Confira as novidades do Sesc Digital

Cena de TYãmĩyhex: As Mulheres-Espírito, de Sueli Maxakali e Isael Maxakali. Foto - Divulgação

Plataforma apresenta seleção, a partir de 14 de março, apenas com filmes brasileiros: dois títulos indígenas, um documentário e uma ficção

Dia 14 de março a plataforma Sesc Digital (clique aqui) disponibiliza quatro títulos brasileiros de grande representatividade. Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito, de Isael Maxakali e Sueli Maxakali, retrata uma vivência na Aldeia Verde Maxacali, em Minas Gerais, uma série de rituais muito específicos, quando as anciãs do povoado, as mulheres-espírito, decidem que é hora de partir.

Em Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!, que também tem em sua direção Isael Maxakali e Sueli Maxakali, além de Carolina Canguçu e Roberto Romero, o protagonismo é dos Tikmũ’ũn, que descrevem a invasão dos colonizadores, a destruição das árvores, dos rios e o extermínio de aldeias completas. O filme foi grande vencedor do Festival de Sheffield, um dos mais importantes eventos de documentários do mundo, recebendo Prêmio de Melhor Filme na Competição Internacional, e uma menção honrosa do júri do Tim Hetherington Award, em 2021.

Escolas em Luta, de Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Thiago Tambelli

O documentário Escolas em Luta, de Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques e Thiago Tambelli, retrata o principal movimento estudantil na história contemporânea brasileira, quando secundaristas paulistanos se rebelaram contra o possível fechamento de 94 instituições públicas de ensino e ocuparam mais de cem escolas na cidade, em 2015.

A única ficção que entra na plataforma é Até o Fim, da dupla do Recôncavo Baiano, Ary Rosa e Glenda Nicácio, em seu terceiro longa. Tudo acontece no espaço de uma noite, onde muitas feridas são expostas em uma discussão calorosa entre amigas de longa data. O elo que une as protagonistas, depois de tantos anos de distância, é o sangue. O filme foi premiado na 23ª Mostra Tiradentes, e em 2023 os cineastas foram os homenageados no evento mineiro, que chega dia 14 de março ao CineSesc, em uma versão enxuta para a capital paulista. Todos os filmes ficam disponíveis até 14 de maio de 2024.

Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!, de Isael Maxakali e Sueli Maxakali

A dica da semana é o documentário chileno O Pacto de Adriana, de Lissette Orozco, exclusividade do streaming Sesc Digital. Nele, a diretora percorre arquivos oficiais e de família em busca de conhecer o passado da tia durante a ditadura de Pinochet. O filme ganhou o Prêmio de Filme da Paz, no Festival de Berlim e de Melhor Filme na Competição Novos Diretores, na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, ambos em 2017. O longa fica disponível na plataforma até 10 de julho de 2024.

Confira abaixo mais detalhes:

Yãmĩyhex: As Mulheres-Espírito
Brasil | 2019 | Documentário | 76 min.
Direção - Isael Maxakali, Sueli Maxakali
Classificação - 14 anos

Após passarem alguns meses na Aldeia Verde, as Yãmĩyhex (mulheres-espírito) se preparam para partir. Durante a festa, uma multidão de espíritos atravessa a aldeia. As yãmĩyhex vão, mas sempre voltam com saudades dos seus pais e mães. Disponível até 14 de maio de 2024.

Nũhũ Yãg Mũ Yõg Hãm: Essa Terra é Nossa!
Brasil | 2020 | Documentário | 70 min.
Direção - Isael Maxakali, Sueli Maxakali, Carolina Canguçu, Roberto Romero
Classificação - 14 anos

Antigamente, os brancos não existiam e nós vivíamos caçando com os nossos espíritos yãmĩyxop. Mas os brancos vieram, derrubaram as matas, secaram os rios e espantaram os bichos para longe. Hoje, as nossas árvores compridas acabaram, os brancos nos cercaram e a nossa terra é pequenininha. Mas os nossos yãmĩyxop são muito fortes e nos ensinaram as histórias e os cantos dos antigos que andaram por aqui. Disponível até 14 de maio de 2024.

Escolas em Luta
Brasil | 2017 | Documentário | 77 min.
Direção - Eduardo Consonni, Rodrigo T. Marques, Thiago Tambelli
Classificação - livre

No estado mais rico e um dos mais conservadores do Brasil, o modus operandi da educação pública sofre um revés quando estudantes secundaristas reagem ao decreto oficial que determina o fechamento de 94 escolas e a realocação dos alunos. A resposta estudantil surpreende. Em poucos dias, por meio de redes sociais e aplicativos, eles organizam uma reação em uma verdadeira Primavera Secundarista - algo completamente inédito. Ocupam 241 escolas e saem às ruas para protestar. O estado decreta guerra aos estudantes. Disponível até 14 de maio de 2024.

Até o Fim
Brasil | 2020 | Drama | 93 min.
Direção - Ary Rosa e Glenda Nicácio
Classificação - 12 anos

Geralda trabalha em seu quiosque numa praia no Recôncavo Baiano quando recebe uma ligação do hospital dizendo que seu pai pode morrer a qualquer momento. Ela avisa suas irmãs Rose, Bel e Vilmar. O encontro delas à espera da morte do pai se torna um momento de desabafo e reconhecimento das irmãs, que não se reúnem desde que a mãe morreu, há 15 anos. Disponível até 14 de maio de 2024.

O Pacto de Adriana
Chile | 2017 | Documentário | 96 min.
Direção - Lissette Orozco
Classificação - 12 anos

A diretora Lissette Orozco resgata um trauma da família e de todo o país. Em sua infância, sua tia Adriana sempre teve uma presença animada na família. No entanto, vem à tona a participação dela na polícia secreta do ditador chileno Augusto Pinochet e sua possível participação em torturas, o que faz Lissette mergulhar no passado e confrontar a tia. Disponível até 10 de julho de 2024. Para assistir ao filme clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários