Grupo Oficcina Multimédia retorna ao palco do CCBB BH com temporada de Vestido de Noiva


Foto - Netum Lima

Volta acontece no dia 28 de dezembro data em que, há 80 anos, Nelson Rodrigues realizou a primeira montagem do espetáculo

Em 28 de dezembro de 1943, o jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues revolucionava a dramaturgia brasileira ao estrear, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o espetáculo Vestido de Noiva, sob a direção do polonês Zbigniew Ziembinski, com o grupo amador Os Comediantes.

Exatamente no dia em que a peça completará 80 anos, a diretora de teatro Ione de Medeiros, juntamente com o Grupo Oficcina Multimédia, retornam ao CCBB BH para uma temporada comemorativa do espetáculo, após estrear na capital mineira em maio de 2023 e circular pelos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sempre com a casa cheia e ingressos esgotados em todas as sessões. Desta vez, as apresentações acontecem de 28 a 30 de dezembro de 2023 e continuam após o período de festas, de 05 de janeiro a 05 de fevereiro de 2024, sempre às 20h, de sexta a segunda-feira, no Teatro I.

"Queremos valorizar esta obra tão revolucionária e a mente brilhante do dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues que deu início a um processo de modernização do teatro brasileiro", conta Ione de Medeiros, explicando porque esta é uma temporada de celebração.

Foto - Netum Lima

"Também voltamos para nossa casa alegres por termos apresentado a montagem em quatro metrópoles brasileiras com críticas positivas ao trabalho," diz. A montagem do Grupo Oficcina Multimédia celebra, também, os 45 anos de atuação cultural ininterrupta do Grupo, que tem como marca a ênfase à experimentação e ao risco.

Da estreia em Belo Horizonte em maio de 2023 até agora, o GOM apresentou Vestido de Noiva 81 vezes para um público de 10 mil espectadores, nos CCBBs Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.

No palco, seis atores - Camila Felix, Henrique Torres Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Júnio de Carvalho, Priscila Natany e Victor Velloso - se revezam nas cenas entre personagens masculinos e femininos, sem distinção de gênero, numa performance que dá continuidade à proposta de duplos e trios como no espetáculo anterior da companhia, Boca de Ouro( 2018/2019), que marcou a estreia do grupo no universo de Nelson Rodrigues.

Vestido de Noiva deu início a um processo de modernização do teatro brasileiro. “A peça lida com o inconsciente e com a falta de uma ordem cronológica, o que nos desafiou a construir uma dinâmica de montagem que pudesse levar o público à compreensão destas camadas de acontecimentos e diálogos que se relacionam”, diz a diretora Ione de Medeiros.

Foto - Netum Lima

Em Vestido de Noiva, Nelson Rodrigues mescla realidade, memória e alucinação para contar a triste história de Alaíde. Após ser atropelada por um carro em alta velocidade, é hospitalizada em estado de choque. Na mesa de cirurgia, oscilando entre a vida e a morte, a mente de Alaíde tenta reconstruir sua própria história e, aos poucos, seus sonhos inconscientes e desejos mais inconfessáveis vêm à tona. Quem vai ajudá-la nesse processo é a enigmática Madame Clessi. Juntando as peças desse quebra-cabeça, ela conduz Alaíde na busca pela reconfiguração de sua própria identidade.

A montagem preserva a dramaturgia original da obra de Nelson Rodrigues e incorpora soluções cênicas que são marcas da identidade do GOM. No espetáculo, um narrador em vídeo conduz a história e permite ao público ir conectando peças como num quebra-cabeça. "O material cênico tem rodinhas e alturas variadas, o que possibilita aos atores se posicionarem em níveis diferentes, conferindo à cena uma atmosfera de flutuação e, ao cenário, uma mobilidade fluida”, explica Ione.

O espetáculo começou a ser concebido antes da pandemia e o processo continuou de forma remota durante o período de isolamento. “Descobrimos infinitas possibilidades de criar cenas em vídeo usando somente os recursos que tínhamos em casa. Diante de um fundo verde, os atores gravavam as cenas usando as câmeras de seus próprios celulares. Posteriormente, editamos essas cenas e incluímos os atores em cenários diferentes”, diz Ione. Alguns trechos gravados neste período foram mantidos na montagem.

Ficha técnica
Vestido de Noiva
Texto - Nelson Rodrigues (1943)
Direção, Concepção Cenográfica e Figurino - Ione de Medeiros
Assistência de Direção, Figurino e Preparação Corporal - Jonnatha Horta Fortes
Elenco - Camila Felix, Henrique Torres Mourão, Jonnatha Horta Fortes, Júnio de Carvalho, Priscila Natany e Victor Velloso
Elenco em Vídeo - Alana Aquino, Heloisa Mandareli, Henrique Torres Mourão, Hyu Oliveira, Jonnatha Horta Fortes e Thiago Meira
Criação de Luz - Bruno Cerezoli
Concepção de Trilha Sonora - Francisco Cesar e Ione de Medeiros
Mixagem e Finalização de Áudio - Henrique Staino | Sem Rumo Projetos Audiovisuais
Operação de Trilha Sonora - Eduardo Shiiti
Concepção e Edição de Vídeo - Henrique Torres Mourão e Ione de Medeiros
Finalização de Vídeo - Daniel Silva
Operação de Vídeo - Sérgio Salomão
Citações no Vídeo - Performance Ophelia e Ondina de Luanna Jimenes, vídeo de Gabriela Greeb
Coreografia Tango Queer - Tango Fem Buenos Aires (Nancy Ramírez y Yuko Artak)
Projeto Gráfico - Adriana Peliano
Fotografia - Netun Lima
Assistente de Fotografia - Yan Lessa Lema
Assessoria de Imprensa - Erika Pessôa e Paula Granja
Gerenciamento Financeiro e Prestação de Contas - Roberta Oliveira | MR Consultoria
Produção - Grupo Oficcina Multimédia
Apresentação - Banco do Brasil
Apoio - Circuito Liberdade, Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, Governo de Minas Gerais, Centro Cultural Banco do Brasil e Governo Federal

Serviço
Vestido de Noiva
Temporada - de 28 de dezembro a 05 de fevereiro de 2024
Não haverá apresentações de 31 de dezembro a 04 de janeiro
Horário - 20h
Local - Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte - Teatro I
Endereço - Praça da Liberdade, 450 - Funcionários - Belo Horizonte (MG)
Ingressos - R$30,00 (inteira) e R$15,00 (meia)
Vendas na bilheteria do CCBB BH ou pelo site aqui
Classificação - 14 anos
Informações 31 3431-9400 e no site aqui

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