O Aprendiz (The Apprentice) é um filme que retrata a ascensão de uma das figuras mais polêmicas da atualidade: Donald Trump. Com distribuição da Diamond Films e estreia marcada para hoje, dia 17 de outubro, nos cinemas de todo o país, a obra é dirigida por Ali Abbasi e mostra como o apadrinhamento de Trump pelo poderoso advogado Roy Cohn o transformou na figura que conhecemos hoje.
Pois então, é aí que o bicho pega. Roy Cohn foi um advogado inescrupuloso, sem caráter e do tipo que quem manda sou eu. Chantagista, mentiroso e outros que tais, o jovem Trump aprendeu direitinho com seu mestre. Então bora lá comentar o longa.
A trama se passa em Nova York dos anos 1970 e 1980, quando um jovem Donald Trump (Sebastian Stan) ajudava os negócios imobiliários da família, mas encontrava dificuldades em se livrar dos problemas do governo americano. Até que conhece um influente advogado chamado Roy Cohn (Jeremy Strong), que o guia e o molda para se tornar uma das pessoas mais influentes e poderosas dos Estados Unidos.
A Nova York dos anos 1970 e 1980 era muito diferente da cidade que conhecemos hoje. Filmes como Taxi Driver e Caminhos Violentos retratam como ela era na época: caótica e perigosa. E é neste período que Trump busca crescimento, em uma metrópole que muitos enxergavam como bagunçada. Porém, para ele, a cidade oferecia espaço para uma retomada e, portanto, oportunidades de negócio.
Com vontade de crescer, mas dificuldades de se destacar, é apenas após o apadrinhamento de Roy Cohn que Trump realiza seu maior sonho de juventude: construir e inaugurar a famosa Trump Tower. Como uma figura influente, o advogado conseguia manipular a mídia e a Justiça da forma que quisesse para conseguir o que queria, e ele viu em Trump um jovem com vontade de crescer.
Além de apostar em uma fotografia que retoma programas de TV da época e ter figurinos e locações bem característicos, Abbasi também aposta em como, nos anos retratados, o padrão de beleza não era o mesmo do que se busca hoje.
“Este não é um filme que as pessoas tem que ficar bonitas o tempo todo. Quando vemos alguma foto de Donald e Roy juntos, por exemplo - dois dos homens mais poderosos de Nova York -, o rosto de Cohn parece estar acinzentado e amarronzado, sua testa brilhando Donald tem dentes tortos. Esse tipo de imperfeição da época era natural e recriar era parte da precisão histórica que buscamos”.
Bom, o longa O Aprendiz retrata literalmente os bastidores do submundo dos poderosos. Você gosta do Trump? Vai odiar o filme. Você odeia o Trump? Vai falar o seguinte: eu já sabia, mas não achava que era tanta sacanagem! O título do filme, faz referência ao programa apresentado por Trump e também, lógico, a criatura que aprendeu direitinho com seu mestre e deu aquela aperfeiçoada!
Sinopse
Estrelado por Sebastian Stan e Jeremy Strong, O Aprendiz conta a história de como o jovem Donald Trump iniciou seu negócio imobiliário por meio de uma barganha com o influente advogado e mediador político Roy Cohn. Ambientado em Nova York, o longa tem direção de Ali Abbasi.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
O Aprendiz
EUA | 2024 | Drama | 120 min.
Título Original - The Apprentice
Direção - Ali Abbasi
Roteiro - Gabriel Sherman
Elenco - Sebastian Stan (Donald Trump), Jeremy Strong (Roy Cohn) e Maria Bakalova (Ivana Trump)
Distribuição - Diamond Films
Classificação - 16 anos
0 Comentários