Morcego Negro é um documentário investigativo sobre Paulo Cesar Cavalcante Farias, mais conhecido como PC. Foram dez anos de pesquisa e produção no Brasil e em outros países. Dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com PC Farias foram entrevistadas. Documentos governamentais inéditos foram encontrados. O filme é um mergulho profundo na política contemporânea brasileira.
"A pesquisa teve a pretensão de esgotar o tema. Nem tudo cabe em um filme, mas fomos fundo em busca de respostas", afirma Cleisson Vidal. “O documentário aborda um período importantíssimo da recente história do Brasil: o fim do regime de exceção e o começo da democracia plena no país”, diz Chaim Litewski. O documentário teve sua estreia no Festival É Tudo Verdade em 2023, recebendo Menção Honrosa, e entrou em cartaz nos cinemas ontem, dia 21 de março.
Sobre os diretores
Cleisson Vidal e Chaim Litewski. Foto - Divulgação |
Chaim Litewski foi chefe da seção de televisão e vídeo das Nações Unidas em Nova Iorque até sua aposentadoria em 2016. Nascido no Rio de Janeiro, tem graduação e pós-graduação na Polytechnic of Central London (Westminster University) com especialidade em cinema, propaganda e conflito. Chaim trabalhou para a TV Globo em Londres e no Rio de Janeiro, foi diretor da TV Educativa do Piauí, e produziu reportagens para canais como CBC (Canadá), RAI (Italia), NBC (Estados Unidos) entre muitos outros. Foi consultor do documentário Mais Além do Cidadão Kane para o Channel Four, da Grâ Bretanha, e diretor/produtor do documentário Cidadão Boilesen, premiado no Festival É Tudo Verdade e em vários outros festivais no Brasil e exterior. Hoje dirige documentários sobre a história recente do Brasil, incluindo filmes como Golpe de Ouro (2022) e A Guerra da Lagosta (2024). Foi produtor executivo do documentário The Quiet Diplomat, premiado no festival Cinema for Peace em Berlim (2024).
Cleisson Vidal atua na área audiovisual desde 1999, como assistente de câmera, diretor de fotografia, diretor e produtor. Formado em Comunicação Social/UFJF/1999. Pós-graduado em História da Arte (PUC/Rio/2005) e pós-graduando em Antropologia (FESPSP/2023). Em 2007 criou a Terra Firme Produtora, empresa que tem seu foco na produção de documentários sociopolíticos e artísticos. Morcego Negro é o 4º filme da produtora a estrear na Seleção Oficial do É Tudo Verdade. Em ordem: Missionários (2005), Dino Cazzola - uma filmografia de Brasília (2012) e Paulo César Pinheiro - Letra e Alma (2021). Outro destaque produzido foi a série em 04 episódios Milton Nascimento - Intimidade e Poesia, exibido na HBO e os telefilmes Golpe de Ouro (2022), A Guerra da Lagosta (2024, em pré-lançamento) e Brasil para Principiantes (2024, em pré-lançamento).
Sinopse
Uma biografia cinematográfica de Paulo César Farias, mais conhecido como PC Farias. PC foi tesoureiro do ex-Presidente Fernando Collor de Mello e esteve diretamente envolvido no processo que culminou com o impeachment de Collor, abalando profundamente a recém-restaurada democracia brasileira. O filme conta com a participação de dezenas de pessoas que conheceram e conviveram com Farias, farta documentação e material de arquivo exclusivo, que revela os meandros da política brasileira, focando especialmente as relações entre capital, poder, laços de família e o crime organizado.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Morcego Negro
Brasil | 2023 | Documentário | 125 min.
Direção e Produção - Cleisson Vidal e Chaim Litewski
Roteiro - Lea van Steen, Chaim Litewski e Cleisson Vidal
Montagem - Lea van Steen e Pedro Asbeg
Coordenação de Pesquisa - Chaim Litewski e Rachmiel Litewski
Direção de Fotografia - Coi Belluzzo, Cleisson Vidal, Lucas Barreto, Nathan Beriro e Ricardo Lobo
Produção Executiva - Cleisson Vidal
Assistente Produção Executiva - Teca Belluzzo
Assistente de Direção - Carolina Vendramini e Guilherme César
Produtor de Distribuição - Cavi Borges
Coprodutores - Globo Filmes, Globonews, Canal Brasil e Studio Great
Coprodutor e Codistribuidor - SPcine
Classificação - 12 anos
0 Comentários