Foto - Divulgação |
Na sexta-feira, dia 01 de dezembro, com entrada gratuita, o Selo Editorial e Coletiva Me Parió Revolução promove uma grande festa celebrando dez anos dedicados a democratizar o acesso aos livros e à leitura, além de promover a publicação de mulheres escritoras. O evento acontecerá no Galpão do Movimento de Moradia da Região Sudeste (AMMRS).
A Me Parió reúne seu time de autoras para promover o lançamento do catálogo atualizado e dos livros A colheita, de Glau Dantas, o primeiro livro da editora com estética infantil; Coentro em semente, folha e flor, uma antologia comemorativa de 10 anos de existência, com escritas das atuais integrantes (Dinha, Mixa, Celinha Reis, Glau Dantas, Dri Reverso, Fefê Stephanie, Lili Black, Driely Gomes, Aline Oliveira e Jaiane Batista), que estarão presentes para autógrafos.
Além disso, haverá vendas de livros a preços populares, lançamento e exibição do documentário Dez anos de Mulher(agem), produzido por Lili Black, Dri Reverso e Mixa e o poético Sarau das Parideiras, como se autodenominam as integrantes do coletivo.
Sobre a Me Parió
Editora independente criada em 2013 e gerida exclusivamente por mulheres, mães, pretas e pardas, moradoras do Fundão do Ipiranga, periferia da zona sul de São Paulo, a Me Parió conta com um catálogo com mais de vinte títulos, com publicações em português e espanhol, que divulgam a literatura periférica no âmbito municipal, estadual, nacional e internacional, por intermédio de diversas atividades, como participação em saraus, lançamentos de livros, presença em feiras e promoção de diversos eventos culturais.
“Acreditamos que a literatura marginal periférica veio para ficar e revolucionar os espaços normativos da Literatura. Revolucionamos os sujeitos e objetos da literatura e estamos revolucionando também a forma de publicar - mercadologicamente eficaz, porém liberta da necessidade de grandes editoras, além de sermos mais democráticas”, comenta Dinha, uma das integrantes à frente da Me Parió.
Maria Nilda de Carvalho Mota, conhecida como Dinha, é fundadora da Me Parió Revolução, pós-doutora em Literatura (USP), autora de mais de 10 livros, De Passagem mas não a passeio, que comemora 17 anos de publicação em 2023.
Também atuando no selo editorial, estão Sandrinha Alberti, que além de membra fundadora, produz as capas das publicações e é responsável por toda a identidade visual dos projetos do coletivo; Glau Dantas, autora do livro A Colheita (2023) que abre os caminhos para a estética infantil dentro do selo; Fefê Pegada Preta, que produz e articula as ações da editora além de compor os saraus, e Michelle Lomba (Mixa) multiartista, produtora cultural e autora dos livros Pele para nossos Corpos (2019) e Ym Bando - microrrevoluções poéticas (2023).
Além delas, Celinha Reis, que é autora de Significância (2022) e organizadora de Epistemologias em percursos decoloniais (2023) e escritora com publicações em antologias, como: Sarau da Brasa, Sarau Elo da Corrente, Sarau dos Mesquiteiros, Louva Deusas, Mulheres do agogô - Ilú Obá de Min; e Dri Reverso, autora do livro Eu Não sei Nadar (2023) e colaboradora na Me Parió com o marketing digital, produção cultural, articulação e apresentações.
Fazem parte ainda, Driely Gomes que é poeta e faz o marketing digital, produção cultural e articulação comunitária na Me Parió; Aline Caroline S. Oliveira, que é psicóloga social; Lili Black, que é MC, rapper e poeta marginal; e Jaine Batista que estreia como escritora em Antologia Coentro. Mais informações no Instagram aqui, Facebook aqui e no site aqui.
Serviço
Aniversário de 10 anos da Me Parió Revolução
Data - 01 de dezembro - sexta-feira
Horário - das 19h às 22h
Local - Galpão do Movimento de Moradia da Região Sudeste (AMMRS)
Capacidade - 200 pessoas
Endereço - Rua Maramores, 36 - Jardim São Savério - São Paulo
Entrada Gratuita
Classificação - livre
Programação
- Lançamento do livro A colheita, de Glau Dantas, com ilustrações de Júpiter e design gráfico de Sandrinha Alberti
- Lançamento do livro Coentro em semente, folha e flor - uma Antologia comemorativa de 10 anos de existência, com escritas das integrantes Dinha, Mixa, Celinha Reis, Glau Dantas, Dri Reverso, Fefê Stephanie, Lili Black, Driely Gomes, Aline Oliveira, Jaiane Batista e design gráfico/ilustrações de Sandrinha Alberti
- Lançamento do catálogo atualizado da editora
- Lançamento e exibição do documentário Dez anos de Mulher(agem), produzido por Lili Black, Dri Reverso e Mixa
- Sarau das Parideiras
0 Comentários