Dirigido por Edu Felistoque, produzido pela Felistoque Filmes, associada à Assum Filmes, e coproduzido pela Spcine, empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, o documentário Cracolândia (2022), traz para debate a situação dos usuários de Crack na maior cidade brasileira, São Paulo (SP). Coletivos, políticos e agentes públicos e usuários participam do filme que traça um panorama do problema social, até hoje não resolvido.
O filme será exibido gratuitamente no Cine Olido, localizado no centro da capital paulista, no sábado, dia 22 de março. A projeção será seguida de bate-papo com pessoas que atendem diretamente usuários de drogas e seus familiares, como assistentes sociais, assistentes de saúde e de segurança. Imagens do debate vão fazer parte da sequência do documentário, que está em fase de gravações. O novo filme tem o título provisório de Cenas Abertas.
![]() |
Foto - Divulgação/Felistoque Filmes |
Exibido na 44º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Internacional de Cinema do Tri-Estado de Nova York, na Brazil Film Fest - Toronto, e no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), Seoul International Film Festival 2021 entre outros, o documentário é resultado de uma extensa pesquisa do diretor, que se “infiltrou” na Cracolândia, em São Paulo, para responder a pergunta: “por que o tráfico de drogas na região continua sem solução?”.
Foram sete anos para a realização do filme. Com depoimentos de diferentes realidades - dos que a estudam, dos que tentam contê-la e dos que vivem nela -, Cracolândia propõe um debate sobre o fenômeno do consumo de drogas a céu aberto, que tem se tornado uma epidemia mundial e é um dos mais complexos desafios urbanos da vida moderna. Participam da conversa líderes, especialistas, médicos, agentes de serviços sociais, policiais, desembargadores, representantes de ONGs, de centros de apoio, dependentes químicos e outros profissionais de diversas áreas de atuação ligadas à busca da solução do problema no Brasil e no mundo.
![]() |
Foto - Divulgação/Felistoque Filmes |
As filmagens aconteceram em São Paulo, EUA, Canadá e países da Europa, como Suíça. Já as cenas no Brasil são destaque em meio à região central da maior cidade da América Latina, cujas ruas se tornaram um dos mais incontroláveis pontos de uso da droga no país.
Confira abaixo ao trailer:
Sobre o diretor
![]() |
Foto - Divulgação/Felistoque Filmes |
Diretor cinematográfico, roteirista, diretor de fotografia, montador e produtor associado da Felistoque Filmes, dirigiu e produziu dezenas de conteúdos audiovisuais para TV e Cinema, onde acumulou diversos prêmios por seus longas- metragens de ficção como, Inversão, Insubordinados, Hector, Toro, Cano Serrado, 400 contra um, a história do crime organizado, e a série de ficção para TV, Bipolar. Dirigiu os documentários Badi, Zagati, Cracolândia, Trilha Sonora da Cidade, Mazaropi e Buscando Buskers. E, em fase de lançamento, o longa Amado, com a distribuidora Downtown e Buscando Buskers 3 com o canal Music Box Brasil.
Leia também:
Serviço
Sessão comentada do longa-metragem Cracolândia, de Edu Felistoque
Data - 22 de março - sábado
Horário - 17h30
Local - Cine Olido - Centro Cultural Olido
Endereço - Av. São João, 473 - Centro Histórico - São Paulo
Entrada franca (link de ingressos aqui)
0 Comentários