Obra Baile no Campo - 1937 - Cícero Dias - Coleção Santander Brasil. Foto - Divulgação |
O Farol Santander São Paulo, referência em cultura, lazer, turismo e gastronomia para toda a família, situado em um dos pontos mais emblemáticos da capital paulista, inicia os preparativos para as férias de janeiro e para comemorar seu sétimo aniversário. A celebração ocorrerá no feriado de 25 de janeiro de 2025, data que também marca os 471 anos da cidade de São Paulo.
As comemorações têm como ponto alto a inauguração da primeira exposição do ano: Cícero Dias - com Açúcar, com Afeto, no dia 24 de janeiro, com curadoria de Denise Mattar. A mostra reúne cerca de 44 obras de diferentes fases do artista, incluindo trabalhos nunca antes exibidos ao público, provenientes de acervos institucionais e coleções particulares. Além disso, serão exibidos cartas, textos e fotografias de grandes nomes como Manuel Bandeira, Gilberto Freyre, Murilo Mendes, José Lins do Rego, Mário Pedrosa, Pierre Restany, Paul Éluard, Roland Penrose, Pablo Picasso, Alexander Calder, entre outros.
A Onda. Foto - Leandro Andrade |
O Farol Santander São Paulo destaca como programação para as férias em janeiro sua exposição permanente Memória do 6, no 6º andar, que reúne obras ligadas ao acervo artístico da instituição no Brasil, envolvendo os mais de 75 bancos que fazem parte de sua trajetória. A curadoria é assinada por Ceres Storchi, Franz Manata e Nico Rocha. O andar foi projetado em diferentes núcleos expositivos, apresentando pinturas, fotografias, mapas, desenhos, gravuras, móveis bancários produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios, moedas e instalações artísticas.
A exposição no Promenade reúne artistas com uma forte ligação com São Paulo, seja por serem naturais da região ou por desenvolverem suas carreiras na cidade. Entre eles, destacam-se Antonio Henrique Amaral, Aldir Mendes de Souza, Claudio Tozzi, Djanira (natural de Avaré), Arcangelo Ianelli, Livio Abramo, Carlos Martins, Cássio Vasconcellos, Tuca Reinés e Maria Bonomi, artista italiana radicada em São Paulo.
Sala dos Mapas. Foto - Leandro Andrade |
A Sala dos Mapas apresenta uma coleção de 11 mapas dos séculos XVI ao XVIII, acompanhados de desenhos, gravuras e fotografias. A exposição permanente Brasil Numismático - A Moeda Brasileira de 1822 a 2024 apresenta 1.750 moedas selecionadas da Coleção Santander, que conta com mais de 22 mil peças, abrangendo o período de 1822 até os dias atuais. Na instalação A Cobra, os visitantes verão 150 itens de memorabília bancária, incluindo fichas, cédulas, cofrinhos, balanças, carimbos, calculadoras, esculturas e máquinas de escrever, a instalação apresenta um formato sinuoso que ocupa três espaços.
Foto - Leandro Andrade |
Outro núcleo do ambiente exibe mobílias produzidas entre as décadas de 1920 e 1950, incorporadas pelo Banco do Estado de São Paulo. A instalação A Onda, composta por 25 cadeiras de diferentes épocas e estilos, organiza as peças como um grupo escultórico em movimento congelado, simbolizando poder e status.
Durante as férias, o público ainda pode aproveitar o roteiro com as exposições que permanecem em cartaz. Confira abaixo:
São Paulo 3024 - Arte Digital Imersiva
Período - até 02 de fevereiro
Foto - Lua Morales |
Com curadoria de Antonio Curti e direção executiva de Felipe Sztutman, ambos da AYA Studio, a mostra propõe uma jornada sensorial, composta por sete atos que totalizam um circuito de 16 minutos, explorando diferentes futuros possíveis para a cidade de São Paulo, mesclando realidade e imaginação.
Denise Milan - viagem ao centro da Terra
Período - até 09 de fevereiro
Foto - Domingos Netto |
A exposição inédita Viagem ao Centro da Terra, da artista Denise Milan, com curadoria de Marcello Dantas, explora o ambiente sendo projetada como a formação de uma caverna. A mostra oferece uma imersão em um espaço que combina o imaginário e o real, onde minérios, rochas e cristais se fundem, proporcionando a sensação de estar no coração da Terra, revelando histórias que as pedras guardam.
Duas Rodas e Uma Nação
Período - até 09 de março
Foto - Domingos Netto |
Um passeio pela história das motocicletas desde o início do século XX. Com curadoria de Carlãozinho Coachman, a mostra reúne mais de 70 peças, como troféus, medalhas, indumentárias, fotos, vídeos, revistas, jornais, placas, artigos de competição equipamentos de proteção e, claro, diversas motocicletas históricas dos mais variados modelos.
Serviço
Farol Santander São Paulo
Endereço - Rua João Brícola, 24 - Centro (estação São Bento – linha 1, azul do metrô)
Funcionamento - de terça-feira a domingo
Horário - das 09h às 20h
O Farol Santander estará fechado nos dias 30 e 31 de dezembro e dia 01 de janeiro de 2025
Ingressos - R$ 45,00 (inteira) e R$ 22,50 (meia)
Venda de ingressos na bilheteria e online aqui
Mais informações 11 3553-5627 e no site aqui
Classificação - livre
0 Comentários