Foto - Luis Manarelli |
A Cia. Quinquió realizará uma série de apresentações gratuitas do espetáculo Raiz do Sonho em diversos CEUs da cidade de São Paulo. Inspirado nas obras do poeta matogrossense Manoel de Barros, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a valorização das coisas simples e aparentemente insignificantes, enquanto explora o poder transformador dos sonhos. A produção destaca como os sonhos, ao aguçar a curiosidade e oferecer aprendizados, podem motivar os seres humanos em busca de uma realidade melhor, ao mesmo tempo em que instigam profundas reflexões sobre a existência humana.
A montagem convida o público a vivenciar um momento de poesia e de contato com o que o poeta Manoel de Barros chama de “inútil”. Com a abordagem única do autor, que valoriza o "nada", a insignificância das pequenas coisas cotidianas e um olhar poético sobre a natureza, o espetáculo traz à tona o encanto das pequenas ações e objetos do dia a dia. O uso de músicas do cancioneiro popular brasileiro interage com os versos do poeta, criando um ambiente de nostalgia e conexão com as raízes e a identidade de cada espectador.
Com uma narrativa envolvente e recheada de jogos e brincadeiras, a peça busca despertar nos públicos infantil e adulto a sensibilidade para as pequenas alegrias da vida, como o ato de brincar, um direito e uma experiência universal. A proposta do espetáculo é, assim, mostrar que, ao brincar, também nascem os sonhos - e, por que não, a realização deles?
Foto - Luis Manarelli |
O grupo responsável pela montagem, a Cia. Quinquió, surgiu em 2014 com o objetivo de estudar a literatura brasileira e explorar o teatro físico, método que visa o desenvolvimento do ator e a criação dramática por meio do corpo e do movimento. Fundada pelos atores e educadores Samara Chedid e Luis Manarelli, a companhia possui vasta experiência no teatro infantil e em formação artística, realizando também oficinas de criação para estudantes e educadores, além de trabalhos de pesquisa e treinamento corporal.
As ações fazem parte do projeto “Raiz do Sonho” contemplado no edital de Difusão Cultural, através da Lei Paulo Gustavo para o Estado de São Paulo, com o qual o grupo celebra seus dez anos de história.
Sinopse
Foto - Luis Manarelli |
Inspirada na obra do poeta Manoel de Barros, Raiz do Sonho narra a trajetória de uma menina cheia de sonhos que mora com seu irmão em um pacato vilarejo cercado por um rio. Seu maior sonho é ir até a cidade, onde acredita que está seu pai, para lhe entregar seu chapéu. Sua maior dificuldade aparece na forma do famoso vendaval que assombra o vilarejo. É diante dele que ela encontrará força e coragem para perseguir seu sonho em um caminho repleto de aventuras e brincadeiras.
Ficha técnica
Raiz do Sonho
Direção - Luis Manarelli
Elenco - Samara Chedid e Luis Manarelli ou Gilmara Pereira
Músicos - Camila Borges e Monique Salustiano
Dramaturgia - Luis Manarelli e Samara Chedid
Direção de Arte e Cenário - Cia Quinquió
Figurino - Marcela Pankowski
Direção de Produção Artística - Samara Chedid
Iluminação - Greta Liz
Intérprete de Libras - Amanda
Audiodescritor - Douglas Soares
Canção Tema - Gutto Mota
Letra da Música - Gilmara Pereira
Música Descida do Trem - Camila Borges e Monique Salustiano
Trilha Sonora e Arranjos - Camila Borges, Monique Salustiano e Fabrício Cardeal
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Agenciamento - Paula Simões
Serviço
Raiz do Sonho
Duração - 45 minutos
Grátis
Classificação - livre
Data - 10 de janeiro de 2025 - sexta-feira
Horário - 10h e 14h
Local - CEU Paraisópolis
Endereço - Rua Doutor José Augusto de Souza e Silva, s/n - Jardim Parque Morumbi - São Paulo
Data - 14 de janeiro de 2025 - terça-feira
Horário - 10h e 15h
Local - CEU Butantã
Endereço - Av. Eng. Heitor Antônio Eiras Garcia, 1870 - Jardim Esmeralda - São Paulo
Data - 21 de janeiro de 2025 - terça-feira
Horário - 10h e 14h
Local - CEU Feitiço da Vila
Endereço - R. Feitiço da Vila, 399 - Capão Redondo - São Paulo
0 Comentários