Foto - Carol Quintanilha |
O Farol Santander São Paulo, centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia, inaugurou, no dia 08 de novembro, sexta-feira, a exposição inédita Viagem ao Centro da Terra, da artista Denise Milan, com curadoria de Marcello Dantas. Por meio de uma expografia que explora o ambiente e projetada como a formação de uma caverna, a mostra oferece uma imersão em um ambiente que combina o imaginário e o real, onde minérios, rochas e cristais se fundem, proporcionando a sensação de estar no coração da Terra. Apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, a exposição ocupará toda a galeria do 24º andar e estará em exibição até 09 de fevereiro de 2025.
“Formada por pedras originadas ao longo da evolução planetária e “escutadas” pela artista, a exposição revela uma compreensão silenciosa e profunda do tempo. Entrar nesse espaço é um convite para soltar a imaginação e explorar um lugar aonde provavelmente nunca iremos, mas de onde, de forma matricial, tudo e todos nós viemos,” comenta Maitê Leite, Vice-presidente Executiva Institucional Santander.
Foto - Domingos Neto |
O lugar mais inalcançável que podemos imaginar não está no Cosmos, mas nas profundezas de nosso próprio planeta: é lá que os grandes mistérios das origens residem. Essa exposição coloca as pedras em posição de protagonismo, uma vez que são objetos de estudo e pesquisa de Denise Milan, que há 40 anos busca tesouros nas rochas e cavernas do Brasil.
É uma aventura entre abismos, rochas, infinitos, águas e minérios, que revela, no centro de São Paulo, um “portal” para o mundo subterrâneo. O conceito foi inspirado no livro Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne, um clássico da ficção científica publicado em 1864. Ele narra a história de um professor de geologia e seu sobrinho, que encontram um antigo manuscrito com instruções para uma entrada secreta em um mundo subterrâneo. No romance, a perseverança diante das dificuldades é um dos temas centrais.
Foto - Domingos Neto |
“Como artista, meu trabalho é enxergar as histórias que habitam dentro das pedras, aguardando para serem reveladas. O ato criativo se manifesta quando deslocamos a pedra de seu contexto habitual, permitindo que os registros que ela carrega sejam observados. Ao decodificá-los, ativamos uma nova percepção, criando um novo foco de observação que possibilita 'ver' o que está presente, mas muitas vezes passa despercebido,“ relata Denise Milan.
O Drama da Matéria, aspecto mais intrigante desse processo de Milan, é a busca pela escultura criada pelo impacto de eventos de tempos remotos. Seu olhar decifra o que permanecia adormecido, identifica formas, reconhece os rompimentos e revela a fluidez. O cristal emerge dessa narrativa, antecede a vida por vir e guarda em si uma memória da energia vital que a tudo formou.
Foto - Domingos Neto |
“Com Viagem ao Centro da Terra, o Farol Santander se transforma em um ponto de encontro entre passado, presente e futuro, entre o imaginário e o real, no qual a exploração do subterrâneo é uma metáfora para a busca incessante do ser humano pelo autoconhecimento e pela compreensão dos mistérios da existência,” ressalta Marcello Dantas, curador.
No Hall do Farol Santander, o público pode apreciar o Vale das Ametistas, instalação exibida de forma a criar um ambiente fascinante e imersivo. Há também uma ativação no Meio Andar da exposição, onde uma grande pedra azul simboliza a Terra para os visitantes tirarem fotos em um ninho de pedras.
Serviço
Exposição Viagem ao Centro da Terra
Artista - Denise Milan
Período - até 09 de fevereiro de 2025
Visitação - terça-feira a domingo, das 09h às 20h
Local - Farol Santander
Endereço - Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (estação São Bento - linha 1, azul do Metrô)
Ingressos - R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos na bilheteria local e online aqui
Classificação - livre
Mais informações 11 3553-5627 e no site do Farol Santander aqui
0 Comentários