A coprodução Brasil-Portugal Sobreviventes, último longa-metragem de José Barahona, estreia nos cinemas brasileiros em abril, com distribuição da Pandora Filmes. O lançamento será também uma homenagem ao cineasta, que faleceu em novembro de 2024, deixando o seu legado no cinema luso-brasileiro. O filme teve sua estreia mundial no IndieLisboa, passou pela Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e integrou a programação do Festival de Cinema Brasileiro de Paris.
Com roteiro assinado por José Eduardo Agualusa e Barahona, Sobreviventes mistura ficção e realidade ao contar a história de um grupo de náufragos, brancos e negros, isolados em uma ilha no século XIX. Sem leis ou estruturas sociais preexistentes, eles enfrentam um dilema: reproduzir as hierarquias do passado ou construir um novo modelo de convivência? O filme mergulha nas consequências da escravidão e do colonialismo português, temas recorrentes na filmografia do diretor.
Nas palavras de Barahona, “o tema da escravatura foi muitas vezes esquecido, escondido atrás de uma ‘gloriosa’ epopeia ultramarina”, e é essa invisibilização histórica que ele busca desconstruir. Em suas notas, Barahona lembra que quase 5 milhões de africanos foram levados para serem escravizados no Brasil, e essa memória precisa ser resgatada para que seja possível pensar em novas formas de sociedade. “Como é possível a harmonia e a instauração de uma sociedade igualitária e democrática depois de um passado de tanta violência? Não sabemos até hoje, mas ela é certamente desejável”, reflete.
O elenco conta com Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo e Zia Soares. A trilha sonora original de Philippe Seabra traz a voz de Milton Nascimento. A produção é da portuguesa David & Golias e da brasileira Refinaria Filmes, com Fernando Vendrell, Luís Alvarães e Carolina Dias na produção executiva.
![]() |
Anabela Moreira em Sobreviventes |
A trajetória de José Barahona inclui documentários e ficções que transitam entre a investigação histórica e questões pós-coloniais. Formado em cinema na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa, ele também estudou em Cuba (EICTV) e Nova Iorque (New York Film Academy).
Seu primeiro longa de ficção, Estive em Lisboa e Lembrei de Você (2016), adaptado do romance de Luiz Ruffato, percorreu festivais internacionais e foi lançado comercialmente no Brasil e em Portugal. Seu documentário Nheengatu (2020), rodado na Amazônia, recebeu prêmios como Melhor Documentário no Festival Caminhos do Cinema Português e no CineAmazônia.
![]() |
Paulo Azevedo em Sobreviventes |
Além de cineasta, Barahona foi produtor e programador da Mostra Cinema Português Contemporâneo no Brasil e publicou ensaios sobre cinema no jornal Público. Faleceu em novembro de 2024, aos 55 anos, em Lisboa.
Sinopse
Meados do século XIX. Um grupo de sobreviventes do naufrágio de um navio negreiro, brancos e negros, dão a uma ilha deserta, perdida algures no Oceano Atlântico. A luta pela sobrevivência e pelo poder vai inverter os valores morais e sociais da época. Isolados, será possível que deixem de lado o passado das relações de poder e subjugação e encontrem uma nova forma de viver em harmonia?
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Sobreviventes
Brasil, Portugal | 2024 | Drama | 111 min.
Direção - José Barahona
Roteiro - José Eduardo Agualusa e José Barahona
Elenco - Hélène Vincent, Josiane Balasko, Ludivine Sagnier, Pierre Lottin, Garlan Erlos, Miguel Damião, Allex Miranda, Anabela Moreira, Roberto Bomtempo, Zia Soares, Paulo Azevedo, Ângelo Torre, Kim Ostrowskij, Hugo Narciso
Produção - David & Golias (Portugal) e Refinaria Filmes (Brasil)
Produção Executiva - Fernando Vendrell, Luís Alvarães e Carolina Dias
Fotografia - Hugo Azevedo
Direção de Arte - Ana Teresa Castelo
Figurino - Patrícia Domingues
Maquiagem e Caracterização - Magali Santana
Montagem - João Braz
Desenho de Som - Beto Ferraz
Mixagem - Armando Torres Júnior
Correção de Cor - Andreia Bertini
Efeitos Especiais - Jorge Carvalho
Trilha Sonora Original - Philippe Seabra (com participação de Milton Nascimento)
Distribuição no Brasil - Pandora Filmes
0 Comentários