Ato Noturno é ovacionado no Festival de Berlim


Vencedores do prêmio mais importante do cinema queer em 2018, os diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher voltam à Berlinale com um suspense erótico instigante

Ato Noturno, novo filme dos diretores brasileiros Marcio Reolon e Filipe Matzembacher, teve estreia mundial na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro, na 75ª edição do Festival de Berlim, onde foi aplaudido. Com esse projeto, um suspense erótico que entrelaça desejo e performance, o duo volta a disputar o Teddy Award, o prêmio mais importante do cinema queer do mundo, depois de o vencerem em 2018 com “Tinta Bruta”.

“Estamos muito felizes por sermos novamente indicados ao Teddy Award, um prêmio que destaca não apenas a importância de discutir vivências LGBTQIA+, mas também valoriza a qualidade artística dos filmes”, celebram os cineastas gaúchos, que pela terceira vez participam do festival.

“Muitos cineastas que admiramos profundamente, como Pedro Almodóvar, Todd Haynes, Gus Van Sant, Nan Goldin e Derek Jarman, já foram agraciados com essa honra. Em 2018, tivemos a alegria de receber o prêmio de Melhor Filme por ‘Tinta Bruta’. Agora, com Ato Noturno, estamos ansiosos para ver como o público do festival recebe nosso novo trabalho”.

O longa tem recebido boas críticas da imprensa internacional. Confira algumas delas a seguir:

“Um perigoso jogo de sucesso, prazer e morte”, Hollywood Reporter.
“Um drama inteligente sobre o preço insano que uma pessoa queer tem que pagar para atingir um nível de sucesso aos olhos do público”, ScreenDaily.
“Nesta obra intrigante de cinema, os diretores brasileiros mostram como o sucesso e a fama geram confiança e até mesmo imprudência em uma estreia mundial de mãos habilmente roteirizada, extravagantemente encenada e brilhantemente executada na Berlinale 2025”, Filmuforia.

A trama acompanha Matias, um ator em início de carreira que busca sua primeira grande chance ao estrelato em Porto Alegre, participando de um respeitado grupo de teatro. Quando a notícia de que uma grande série será rodada na cidade chega à trupe, a já saliente rivalidade entre o protagonista e seu colega de apartamento, Fabio (Henrique Barreira), se acirra. Mas Matias tem um obstáculo ainda mais desafiador se quiser conseguir o papel do galã: para ter uma chance de realizar seu sonho, o jovem terá que esconder parte de quem é e ceder às convenções de gênero.

Talvez em outro contexto a ambição prevalecesse diante da individualidade. No entanto, ao se envolver com Rafael (Cirillo Luna), um político que vive um teatro à sua maneira, manter suas vontades em segredo se torna uma dinâmica tão opressora, quanto estimulante. Enfatizando as performances simbólicas e literais dos seus personagens, seja no palco, no sexo ou na dinâmica violenta das relações de poder, Ato Noturno coloca o espectador na posição de voyeur dos embates íntimos de cada um dos personagens com uma narrativa envolvente, que celebra a autodescoberta, a vulnerabilidade e a ousadia estilística. Parte da Mostra Panorama, o longa já tem distribuição garantida no Brasil pela Vitrine Filmes.

Sinopse

Um ator e um político vivem um caso em sigilo e, juntos, descobrem ter fetiche por sexo em lugares públicos. À medida que se aproximam do sonho da fama, mais intenso se torna o desejo de se colocarem em risco.

Ficha técnica
Ato Noturno
Brasil | 2025 | Thriller | 117 min.
Título Internacional - Night Stage
Direção e Roteiro - Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Elenco - Gabriel Faryas, Cirillo Luna, Henrique Barreira, Ivo Müller, Larissa Sanguiné, Kaya Rodrigues, Gabriela Greco e Antonio Czamanski
Produção - Jessica Luz, Paola Wink, Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Produção Executiva - Paola Wink e Jessica Luz
Direção de Fotografia - Luciana Baseggio
Montagem - Germano de Oliveira, EDT.
Direção de Arte - Manuela Falcão
Desenho de Som e Mixagem - Tiago Bello
Música Original - Thiago Pethit, Arthur Decloedt e Charles Tixier
Empresa Produtora - Avante Filmes
Empresas Co-Produtoras - Vulcana Cinema
Agente de Vendas Internacional - m-Appeal
Distribuição Brasil - Vitrine Filmes
Financiamento - FSA
Laboratórios e Mercados - 18º Berlinale Co-Production Market 2021, Ventana Sur 2020 - Proyecta
Festivais - 75º Berlin International Film Festival - Panorama - World Premiere

Postar um comentário

0 Comentários