Foto - Sérgio Fernandes |
No domingos, dia 05 de maio, às 14h, com entrada gratuita, o Grupo de Maracatu No Balanço das Água, único grupo de maracatu atualmente em atividade no Grande ABC, realiza o evento de aniversário de três anos do coletivo. Reunindo grandes mestres da cena do maracatu no Brasil e artistas, a grande comemoração acontecerá no Cesa Vila Sá, em, Santo André (SP). Local escolhido por ser também o espaço que atualmente acolhe as oficinas de percussão, seguindo a linguagem do Maracatu Nação, realizadas pelo grupo. As atividades acontecem sempre aos sábados e domingos de forma gratuita para a população e são destinadas ao público de todas as idades, com ou sem experiência com instrumentos musicais.
O evento especial contará com a participação do Mestre Teté, diretamente do Bongi (Recife - PE) e nomeado Patrimônio Vivo da Cidade do Recife, que atua à frente da Nação do Maracatu Almirante do Forte, que foi fundada em 1931. E também do Contramestre Toinho, em sua primeira visita à cidade de Santo André, trazendo o axé de Creusa e Menininha.
Além disso, a presença confirmada de dois Mestres de tradição que escolheram Santo André como lar. Vindo do Pina (Recife), o pernambucano Luiz Água, fundador do Maracatu Baque das Ondas e batuqueiro da Nação do Maracatu Porto Rico (fundada em 1916); e de Igarassu, o pernambucano Rogério Souza, trazendo consigo o legado de Dona Olga e da Nação do Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, que foi fundada em 1824 e completa esse ano 200 anos de tradição. A programação contará ainda com a participação do coletivo Gingaê Cultural, exaltando a cultura afro-brasileira e a arte da capoeira.
Foto - Jéssica Ayara |
O Grupo de Maracatu No Balanço das Águas é uma referência cultural singular no Grande ABC, sendo o único grupo de maracatu em atividade na região. Fundado em 2021, o grupo mantém uma trajetória ininterrupta de três anos dedicados ao resgate e à valorização da rica diversidade da cultura popular brasileira, além de promover ativamente a igualdade racial e as relações étnico-raciais.
O trabalho do grupo é fundamentado em uma profunda pesquisa da cultura popular, com especial enfoque na linguagem do Maracatu Nação, também conhecido como Maracatu de Baque Virado, e tem espalhado sua essência por toda a região do ABCDRRMP, construindo um maracatu que acolhe a diversidade de seus integrantes, em um ambiente formativo que celebra e respeita as diferenças.
O repertório é uma homenagem à tradição presente no Maracatu Nação, composto por loas, toadas e narrativas orais autorais que retratam os elementos históricos de valorização e preservação da cultura popular.
Foto - Sérgio Fernandes |
“Buscamos, assim, não apenas preservar, mas também fortalecer uma das mais importantes manifestações da cultura afro-indígena-brasileira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, originária de Pernambuco e enraizada na identidade nordestina”, comenta Audrey Bessa, idealizadora do projeto.
Como parte de sua missão inclusiva, visando democratizar o acesso à cultura e promover o envolvimento comunitário, o Grupo de Maracatu No Balanço das Águas oferece oficinas gratuitas de percussão, aos sábados e domingos no Cesa Vila Sá. E para mais informações basta acompanhar as redes sociais do projeto.
Serviço
Aniversário de 03 anos do Grupo de Maracatu No Balanço das Águas
Data - 05 de maio - domingo
Horário - 14h
Loxcal - Cesa Vila Sá
Endereço - Avenida Nova Iorque, s/n - Utinga - Santo André (SP)
Grátis
Classificação - livre
0 Comentários