITS Brasil, em parceria com a concessionária ViaMobilidade.

O atendimento humanizado tem sido a marca do espaço, que oferece suporte a pessoas com diferentes tipos de deficiência, sendo a visual a mais recorrente: 47 casos em abril e 101 em maio. Também foram realizados atendimentos a pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual, com 36 registros em maio e 23 no mês anterior.

Além de orientar e encaminhar as pessoas com deficiência para a rede de serviços especializados, o centro também realiza pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas, garantindo mais autonomia às pessoas com deficiência. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h (exceto feriados), com acesso facilitado por estar localizado antes das catracas da estação, o que permite que o público chegue ao espaço sem necessidade de passar pela linha de bloqueios.

Instalada em uma região estratégica da cidade, a Linha 5-Lilás é conhecida como a “Linha da Saúde” por atender uma série de instituições de referência, como a AACD, o Hospital São Paulo, o Instituto Jô Clemente, entre outros. A presença do Centro de Informação na Estação Santa Cruz reforça esse papel social da linha, ampliando o suporte à mobilidade e aos direitos das pessoas com deficiência.

A atuação voltada à inclusão e ao bem-estar também vem se expandindo para outras linhas do sistema. Na Linha 9-Esmeralda, a ViaMobilidade inaugurou uma sala sensorial na Estação Pinheiros. O espaço foi criado para acolher pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), neurodivergentes ou qualquer pessoa que necessite de um ambiente seguro e tranquilo para autorregulação emocional. Assim como o Centro de Informação da Linha 5, a iniciativa reforça o compromisso da concessionária com um transporte público mais acessível, humano e inclusivo.

Outro exemplo de ambiente pensado para acolhimento é a Sala de Acomodação Sensorial (SAS), também implantada pela ViaMobilidade. O espaço é ideal para pessoas com Transtorno do Espectro Autista e outras condições neurodivergentes, especialmente durante crises sensoriais. Com isolamento acústico, controle ajustável de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, a sala oferece um ambiente seguro, confortável e funcional para facilitar a regulação sensorial. Desenvolvida com atenção às necessidades específicas desse público, a SAS foi projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur com foco no acolhimento e bem-estar dos passageiros.

Postar um comentário

0 Comentários