Paulo Mendonça, conhecido por seu extenso trabalho no campo das artes como compositor, dramaturgo e produtor de cinema, lançou o livro Nas Esquinas do Mundo. A obra reúne 100 fotografias de músicos de rua tiradas com o celular de Paulo, durante suas viagens. O livro evidencia o caráter universal da música, passando por Rio, Lisboa, São Paulo, Nova York, Paris, Amsterdã, Milão, Roma, Madri, Lima, Berlim, Buenos Aires, Londres, Havana, Machu Picchu, e outras cidades.
“E se houvesse Pasárgada lá estaria, com a câmera de seu celular em punho, olhar de lince e ouvido de gato - compondo essa paisagem de sonho com suas fotos onde quase podemos perceber a música que elas tocam”, complementa o diretor de cinema e poeta Luiz Carlos Lacerda, que assina o prefácio junto com o cineasta e artista plástico Luiz Rosemberg Filho.
A ideia de reunir as fotografias com essa temática atravessou Paulo após a percepção do padrão fotográfico recorrente em seus cliques. Nas viagens seguintes, já havia a ideia de um projeto em efervescência, em que os equipamentos fotográficos mais sofisticados e pesados deram lugar à simplicidade e descrição das lentes de um celular. Fruto de uma exposição em Lisboa com as fotografias selecionadas, Nas Esquinas do Mundo reverencia aqueles que oferecem o seu talento nas ruas à indiferença de quem passa. “A qualquer tempo, em qualquer canto do mundo, acima do som feio das cidades, haverá sempre dignamente um músico oferecendo sua música como o encanto das ruas. E alguém como eu os estará fotografando”, afirma Paulo Mendonça.
Duo de acordeonistas em Istambul. Foto - Paulo Mendonça |
Este é o segundo livro do autor publicado pelo selo editorial Paraquedas. O primeiro, lançado em 2022, foi Poemas Insanos, que apresenta poemas curtos e intensos, escritos no período de seu isolamento social, nos quais retrata a inquietude das vivências amorosas não correspondidas, solidão, melancolia, determinação e esperança.
Vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema, Paulo é autor de músicas como Sangue Latino, maior êxito dos Secos e Molhados, além de escrever para teatro, e cinema, com destaque para o roteiro do cultuado filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias. Fotógrafo autodidata, já produziu muitos materiais para imprensa, publicidade e capas de discos, e exibiu as fotos deste livro na exposição “Músicos de Rua”, no Espaço Talante, em Lisboa, no ano passado.
Sobre o autor
Paulo Mendonça é administrador de empresas e possui longa experiência como dirigente de entidades do mercado financeiro e de capitais brasileiro. Enquanto diretor geral da Andima, foi responsável pela formulação e implantação do Certificado do Audiovisual, título que possibilitou o processo de retomada da produção cinematográfica brasileira no ano de 1993. Foi membro do Conselho Superior de Cinema e do Comitê Gestor do FSA - Fundo Setorial do Audiovisual da Ancine, além de membro do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura).
Durante quinze anos, Mendonça foi diretor geral e responsável pela coprodução de mais de trezentos filmes do Canal Brasil de televisão por assinatura, uma associação entre o Grupo Globo e uma empresa que reúne os maiores produtores cinematográficos brasileiros. Desde 2017, é vice-presidente da Academia Brasileira de Cinema e Audiovisual.
Como compositor, foi autor de sucessos como Sangue Latino do grupo Secos e Molhados, dentre muitos outros. Escreveu para teatro, música e cinema, sendo roteirista do cultuado filme Pra Frente Brasil, de Roberto Farias, e diretor de A Casa Tomada, baseado num conto de Julio Cortázar. Em 2022, publicou o livro Poemas Insanos pelo selo editorial Paraquedas e exibiu seu trabalho fotográfico autodidata na exposição Músicos de Rua, no Espaço Talante, em Lisboa. Nas esquinas do mundo é um compilado das obras expostas em Portugal.
Ficha técnica
Nas Esquinas do Mundo
Autor - Paulo Mendonça
Editora - Paraquedas
Páginas - 224
Preço - R$ 120,00
Para mais informações ou comprar clique aqui
0 Comentários