O Dia Mundial do Hambúrguer, comemorado em 28 de maio, não é apenas uma data para celebrar um dos itens mais consumidos ao redor do mundo, mas também chama atenção para o impacto econômico e social que sua produção tem promovido no Brasil, com um foco particular no setor de delivery. Segundo levantamento do iFood, empresa brasileira de tecnologia, aumentou em 19% as pequenas e médias (PME) hamburguerias no app. Se considerar a entrada de novos estabelecimentos com foco nessa culinária, foram 3 mil novas lojas, sendo que 76% delas são PMEs.
Esse crescimento reflete a quantidade de pedidos de hambúrguer, que é o item mais vendido no aplicativo. Foram 81 milhões de pedidos em 2023, uma média de 154 por minuto. O horário de maior consumo tem sido aos fins de semana à noite.
"O Dia do Hambúrguer se destaca não apenas como uma celebração de uma preferência gastronômica, mas também como um momento para refletir sobre o impacto econômico e social no setor de alimentação. Em 2023, vimos o aumento de novas hamburguerias no app, muitas delas pequenas e médias empresas, que encontraram nas plataformas digitais uma ponte para o crescimento”, explica Beatriz Pentagna, líder da área de Restaurante.
Os dados divulgados mostram que o iFood tem se tornado cada vez mais uma ferramenta eficaz nesse processo, permitindo que pequenos e médios estabelecimentos prosperem em um mercado competitivo, como é o caso da Brabo Burguer, ativo na plataforma desde 2021. “Desde o início, o iFood foi um parceiro de vendas, pois o negócio surgiu em período de pandemia. Nós éramos uma marca nova, sem nenhum histórico e capacidade de investimento em marketing. A função do iFood foi essencial na projeção da marca. Nossas vendas rapidamente deram um salto enorme e com três meses já estávamos fazendo mais de 1000 pedidos”, diz o dono Renan Bezerra.
“A gente começou testando receitas com amigos. A aceitação foi muito boa e logo outros amigos já estavam pedindo para que essas rodadas de ‘hamburgadas’ fossem realizadas na casa de outros. Com isso, a intenção de formar um negócio logo surgiu. Em 2021, tiramos do papel e iniciamos as operações pensando em vender no formato delivery e ali já ligamos o iFood. No ano de 2022, ganhamos o primeiro prêmio Burger No Ponto 2022 (CE) do iFood. Essa projeção se deu muito pela vitrine que o iFood é, e a forma de impulsionar a marca parceira na plataforma. Somou nossa qualidade de produto com a vitrine que precisávamos para alavancar. O iFood é um parceiro que entende o empreendedor e ajuda fortemente a crescer”, conta Renan, que toca o negócio, já com duas lojas, ao lado da esposa Liara Montesuma.
As pequenas e médias empresas já são destaques em todas as categorias do app. Mais de 70% da base de restaurantes cadastrados no iFood é composta por essa segmentação. “O iFood entende o seu papel no suporte à existência e desenvolvimento desses negócios. É dessa forma que também ajudamos a impulsionar a economia local e fortalecemos as comunidades, demonstrando o potencial da tecnologia para gerar benefícios financeiros e sociais”, afirma Pentagna.
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