![]() |
Foto - Divulgação |
O Novo Anhangabaú se consolida como um epicentro cultural, oferecendo uma programação semanal diversificada e gratuita que celebra a arte, a dança e a inclusão. De 14 a 20 de julho, com atividades que vão do Hip Hop ao Breaking, passando por ensaios de blocos de carnaval e artes marciais, o centro histórico de São Paulo se transforma em um palco aberto para a expressão e o desenvolvimento pessoal de todos os cidadãos.
A semana no Vale do Anhangabaú começa com a energia contagiante do Hip Hop. No dia 15 de julho, terça-feira, das 19h às 21h, o Vale se transforma em uma pista de dança para os amantes das Street Dances. Originado nos Estados Unidos nos anos 1970, o Hip Hop, juntamente com estilos como Locking, Popping e Breaking, é caracterizado por movimentos cheios de energia, força e originalidade.
As aulas, ministradas pelo professor Gilberto Borges, educador físico, dançarino e coreógrafo especializado em Danças Urbanas, visam ir além da técnica. O objetivo é promover o desenvolvimento pessoal, incentivando a socialização, aprimorando noções rítmicas, coordenação motora, noção espacial e desenvoltura.
![]() |
Foto - Divulgação |
A quarta-feira, dia 16 de julho, promete um mergulho profundo na cultura da dança. A partir das 19h, o Lab Breaking convida a todos para uma oficina dinâmica. Desenvolvida pelo coletivo Sampa Masters do Estilo Biológico, um grupo de breaking fundado em 1995 na zona sul de São Paulo, a oficina transcende o ensino artístico. A crew, que se destacou por trabalhar com os quatro elementos do Hip-hop (MC, DJ, Graffiti e Breaking), busca fomentar o ensino e a prática desses elementos, promovendo a cultura e os valores do Hip-hop e engajando a comunidade local em projetos que geram ideias, valores e modos de interpretar a vida por meio da arte.
Mais tarde, às 20h, o coletivo Ascensão Charme assume o palco do Anhangabaú, trazendo a essência do charme para o público. Esse coletivo se dedica a promover e fortalecer a cultura charme por intermédio de aulas, apresentações e encontros abertos, com foco na criação de espaços de convivência, afeto e valorização da identidade cultural.
![]() |
Foto - Divulgação |
O sábado, 19 de julho, reserva momentos de pura musicalidade e representatividade. Às 14h, o Ensaio Aberto do Bloco Trans convida a comunidade a participar de uma iniciativa plural e inclusiva. Composto por homens e mulheres trans, travestis, não-binários e outras dissidências de gênero, o Bloco Trans busca construir um carnaval seguro e inclusivo para todos, livre de violências e transfobias.
A proposta é ocupar os espaços de protagonismo no carnaval de São Paulo, produzindo arte e cultura por meio de canto, batucada, coreografias, figurinos, estandartes e alegorias. Uma celebração da existência como resistência política, empoderamento e liberdade de expressão, transformando padrões e promovendo visibilidade e respeito às pluralidades.
Em seguida, a partir das 15h, o Sons do Vale apresenta o grupo Tok Batoque, uma banda de música infantil surgida na cidade de Diadema, em 2019, pela parceria entre os multiartistas e compositores Ariana Macedo e Carlos André, ambos preocupados com a escassez de produção sonora para a infância. Modo de brincar é o álbum de estreia da Tok Batoque, um projeto contemplado pelo Inciso III do Edital da Lei Aldir Blanc, Diadema, em 2020. São onze canções que apresentam - com ludicidade e diferentes ritmos e perspectivas instrumentais - temas que vão de brincadeiras coletivas ao respeito mútuo, passando pela importância da leitura e outros que tais.
A programação conta ainda com mais opções
Além dos destaques, a programação é enriquecida por uma série de outras atividades que atendem a diversos interesses e faixas etárias. Para os amantes das artes marciais, há aulas de Caratê às segundas-feiras, das 20h às 21h, e de Muay Thai aos domingos, das 15h às 17h, oferecendo disciplina e condicionamento físico.
A patinação e o Roller Dance ganham espaço às terças-feiras, das 19h às 21h, proporcionando diversão e ritmo sobre rodas. As quartas-feiras trazem o Ensaio Aberto com As Obscênicas, das 20h às 22h, um convite à expressão artística e teatral. A Batalha do Point, às quintas-feiras, das 19h às 23h, é o ponto de encontro para os entusiastas do rap e da cultura de rua. Às sextas-feiras, a Dança dos Povos, das 16h às 19h, celebra a riqueza cultural através de movimentos tradicionais. E para fechar a semana com poesia e arte, o Sarau Mais Pontes acontece aos sábados, das 19h às 22h.
Serviço
Programação Novo Anhangabaú
Período - de 14 a 20 de julho
Local - Vale do Anhangabaú, s/n - Centro - São Paulo
Como chegar - Metrô (estações São Bento e Anhangabaú)
Evento Gratuito
0 Comentários