Clássico restaurado Onda Nova reestreia nos cinemas


Censurado pela ditadura militar, longa de 1983 retorna aos cinemas
 dia 27 de março após restauração e sucesso em festivais

Enquanto passa por uma bem-sucedida trajetória em festivais, incluindo o prestigiado Festival de Locarno e a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Onda Nova - filme de 1983 dirigido por Ícaro Martins e José Antonio Garcia - chegará ao circuito comercial brasileiro no dia 27 de março.

Restaurado e remasterizado em 4K, o longa será relançado numa codistribuição entre Vitrine Filmes e Tanto Filmes, oferecendo ao público a chance de redescobrir uma obra que desafiou a censura da ditadura militar e, quatro décadas depois, segue pulsante e provocadora.

Vera Zimermmann e Carla Camurati

Produzido no fértil cenário da Boca do Lixo, Onda Nova é o segundo título da chamada “trilogia do desejo”, assinada por Martins e Garcia. A trama acompanha as jogadoras do fictício Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino fundado no ano em que o esporte foi finalmente regulamentado no Brasil, após quatro décadas de proibição. Em plena ditadura, as personagens enfrentam preconceitos de gênero e sexualidade dentro e fora de campo, enquanto se preparam para um simbólico confronto internacional contra a seleção italiana.

Entre as protagonistas, estão Carla Camurati e Cristina Mutarelli, acompanhadas por participações especiais de ícones que marcaram a época, como Regina Casé, Caetano Veloso e o locutor Osmar Santos. No gramado, as jogadoras também recebem o apoio de nomes históricos do futebol brasileiro, como Casagrande, Wladimir e Pitta - expoentes da Democracia Corintiana.

Tânia Alves, Wladimir e Regina Casé

Considerado “amoral” pela censura militar, o longa teve seu lançamento comercial original prejudicado, sendo interditado integralmente logo após a exibição na 7ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 1983. Embora tenha sido frequentemente associado à pornochanchada por ter sido realizado na Boca do Lixo, o filme subverte esse gênero popular, ao recusar o moralismo sexista e celebrar o desejo como potência de liberdade e identidade.

É o que comenta o diretor, Ícaro Martins: “é um filme onde o desejo assume o protagonismo, define e conduz as personagens e a narrativa”. Ele continua: “mesmo não tratando diretamente de política, ao colocar o desejo como afirmação de identidade e de vida, Onda Nova é a própria negação da ditadura vigente na época. Por isso a censura não foi apenas a uma cena ou outra, mas ao filme inteiro. Foi considerado ‘amoral’ e interditado integralmente”, reforça o diretor.

Cristina Mutarelli e Patrício Bisso

O relançamento do filme se tornou possível graças a um cuidadoso processo de restauro conduzido por Julia Duarte, Aclara Produções Artísticas e pela família de José Antonio Garcia, com apoio da Cinemateca Brasileira, Zumbi Post e JLS Facilidades Sonoras. Além da nova cópia em 4K, o cartaz e o trailer também foram recriados - o pôster, em especial, é assinado por Helena Garcia, filha do cineasta falecido em 2005.

Onda Nova volta às telas brasileiras como testemunho do vigor do cinema da Boca do Lixo e da ousadia artística de Martins e Garcia. Um filme de irreverência, desejo e, acima de tudo, resistência.

Caetano e Marisa de Castro

“Em 1984, numa entrevista a Leon Cakoff, fundador e então diretor da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Zé Antonio, declarou: "nosso filme é de vanguarda, só será entendido daqui há dez anos"… "Talvez tenha demorado um pouco mais, mas ele tinha razão", conclui Martins.

Sinopse

Carla Camurati e Neide Santos

Onda Nova de 1983, é uma comédia erótica e anárquica que reúne histórias das jogadoras do Gayvotas Futebol Clube, um time de futebol feminino recém-formado em plena ditadura militar, no ano em que o esporte foi regulamentado no Brasil, depois de ter sido banido por 40 anos. Com o apoio de renomados jogadores da época como Casagrande, Pitta e Wladimir, elas enfrentam os preconceitos de uma sociedade conservadora. Paralelamente, lidam com seus problemas pessoais e familiares, e se preparam para um simbólico jogo internacional contra a seleção italiana.

Assista ao trailer:


Agora, se você tem 18 anos ou mais, assista ao trailer proibido:


Ficha técnica
Onda Nova
Brasil | 1983 | Comédia Erótica | 102 min.
Roteiro e Direção - Ícaro Martins e José Antonio Garcia
Elenco - Carla Camurati, Cristina Mutarelli, Cida Moreira, Cristina Bolzan, D’Artagnan Jr., Ênio Gonçalves, Lucia Braga, Luis Carlos Braga, Neide Santos, Patrício Bisso, Petrônio Botelho, Pietro Ricci, Pita, Regina Carvalho e Vera Zimmermann
Atrizes Convidadas - Regina Casé e Tânia Alves
Participações Especiais - Caetano Veloso, Casagrande, Osmar Santos e Wladimir
Direção de Fotografia - Antonio Meliande
Montagem - Eder Mazini
Direção de Arte - Cristina Mutarelli
Música Tema - Laura Finochiaro e Cristina Santeiro
Trilha Original - Luiz Lopes
Produção Executiva - Adone Fragano
Produção - Adone Fragano e José Augusto Pereira de Queiroz
Produtora - Olympus Filme
Codistribuição - Vitrine Filmes e Tanto Filmes
Classificação - 18 anos

Postar um comentário

0 Comentários