Foto - Divulgação |
Embora tenha se transformado numa festa tradicional em muitos países, a comemoração do Halloween, no dia 31 de outubro, tem origem num festival pagão celebrado pelos celtas para marcar a chegada do inverno. O festival acontecia no Reino Unido, Irlanda e noroeste da França.
A partir do século XX, o Halloween se popularizou nos Estados Unidos, especialmente entre as crianças, que se fantasiam e saem pela vizinhança batendo de porta em porta com a expressão “doces ou travessuras". No Brasil, a comemoração vem ganhando espaço em escolas, casas de festas e grupos de amigos, que aproveitam a data para colocar a fantasia e consumir guloseimas com aquele aspecto bem horripilante.
Pensando nisso, a nutricionista e coordenadora do curso de Nutrição da UniSociesc, Ariane Santos, ensina três receitas para você entrar no clima do Halloween de um jeito bem saboroso. Confira abaixo:
Guacamole
1 abacate maduro
1 dente de alho bem picado
½ cebola cortada em cubos bem pequenos
½ tomate sem sementes, cortado em cubos bem pequenos
1 colher de azeite de oliva
1 limão
Salgadinhos do tipo nacho
Modo de preparo
Retire a polpa do abacate e amasse bem, em seguida adicione o suco do limão e os demais ingredientes. Finalize experimentando e ajustando o tempero. Para deixar o seu prato com a “cara” do Halloween, em uma abóbora tipo “moranga”, abra a parte superior e retire as sementes, com o auxílio de uma faca pequena você deve esculpir um rosto bem horripilante. Para servir posicione a abóbora no centro de um prato, e disponha o guacamole como se estivesse saindo da boca da abóbora, finalize distribuindo os salgadinhos em torno da abóbora.
Dica - os temperos podem ser adicionados a gosto, mas a sugestão é utilizar sal, salsinha, cebolinha e a pimenta que você gostar mais.
Rendimento - porção para 5 pessoas
Abóbora Recheada
1 mini abóbora (moranguinha)
150 gramas de carne moída
1 cebola média
3 dentes de alho
½ tomate (com semente)
1 colher de óleo de soja ou óleo de sua preferência
Os temperos podem ser adicionados a gosto, mas a sugestão é utilizar sal, páprica picante e salsinha.
Modo de preparo
Abóbora
Enrole a abóbora em um pedaço de papel alumínio, garantindo que ele esteja bem vedado. Leve ao forno a 180°C por cerca de 20 minutos, ou até perceber que a abóbora está macia.
Carne
Comece refogando a cebola picada, quando perceber que ela está “murcha” adicione o alho e refogue por mais um tempo. Em seguida adicione a carne e mexa até que esteja totalmente cozida (deve atingir um tom marrom), adicione o tomate em cubos bem pequenos e com as sementes (além de aproveitar o alimento de forma integral, as sementes irão adicionar suculência à carne), o sal, a páprica e salsinha, refogue por mais 3 minutos.
Montagem
Retire a abóbora do papel alumínio, abra a sua parte superior e retire todas as sementes. Por se tratar de uma abóbora pequena, ela normalmente não terá muita polpa, apenas sementes, mas caso tenha polpa você pode adicionar a polpa junto a carne e refogar por mais alguns minutos. Em seguida é só adicionar a carne no interior da abóbora.
Dica - se quiser servir como petisco, basta aumentar a quantidade dos ingredientes e alterar a forma de montagem e servimento do prato, uma sugestão é: posicione a abóbora recheada no meio de um prato de servir, e disponha o restante da carne moída ao redor da abóbora. Você ainda pode utilizar sangue artificial comestível (encontrado facilmente em casas de festas) e despejar nas bordas superiores da abóbora. Pode servir com algum salgadinho ou tipo de torrada.
Rendimento - 1 porção
Bombom Assustador
Bombom (tipo sonho de valsa)
Chocolate branco fracionado (é encontrado facilmente em casas de festa e pode ser comprado em pequenas porções)
Corante para chocolate
Caneta para confeitaria (pode ser tipo “canetinha” ou gel)
Palitinho de churrasco
Papel manteiga
Modo de preparo
Essa é uma receita bem simples e divertida que pode ser feita com o auxílio das crianças. Comece espetando os bombons com os palitos de churrasco. Derreta o chocolate fracionado com o auxílio do micro-ondas (o derretimento do chocolate deve ser feito de 30 em 30 segundos, a cada 30 segundos deve retirar o chocolate do micro-ondas e mexer, até que esteja completamente derretido). Por se tratar de um chocolate fracionado não é necessário temperar o chocolate, ou seja, já podemos adicionar o corante e mexer até que esteja misturado ao chocolate de forma homogênea. Em seguida, basta mergulhar o bombom no chocolate derretido, cobrindo-o de forma completa. Retire do chocolate e coloque sobre o papel manteiga e leve ao freezer por 5 minutos. Feito isso, é só usar a sua imaginação e desenhar vários rostos assustadores!
Dois pontos de atenção ao uso do corante:
1° - certifique-se de que é corante para chocolate, para esse tipo de alimento utilizamos corante em “gel”.
2° - o corante irá atingir apenas a cor indicada no rótulo, então cuidado com a quantidade de corante a ser adicionada, em alguns casos o excesso de corante pode amargar o prato.
Dica - esse preparo permite criar diversos tipos de personagens, por exemplo: com o corante laranja podemos criar lanternas de abóbora, usando corante verde e mini marshmallows (posicione os marshmallows nas laterais do bombom com um pouquinho de chocolate) podemos criar o monstro Frankenstein.
Sobre a UniSociesc
A UniSociesc é reconhecida pelo MEC como a melhor instituição privada de ensino superior de Santa Catarina. Integrante do Ecossistema Ânima, há mais de 60 anos dedica-se a formar profissionais e transformar pessoas, desenvolvendo competências, talentos e carreiras. Com unidades nas cidades de Blumenau, Jaraguá do Sul, duas em Joinville e São Bento do Sul, conta com mais de 70 opções de cursos em seu portfólio, e uma estrutura de laboratórios diferenciada. A UniSociesc também contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos pólos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. Para saber mais sobre a instituição, clique aqui.
0 Comentários