Teatro I Love PRIO recebe Beth Goulart em Simplesmente eu, Clarice Lispector

Foto - Fabian

Em comemoração aos 50 anos de carreira Beth Goulart retorna com o premiadíssimo espetáculo, visto por mais de 1 milhão de pessoas em mais de 280 cidades, que fica em curta temporada no Rio de Janeiro 
entre os dias 14 e 30 de março

Com atuação, direção e adaptação de Beth Goulart, e supervisão de direção de Amir Haddad, o espetáculo Simplesmente eu, Clarice Lispector, retorna aos palcos após 10 anos. Agora, o espetáculo chega ao Teatro I Love PRIO, no Rio de Janeiro, como celebração aos 50 anos de carreira de Beth Goulart, entre os dias 14 e 30 de março

"Simplesmente eu, Clarice Lispector é uma ode ao amor, quando vou de encontro ao viés mais presente e importante da obra da Clarice na busca por esse sentimento, o mais sublime do ser humano”, reflete Beth Goulart, premiada como Melhor Atriz” com o Shell 2009, APTR, Revista Contigo e Qualidade Brasil, este último, que também premiou a montagem como Melhor Espetáculo, que passou dois anos debruçada na obra da autora, mergulhada em extensa pesquisa.

E foi a partir de uma identificação profunda com a obra de Clarice Lispector que Beth Goulart trouxe aos palcos o monólogo que conduz o público pelo universo da escritora, revelando facetas de sua personalidade e de seus personagens. "A arte é o vazio que a gente entendeu", disse Clarice, e Beth busca, no teatro, refletir essa profundidade, trazendo a escritora para o palco com voz, corpo e emoção.

Extraído de depoimentos, entrevistas, correspondências e depoimentos de Lispector, assim como fragmentos de suas obras mais emblemáticas, como Perto do Coração Selvagem, Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, e os contos Amor e Perdoando Deus, que se constrói a narrativa de Simplesmente eu, Clarice Lispector.

Foto - Fabian

Beth entrelaça a autora e as vozes de quatro personagens femininas, Joana, Lori, Ana e mulher sem nome, que representam diferentes momentos da vida e do pensamento de Clarice. A cenografia minimalista e a iluminação, meticulosamente desenhada, criam um espaço onírico, onde a autora e suas personagens dialogam sobre amor, silêncio, solidão e o mistério da existência.

A montagem conta com um time de renomados parceiros artísticos. Amir Haddad assina a supervisão de direção, desafiando Beth a explorar ainda mais a comunicação com o público. A trilha sonora original de Alfredo Sertã, inspirada em compositores como Erik Satie, Arvo Pärt e Astor Piazzolla, guia a atmosfera sensorial da obra.

A iluminação de Maneco Quinderé e a direção de movimento de Márcia Rubin, assim como a preparação vocal conduzida por Rose Gonçalves, adicionam camadas de expressividade à encenação.

O cenário, assinado por Ronald Teixeira e Leobruno Gama, evoca um vazio branco, que acolhe e transforma o espaço cênico com a luz e os movimentos da atriz. O figurino de Beth Filipecki reforça a elegância e simplicidade de Clarice e seus personagens. Com visagismo de Westerley Dornellas e uma programação visual elaborada por Carol Vasconcellos.

Na montagem de Simplesmente eu, Clarice Lispector, a essência da literatura de uma das mais importantes escritoras do século XX, dona de uma obra que cruza fronteiras geográficas e de gênero, em direção ao entendimento do amor, de seu universo, suas dúvidas e contradições.

Simplesmente eu, Clarice Lispector chega ao Teatro I Love PRIO para emocionar o público carioca, e também, fomentar a leitura. Para isso, após cada apresentação, Beth Goulart realiza o sorteio de dois livros, um da obra de Clarice Lispector e outro de sua própria autoria.

Sinopse

Foto - Lenise Pinheiro

Clarice Lispector conversa com o público sendo ela mesma e suas personagens, quatro mulheres que, para Beth Goulart, representam as várias facetas de Clarice: Joana, que representa impulso criativo selvagem de Perto do Coração Selvagem, Ana, do conto Amor, que representa a fase da autora dedicada ao marido e aos filhos, Lori, da obra Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, uma professora primária que se prepara para descobrir e se entregar ao amor; e uma personagem sem nome do conto Perdoando Deus, com sua ironia, inteligência e humor.

Ficha técnica
Simplesmente eu, Clarice Lispector
Texto - Clarice Lispector
Adaptação, Interpretação e Direção - Beth Goulart
Supervisão de Direção - Amir Haddad
Iluminação - Maneco Quinderé
Operadora de Luz - Diana Cruz
Trilha Sonora Original - Alfredo Sertã
Operador de Som - Paulo Mendes
Figurino - Beth Filipecki
Camareira - Flávia Cotta
Cenografia - Ronald Teixeira e Leobruno Gama
Diretor de Cena - Guaraci Ribeiro
Assessoria de Imprensa - Silvana Cardoso E. Santo | Passarim Comunicação
Programação Visual - Studio C Comunicação
Produção Executiva - André Filippe Oliveira
Direção de Produção - Pierina Morais
Realização - Self Produções Artísticas Ltda

Serviço
Simplesmente eu, Clarice Lispector
Data - 14 a 30 de março
Horário - sextas e sábados, às 20h, domingos, às 19h
Duração - 60 minutos
Local - Teatro I Love PRIO
Endereço - Av. Bartolomeu Mitre, 1110 - Leblon - Rio de Janeiro (RJ)
Capacidade - 352 lugares
Ingressos - R$ 120,00 (inteira) e R$ 60,00 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Classificação - 12 anos
Para mais informações clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários