30º É Tudo Verdade anuncia agenda de atividades paralelas

Cabra Marcado para Morrer. Foto - Fernando Duarte/Mapa Filmes do Brasil

Especial 30! Encontros e masterclasses presenciais de 06 a 13 de abril. 
Sessões em streaming estarão disponíveis de 14 a 30 de abril, na plataforma Itaú Cultural Play

O É Tudo Verdade celebra a marca de três décadas de atividades anuais por meio de um programa especial de projeções e títulos marcantes de sua história e de encontros em torno do impacto da sua atuação.

Integram essa agenda a série Encontros Especial 30! que, em parceria com o Centro de Pesquisa e Formação do Sesc - SP, reúne quatro cineastas reconhecidos e premiados ao longo destes trinta anos de festival: Eliza Capai, Joel Zito Araújo, Paulo Sacramento e Roberto Berliner, profissionais que transitam entre o cinema e a realidade, explorando os caminhos do documentário brasileiro, para palestras nos dias 10 e 11 de abril.

Um clássico da programação do É Tudo Verdade, a Formação Spcine convida grandes nomes do cinema brasileiro para duas masterclasses, nos dias 06 e 13 de abril, com os convidados Susanna Lira e Luiz Bolognesi.

E fechando as festividades, uma seleção especial de dez curtas-metragens será disponibilizada com exclusividade pelo Itaú Cultural Play (clique aqui), plataforma gratuita de streaming, entre os dias 14 e 30 de abril. A mostra, com curadoria do diretor e fundador do É Tudo Verdade, Amir Labaki, exibe seis títulos da Competição Brasileira de Curtas Nacionais 2025 e quatro curtas-metragens clássicos dirigidos por Vladimir Carvalho, celebrados em retrospectiva nesta edição.

A 30ª edição do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários conta com Patrocínio do Itaú, Parceria do Sesc-SP, e Apoio Cultural da Spcine, do Galo da Manhã e do Itaú Cultural. Realização: Ministério da Cultura do Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei N. 8313).

Leia também:

Confira abaixo a programação e os palestrantes desta edição:

Formação Spcine convida: É Tudo Verdade

Data - 06 e 13 de abril - domingos
Local - CCSP - Centro Cultural São Paulo - Sala Lima Barreto
Endereço - Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso - São Paulo
A entrada é gratuita e os ingressos são distribuídos por ordem de chegada
Programação com recursos de acessibilidade em Libras

Data - 06 de abril - domingo
Horário - 14h30
Masterclass com Susanna Lira

Susanna Lira é cineasta, pós-graduada em filosofia e direitos humanos. Ao longo de vinte anos de carreira, dirigiu dezessete longas e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 120 prêmios no Brasil e no exterior. Seu documentário sobre Fernanda Young, Foge-me ao Controle, integrou o É Tudo Verdade 2024.

Data - 13 de abril - domingo
Horário - 14h30
Masterclass com Luiz Bolognesi

Luiz Bolognesi é roteirista e diretor de cinema. Seu filme mais recente, A Última Floresta teve estreia mundial no Festival de Berlim em 2021. Melhor filme no É Tudo Verdade 2018 com Ex-Pajé, dirigido e roteirizado por ele, foi premiado na Alemanha, Canadá, EUA. Ainda na temática indígena, roteirizou Terra Vermelha (2008).

Encontros Especial 30!

Data - 10 e 11 de abril - quinta e sexta-feira
Local - Centro de Pesquisa e Formação do Sesc SP
Endereço - Rua Dr. Plínio Barreto, 285, 4º andar - Bela Vista - São Paulo
A entrada é gratuita, e as inscrições devem ser feitas a partir do dia 27 de março no site aqui, enquanto houver vagas
Programação com recursos de acessibilidade em Libras

Data - 10 de abril - quinta-feira
Horário - 18h
Com Joel Zito Araújo

Diretor, roteirista e produtor conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira. Autor do livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do É Tudo Verdade 2001 e Meu Amigo Fela (2019), melhor filme da Diáspora no Fespaco/Burkina Faso, Prêmio Especial do Júri Internacional do É Tudo Verdade 2019 e melhor doc do The Pan African 2020 EUA. Filhas do Vento (2005) ganhou oito Kikitos em Gramado.

Data - 10 de abril - quinta-feira
Horário - 19h30
Com Paulo Sacramento

Paulo Sacramento é cineasta e dirigiu os longas O Prisioneiro da Grade de Ferro - Autorretratos, vencedor do melhor documentário do É Tudo Verdade 2023, Riocorrente (2013) e O Olho e a Faca (2018). Produtor, montador e curador de mostras, restaurou obras de importantes cineastas como Jairo Ferreira, Aloysio Raulino, José Agrippino de Paula e José Mojica Marins.

Data - 11 de abril - sexta-feira
Horário - 18h
Com Roberto Berliner

Roberto Berliner é jornalista pela UFRJ e iniciou sua carreira no final dos anos 1970. Dirigiu o longa de ficção Nise - O Coração da Loucura (2016), que levou 150 mil pessoas aos cinemas, vencedor de mais de vinte prêmios, e o longa documental Os Quatro, seleção É Tudo Verdade 2020. Além de A Farra do Circo (2014), Herbert de Perto (2009), Pindorama (2008) e A Pessoa É para o Que Nasce (2003).

Data - 11 de abril - sexta-feira
Horário - 19h30
Com Eliza Capai

Eliza Capai estreou seu 4º longa Incompatível com a Vida no É Tudo Verdade 2023, premiado como Melhor Filme e pré-qualificado ao Oscar. É diretora da primeira série brasileira true crime Elize Matsunaga: Era uma Vez um Crime (2020-Netflix) e coleciona prêmios com Espero Tua (Re) volta (2019), O Jabuti e a Anta (2016), o curta Severinas (2014) e Tão Longe É Aqui (2013).

Postar um comentário

0 Comentários