Foto - Domingos Netto |
O Farol Santander São Paulo - centro de cultura, lazer, turismo e gastronomia - apresenta a exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine, com curadoria de Karina Israel (YDreams Global), Ceci Amorim (YDreams Global) e Aline Sultani (MCA).
Inédita, a mostra aborda o legado do escritor francês Jean de La Fontaine (1621-1695), e traz uma jornada imersiva inspirada em suas fábulas, transformando essas histórias em narrativas próprias, adaptando-as ao contexto cultural e social dos tempos atuais.
A exposição ocupa toda a galeria do 22º andar e ficará em exibição até 08 de setembro, com produção da YDreams Global, que já realizou no Farol Santander São Paulo as exposições interativas de sucesso Tarsila para Crianças (2019/2020) e O Jardim das Maravilhas de Miró (2021).
Foto - Domingos Netto |
“Este projeto reforça o compromisso do Farol Santander SP com a promoção da cultura e do aprendizado por meio de experiências interativas. Convidamos a todos a explorar este mundo fantástico, onde o aprendizado da história assume o papel principal e a interatividade facilita uma compreensão mais profunda dos clássicos da literatura universal”; comenta Maitê Leite, vice-presidente Executiva Institucional do Santander Brasil.
No decorrer dos séculos, os textos e adaptações do autor francês se tornaram uma ferramenta valiosa na educação infantojuvenil. Por meio de personagens animais, com traços sentimentais e racionais dos humanos, essas histórias capturam a imaginação, ao mesmo tempo que introduzem conceitos complexos, como justiça, honestidade e compaixão, de maneira acessível.
Foto - Domingos Netto |
“Visitar As Fantásticas Fábulas de La Fontaine é como voltar à infância, relembrando as histórias que ajudaram a educar diferentes gerações. Convidamos todos a mergulharem nesse circuito em que cada detalhe nos transporta para as fábulas. É uma experiência ideal para famílias, onde pais e filhos podem se reconectar por meio das histórias que atravessam o tempo”, comenta Karina Israel, curadora e CEO da YDreams Global.
O circuito apresenta as fábulas de La Fontaine de maneira inovadora, onde cada visitante pode vivenciar as lições atemporais do escritor, que se adaptam à evolução dos contextos e valores sociais ao longo dos séculos. São oito fábulas selecionadas para a exposição imersiva. Todos os personagens e cenários foram ilustrados e animados exclusivamente para esta mostra.
Foto - Domingos Netto |
O trajeto na exposição começa com a fábula da A Raposa e as Uvas. No meio do caminho da raposa havia uma parreira com uvas suculentas, apetitosas e distantes. Começa então uma tentativa para pegar essas uvas, será que a Raposa conseguiu? Neste espaço com cenografia que remete a uma parreira em meio à floresta, os visitantes poderão assistir em uma tela interativa ao desenrolar desta história.
Na próxima estação o público encontra a fábula A Cigarra e a Formiga, que conta a história de como a Formiga trabalhou para acumular alimentos ao longo do ano preparando-se para o rigoroso inverno, enquanto a Cigarra só pensou em tocar as suas músicas.
Enquanto observam o trabalho das Formigas, os visitantes podem ajudar a Cigarra a tocar música por meio de três balanços, nos quais cada assento libera uma nota musical diferente. Uma curiosidade neste local é que os personagens da história aparecem no ambiente em formato volumétrico, criando pontos instagramáveis e dando a impressão de perspectiva invertida, com a grama e os demais adereços cênicos em grande proporção.
Em O Galo e a Raposa, a história apresenta uma lição sobre como se sair bem em uma situação enrolada. A Raposa tenta enganar o Galo, mas ele, ciente da astúcia da raposa, responde com perspicácia e promove uma reviravolta. Aqui, os visitantes são convidados a adentrar um teatro improvisado, no meio da floresta, para assistir uma apresentação virtual de marionetes que narra a história. A cena pode ser apreciada enquanto o público se senta em troncos de árvores cenográficas, posicionados sob as árvores e personagens da fábula.
Foto - Domingos Netto |
Já na fábula O Leão e o Rato, muita paciência e persistência! Esta é uma história de amizade e lealdade bastante improvável que acontece no meio da floresta entre os dois animais. Os participantes terão acesso a buracos cenográficos, feitos pelo Rato, para acompanhar seu esforço para libertar o Leão preso na armadilha.
Continuando o percurso com O Sapo e o Boi, esta fábula conta a história de um sapo que queria ser grande como o boi e resolveu ficar muito maior do que sua natureza permitia. A história ensina as pessoas a se aceitarem à sua maneira. Para reforçar a mensagem, um espelho recepciona o público com frases de incentivo. Complementando a experiência é possível escorregar pela boca do Sapo que ficou gigante e brincar com as vitórias-régias projetadas no lago virtual.
Foto - Domingos Netto |
A Raposa e a Cegonha: a Raposa resolveu pregar uma peça na Cegonha e acabou aprendendo que não se deve fazer aos outros aquilo que não gostaria que fizesse com ela mesma. Nesta área interativa todos são convidados a auxiliar a Raposa e a Cegonha a terem uma deliciosa refeição escolhendo os objetos que elas utilizarão para ajudar tomar a sopa oferecida pela amiga.
Na penúltima fábula, O Carvalho e o Caniço, o Carvalho, frondoso e robusto, vivia debochando do Caniço, fininho e esguio. Um forte e resistente, o outro fino e flexível. Nesta sala os visitantes sentem o vento ganhando força até formar uma tempestade, enquanto apreciam o desenrolar da história.
Para finalizar as fábulas selecionadas, como destaque, está a A Lebre e a Tartaruga. Nesta história, a Tartaruga resolveu desafiar a Lebre, que se gabava por ser a mais veloz da floresta e já entrou na disputa cantando vitória. O público é convidado a participar de uma corrida que simula a clássica competição entre a Lebre e a Tartaruga. As pessoas correm no lugar, e quem se movimentar mais rápido vence a disputa contra a lebre.
Foto - Domingos Netto |
Na exposição, os visitantes encontrarão um grande livro cenográfico que apresenta a biografia de La Fontaine e suas principais referências e inspirações, como Esopo (escritor da Grécia Antiga) e Pañcatantra (obra da literatura indiana), além de abordar a influência do trabalho de La Fontaine no Brasil.
Além disso, existe um espaço de leitura onde as pessoas podem escolher livros da estante para desfrutar das fábulas de La Fontaine e outros autores. Para completar, as crianças podem se divertir no escorregador e assistir a uma animação onde La Fontaine explica sua inspiração para criar as fábulas. O local também conta com fantoches de animais e bonecos de feltro que representam outras fábulas do escritor.
Sobre Jean de La Fontaine
Foto - Domingos Netto |
Nasceu em Château-Thierry (FRA), em 1621. Aos 20 anos, foi estudar em Paris e frequentou um círculo de jovens poetas. Apaixonado por literatura, lia romances medievais, contos europeus, além de admirar autores antigos, de onde viria a se inspirar para o mundo das fábulas. Em 1668, lançou a primeira coletânea de fábulas. De 124 textos infantis, 100 eram inspirados em Esopo, fabulista da Grécia antiga. Mais tarde, entre 1678 e 1679, lançou outras fábulas, porém, estas eram inspiradas na tradição indiana do Pilpa (IV a.C). Uma terceira coletânea foi lançada em 1694, meses antes da sua morte (13/04/1695). Seu sucesso é comprovado pelo número de edições de suas obras: 125 no século XVIII e 1200 no século XIX.
Ficha técnica
Exposição As Fantásticas Fábulas de La Fontaine
Curadoria - Karina Israel (YDreams), Ceci Amorim (YDreams) e Aline Sultani (MCA)
Produção - YDreams Global
Patrocínio - A exposição é apresentada pelo Ministério da Cultura, Zurich Santander e Santander Brasil, correalizada pela YDreams por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura
Serviço
As Fantásticas Fábulas de La Fontaine
Período - até 08 de setembro
Visitação - terça-feira a domingo, das 09h às 20h
Local - Farol Santander SP
Endereço - Rua João Brícola, 24 - Centro - São Paulo (estação São Bento do Metrô)
Ingressos - R$ 40,00 e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos no local e pela internet aqui
Classificação - livre
Mais informações 11 3553-5627 e pelo site aqui
0 Comentários