Baseado em fatos, longa Um Lobo Entre os Cisnes estreia nos cinemas


Dirigido por 
Marcos Schechtman e Helena Varvak, filme chega às telonas hoje, dia 24 de julho

Primeiro filme brasileiro de dança, Um Lobo Entre os Cisnes é estrelado por Matheus Abreu (Pureza) e pelo ator argentino Darío Grandinetti (Fale com Ela, de Pedro Almodóvar; Relatos Selvagens, de Damián Szifron) e estreia nos cinemas hoje, dia 24 de julho. O longa, dirigido por Marcos Schechtman e Helena Varvaki, é inspirado na trajetória do carioca Thiago Soares, referência internacional no balé e um dos maiores nomes da dança brasileira, em parceria com o bailarino e coreógrafo cubano Dino Carrera, que foi seu mentor. O filme foi rodado no Rio de Janeiro e em Paris, em locações de tirar o fôlego como a Ópera Garnier, o bairro de Montmartre e o Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

O roteiro é assinado por Camila Agustini (Manas) e a produção criativa é do cineasta mexicano Guillermo Arriaga, roteirista de filmes como Babel (2006), 21 Gramas (2003) e Amores Brutos (2000). Um Lobo Entre os Cisnes é uma produção da TvZero, em coprodução com Mandrágora, Globo Filmes e RioFilme, órgão que integra a Secretaria Municipal de Cultural do Rio de Janeiro, e tem investimento da BB Asset. A distribuição é da Sessão Vitrine Petrobras.

O ator Matheus Abreu. Foto - Lucas Sadalla

Criado pela tia em Vila Isabel, no Rio de Janeiro, Thiago Soares é um jovem apaixonado por hip hop que se dedica à prática da dança de rua em um grupo com os amigos e se destaca nos populares bailes do Viaduto de Madureira. Sua vida muda completamente quando Julio (Alan Rocha), seu professor de hip hop, o convence a estudar em uma escola profissional de balé onde terá a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudos. Ele começa a treinar em segredo da tia e dos amigos, mas decide embarcar na jornada da dança clássica e, apesar do estranhamento e da indisciplina iniciais, vence preconceitos e logo se destaca.

Após conquistar a confiança de Raquel (Margarida Vila-Nova), diretora da escola, Thiago é apresentado ao bailarino e coreógrafo cubano Dino Carrera, que se torna seu mentor. Enquanto o professor impõe uma rotina de treinos exigente e rigorosa, afirmando que é preciso empenho e disciplina para construir uma carreira profissional no balé, o jovem não está disposto a abrir mão da diversão e dos prazeres da vida, como o hip-hop e os bailes noturnos ao lado dos amigos.

Os atores Matheus Abreu e Darío Grandinetti. Foto - Lucas Sadalla

Com o tempo, a postura do estudante muda e ele passa a ver no balé sua grande oportunidade de mudar de vida, passando a abraçar os ensinamentos de seu mestre. A relação, inicialmente tensa, se torna repleta de confiança, parceria e amor, e os dois se tornam grandes amigos. A trajetória de Thiago é profundamente marcada pelo encontro com Carreira, que o ajuda a alcançar seu potencial.

Após integrar o corpo de balé do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com temporadas de sucesso nos palcos cariocas, e de levar a medalha de ouro no Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, o bailarino recebe o convite que tanto sonhou e passa a fazer parte do Royal Ballet, em Londres, uma das companhias mais importantes de todo o mundo, onde ocupou o cargo de primeiro bailarino por 14 anos, se consagrando como um dos maiores nomes da dança mundial.

Os atores Matheus Abreu e Darío Grandinetti. Foto - Lucas Sadalla

“O filme tem a dança como cenário para falar da transformação que foi operada na compreensão de mundo do Thiago Soares, que sai de uma realidade socioeconômica do subúrbio carioca, com poucas perspectivas, e através da dança e do balé ganha o mundo, vai para os maiores palcos e vira um fenômeno mundial”, destaca o diretor Marcos Schechtman sobre o papel transformador da arte. E a diretora Helena Varvaki complementa: “me comove pensar num jovem que está na periferia da cidade, é visto por um professor que percebe seu talento e sua necessidade de meios para sobreviver e esse reconhecimento muda a vida dele. Penso, constantemente, em tantos jovens que poderiam trazer sua potência de vida e viver da arte”.

Um Lobo Entre os Cisnes participou do 27º Festival de Cinema Brasileiro de Paris e do 34º Cine Ceará - neste último conquistando prêmios nas categorias Melhor Ator (Matheus Abreu), Melhor Ator Coadjuvante (Darío Grandinetti) e Melhor Direção de Arte (Dina Salem Levy). O filme também traz Margarida Vila-Nova, Giullia Serradas, Igor da Silva Fernandes e Elvira Helena no elenco, além da participação especial de Augusto Madeira.

Sinopse

O ator Matheus Abreu. Foto - Lucas Sadalla

Um Lobo entre os Cisnes conta a história de Thiago Soares, um garoto do subúrbio carioca que deixa para trás o hip hop e embarca no mundo do balé clássico. Sua história ganha rumos inesperados depois que conhece o dançarino cubano Dino Carrera, que vira seu mentor e aprimora o talento de Thiago até ele atingir o estrelato ao se tornar o primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
Um Lobo Entre os Cisnes
Brasil | 2024 | Biografia | 110 min.
Direção - Marcos Schechtman e Helena Varvaki
Roteiro - Camila Agustini
Elenco - Matheus Abreu, Dario Grandinetti, Margarida Vila-Nova, Alan Rocha, Giullia Serradas , Igor da Silva Fernandes, Elvira Helena, Ester Dias, Maria Paula Marini e Juliana Delage
Participação Especial - Augusto Madeira
Produção - Roberto Berliner e Marcos Schechtman, Leo Ribeiro e Sabrina Garcia
Produção Executiva - Leo Ribeiro, Sabrina Garcia e Mauro Pizzo
Produção Criativa - Guillermo Arriaga
Supervisão Artística - Rosane Svartman
Produção Associada - Tuinho Schwartz, Marcelo Astrachan e Rosane Svartman
Direção de Fotografia - Pedro Faerstein
Direção de Arte - Dina Salem Levy
Figurino - Marcelo Pies
Caracterização - Rose Verçosa
Som Direto - Pedro Sá Earp
Coordenação de Pós-Produção - Guga Nascimento e Nat Mizher
Edição - Bruno Mauro
Edição de Som e Mixagem - Fernando Aranha
Trilha Sonora Original - Alexandre de Faria
Produção - TvZero
Coprodução - Mandrágora, Globo Filmes e RioFilme
Distribuição - Sessão Vitrine Petrobras
Classificação - 16 anos

Postar um comentário

0 Comentários