A Cinépolis promoverá, de 12 a 18 de outubro, o 1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino, que terá sua edição inaugural realizada e distribuída, simultaneamente, por quatro capitais da região: João Pessoa, Fortaleza, Natal e São Luís. O evento conta com a produção e curadoria da Bolandeira Arte & Films, a mesma produtora que chancela o Fest Aruanda, mais antigo festival da capital paraibana.
A iniciativa, inédita no contexto do parque exibidor brasileiro, reflete a visão compartilhada pela produtora, que mantém uma parceria com a rede Cinépolis desde 2015. O diretor da Cinépolis Brasil, Luiz Gonzaga de Luca, também renomado estudioso e pesquisador do cinema e seu suporte digital, acredita que a realização deste primeiro festival é uma forma inequívoca de valorizar o cinema produzido no Nordeste.
"Nos muitos anos em que se realiza o Festival Aruanda em João Pessoa, formou-se um expressivo público fiel ao evento, tendo a cada ano, a introdução de uma geração mais jovem ansiosa em ver aos filmes. Chamou-nos a atenção que, mesmo existindo muitos festivais em capitais dos estados do Nordeste, falta um reconhecimento que existe uma cinematografia regional de um cinema com características tão distintas e, ao mesmo tempo, confluentes. Muitos cinemas do Brasil realizam festivais que engradecem a cinematografia de outros países. Porém, não existe um festival não competitivo que mostre a riqueza dos filmes produzidos fora do eixo Rio-São Paulo. Começaremos por apresentá-los em 4 capitais do Nordeste, mas temos a ambição que seja possível em curto prazo estender a exibição para todos os estados do país", explica Luiz Gonzaga de Luca.
O 1º Festival Cinépolis será uma oportunidade de reconhecer e legitimar o trabalho de cineastas veteranos e saudosos dos quatro estados, uma ideia que nasceu junto com o projeto, idealizado por Luiz Gonzaga de Luca. "Começaremos por apresentar filmes nas quatro capitais do Nordeste, mas temos a ambição que seja possível, em médio prazo, estender a exibição para todos os estados do país, propiciando o aumento da capacidade de arrecadação dos filmes nordestinos em outros mercados", comenta Gonzaga.
A curadoria, assinada por Lúcio Vilar, fundador e diretor do Fest Aruanda, será um recorte do que há de mais significativo nos últimos anos da produção audiovisual do Nordeste. "Além disso, vamos destacar em cada estado, dois profissionais veteranos e em atuação, assim como dois que serão homenageados postumamente, por suas respectivas contribuições históricas”, acrescenta o curador que reitera o sentido de valorização do cinema com “sotaque nordestino’ e o ineditismo do evento.
Os homenageados da primeira edição do Festival são: Eliézer Rolim (Paraíba), Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Rio Grande do Norte), Rosemberg Cariry (Ceará) e Murilo Santos (Maranhão). Confira abaixo mais detalhes da programação:
Fortaleza
Local - Cinépolis Shopping RioMar
Endereço - Rua Desembargador Lauro Nogueira, 1355 - Aldeota - Fortaleza
Data - 12 de outubro - quinta-feira
Horário - 20h30
Filme de abertura - Os Pobres Diabos
Diretor Homenageado - Rosemberg Cariry
Sinopse
O “Gran Circo Teatro Americano” perambula por pequenas cidades dos sertões, até chegar à cidade de Aracati, onde monta uma peça teatral. No cotidiano do circo, acontecem aventuras, nas quais os personagens agem ao modo picaresco dos anti-heróis da literatura de cordel e do romanceiro popular. As dificuldades se acumulam, mas a arte ajuda a superar desventuras e tragédias. O espetáculo não pode parar.
Ficha técnica
Os Pobres Diabos
Brasil | 2013 | Drama | 98 min.
Direção e Roteiro - Rosemberg Cariry
Elenco - Chico Diaz, Sílvia Buarque, Everaldo Pontes, Gero Camilo, Zezita Matos, Sâmia Bittencourt, Nanego Lira, Georgina de Castro, Reginaldo Batista Ferro, Letícia Sousa Perna e Sávio Ygor Ramos
Classificação - 14 anos
Data - 13 de outubro - sexta-feira
Filme - Greta
Sinopse
Pedro (Marco Nanini) é um enfermeiro de 70 anos que trabalha em um hospital público de Fortaleza. Sua melhor amiga é Daniela (Denise Weinberg), artista transexual que enfrenta graves problemas de saúde. Quando ela precisa ser internada, mas não encontra leito disponível, Pedro sequestra um paciente recém-chegado, Jean (Démick Lopes), e o abriga em sua casa. Inicialmente, o enfermeiro tem medo do rapaz agressivo, que se esconde da polícia por ter assassinado um homem a facadas. Depois, nasce entre eles uma relação de cumplicidade e afeto.
Ficha técnica
Greta
Brasil | 2019 | Drama | 97 min.
Direção e Roteiro - Armando Praça
Elenco - Marco Nanini, Démick Lopes e Denise Weinberg
Classificação - 18 anos
Data - 14 de outubro - sábado
Filme - Pacarrete
Sinopse
Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos), no Russas, interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer. Para tanto, ela manda confeccionar uma nova roupa de bailarina ao mesmo tempo em que tenta convencer a prefeitura de seu show. Entretanto, a falta de interesse da população em geral por espetáculos do tipo, logo se torna um grande oponente.
Ficha técnica
Pacarrete
Brasil | 2019 | Drama | 97 min.
Direção - Allan Deberton
Roteiro - André Araújo e Samuel Brasileiro
Elenco - Marcelia Cartaxo, Zezita Matos e Soia Lira
Classificação - 12 anos
Data - 15 de outubro - domingo
Filme - Soldados da Borracha
Sinopse
Durante a Segunda Guerra Mundial, 60 mil brasileiros foram enviados para a região amazônica pelos governos do Brasil e Estados Unidos, para extrair látex, material estratégico para os exércitos Aliados. A promessa da volta como heróis da pátria e de aposentadoria equivalente à dos militares, nunca se cumpriu. Os que ainda sobrevivem, com idade avançada e em situação de pobreza, esperam o dia do reconhecimento oficial.
Ficha técnica
Soldados da Borracha
Brasil | 2019 | Documentário | 82 min.
Direção e Roteiro - Wolney Oliveira
Classificação - livre
Data - 16 de outubro - segunda-feira
Filme - A Praia do Fim do Mundo
Sinopse
Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice (Fátima Macedo), uma jovem ambientalista, mora com Helena (Marcélia Cartaxo), sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora. Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, Helena e Alice vão enfrentar seus destinos.
Ficha técnica
A Praia do Fim do Mundo
Brasil | 2021 | drama | 88 min.
Direção - Petrus Cariry
Roteiro - Petrus Cariry e Firmino Holanda
Elenco - Marcelia Cartaxo, Larissa Góes, Fabiola Liper e Fátima Muniz
Classificação - livre
Data - 17 de outubro - terça-feira
Filme - Currais
Sinopse
O filme cearense mostra os bastidores de uma história pouco contada no País. Durante o período da seca de 1932, no Ceará, foram criados vários campos de concentração para aprisionar, impedir que os flagelados chegassem à cidade de Fortaleza e realizar um imenso cativeiro de trabalho escravo que construiria parte desta capital. “Currais” mostra remanescentes narrando seus fragmentos de memórias e lutos interrompidos, testemunhados nos casarões em ruínas das concentrações e no culto das "almas da barragem", resistentes ao forte apagamento histórico.
Ficha técnica
Currais
Brasil | 2019 | Documentário | 90 min.
Direção e Roteiro - Sabina Colares e David Aguiar
Elenco: Rômulo Braga, Zezita Matos, Vitor Colares, Débora Ingrid
Voz rádio reportagem: Everaldo Pontes
Classificação - livre
Data - 18 de outubro - quarta-feira
Filme - Pequenos Guerreiros
Sinopse
Cosme e Dona Maria, acompanhados do filho Benedito e dos sobrinhos Matheuzinho e Bruna, fazem uma viagem do litoral até a cidade de Barbalha, onde vão pagar uma promessa na Festa do Pau da Bandeira. A viagem é uma descoberta das paisagens, das histórias e das riquezas culturais do sertão. As três crianças vivem um processo de encantamento e afetividade e, depois da bonita aventura, Bruna, Matheuzinho e Benedito serão para sempre grandes amigos.
Ficha técnica
Pequenos Guerreiros
Brasil | 2021 | Aventura | 74 min.
Direção - Barbara Cariry
Roteiro - Bárbara e Rosemberg Cariry
Elenco - Georgina Castro, Bruno Goya e Juan Calado
Classificação - livre
João Pessoa
Local - Cinépolis - Manaíra Shopping
Endereço - Rua Manoel Arruda Cavalcante, 805 - Manaíra - João Pessoa
Data - 12 de outubro - quinta-feira
Horário - 20h30
Filme de abertura - Beiço de Estrada
Diretor Homenageado - Eliézer Rolim (Homenagem Póstuma)
Sinopse
Uma avó e seus dois netos: Braz, e Conceição. Ambos, filhos da prostituição tentam sobreviver em condições precárias numa estrada do sertão Nordestino. Para Conceição é feita uma promessa de livrar toda a família da maldição da prostituição e para Brás é reservado o trabalho de tapar buracos da estrada. A chegada de um antigo frequentador, Meota, que cativa o coração de Conceição recriará um novo ciclo no Beiço de Estrada.
Ficha técnica
Beiço de Estrada
Brasil | 2019 | Drama | 65 min.
Direção e Roteiro - Eliézer Rolim
Elenco - Mayana Neiva, Darlene Glória, Jackson Antunes e Luana Valentim
Classificação - 16 anos
Data - 13 de outubro - sexta-feira
Filme - Desvio
Sinopse
Pedro recebe o direito de uma saída temporária da cadeia para visitar a sua família que mora em Patos, interior da Paraíba. Nesse curto tempo ele irá confrontar seus antigos fantasmas e planejar os novos rumos de sua vida, enquanto descobre em Pâmela, uma prima adolescente, a mesma chama que queimava em seu peito.
Ficha técnica
Desvio
Brasil | 2019 | Drama | 95 min.
Direção e Roteiro - Arthur Lins
Elenco - Daniel Porpino e Annie Goretti
Classificação - 16 anos
Data - 16 de outubro - sábado
Filme - Bia
Sinopse
Bia é uma mulher não alheia aos ditames de uma sociedade patriarcal e sexista, é que enfrenta, como tantas outras mulheres, as dificuldades em dar um “não” às práticas heteronormativas, misóginas e sexistas da sociedade em que vive. Doutoranda, investiga o lugar da mulher no espaço da luta da camponesa, traduzida nas mulheres sem-terra, que são personagens reais no filme, através delas Bia busca forças para romper de vez com as estruturas fundacionais do patriarcado, como casamento, família, valorizando o seu trabalho e a sua liberdade.
Ficha técnica
Bia
Brasil | 2022 | Drama | 71 min.
Direção: Taciano Valério
Roteiro - Taciano Valério e Verônica Cavalcanti
Elenco - Verônica Cavalcanti, Zezita Matos, Fernando Teixeira, Beto Aragão, Jean Claude Bernardet, Bruno Goya e Rosberg Adonay
Classificação - livre
Data - 15 de outubro - domingo
Filme - Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Sinopse
Martha é uma jovem estudante universitária que mora no Porto do Capim, comunidade situada no Varadouro, ao pé do Rio Sanhauá, no centro de João Pessoa. Cuida da casa e da associação das mulheres. Casada com Tiago, ex pescador e agora trabalhador da construção civil, juntos, cuidam da pequena Ester. A vida do casal e da comunidade tomam novos rumos diante do impasse entre os moradores do Porto do Capim e a prefeitura da cidade que busca retirar a comunidade daquele local. Guardando um segredo, o casal vai aos poucos se afastando, embora exista amor e afeto entre os dois.
Ficha técnica
Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Brasil | 2020 | Drama | 71 min.
Direção e Roteiro - Kaline Almeida
Elenco: Kassandra Brandão, Jamila Facury, Eliana Figueiredo, Yasmin Witória, Bruno Goya e Rayssa Holanda
Classificação - 14 anos
Data - 16 de outubro - segunda-feira
Filme - O seu amor de Volta (Mesmo que ele não queira)
Sinopse
O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.
Ficha técnica
Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Brasil | 2019 | Comédia | 82 min.
Direção e Roteiro - Bertrand Lira
Elenco - Zezita Matos e Marcélia Cartaxo
Classificação - 16 anos
Data - 17 de outubro - terça-feira
Filme - Miami Cuba
Sinopse
Miami-Cuba é uma imersão audiovisual pelo Centro Histórico de João Pessoa, com breves deslocamentos por lugares simbólicos da sua orla. Traz uma cartografia afetiva, espacial e histórica da arte-vida citadina, em um filme que fabula sobre a necessidade de reencantamento do mundo a partir da plenitude do ser e estar em comunidade, e não do ter e individualizar-se na cidade.
Ficha técnica
Miami Cuba
Brasil | 2021 | Documentário | 94 min.
Direção e Roteiro - Caroline Oliveira
Classificação - 10 anos
Data - 18 de outubro - quarta-feira
Filme - Jackson - Na Batida do Pandeiro
Sinopse
A história de vida e carreira do cantor e percussionista Jackson do Pandeiro, cuja originalidade e qualidade rítmica incomum influenciou diversos artistas de destaque da música popular brasileira. Com depoimentos inéditos de colegas de profissão e familiares, além de imagens de arquivo de suas participações no cinema e no rádio, o documentário traça sua jornada entre relações conturbadas, dramas, polêmicas, o estrelato, o ostracismo, o retorno ao meio artístico, até sua morte em 1982.
Ficha técnica
Jackson - Na Batida do Pandeiro
Brasil | 2019 | Documentário | 97min.
Direção e Roteiro - Marcos Vilar e Cacá Teixeira
Classificação - livre
São Luís
Local - Cinépolis - São Luís Shopping
Endereço - Av. Prof. Carlos Cunha, 1000 - Jaracaty - São Luí
Data - 12 de outubro - quinta-feira
Horário - 20h30
Filme de abertura - Terras de Quilombo
Diretor Homenageado - Murilo Santos
Sinopse
Documentário sobre as comunidades negras rurais de Alcântara (Maranhão) que discute a "ressemantização" do termo quilombo. A partir da apresentação de elementos que fundamentam a identidade étnica, o filme descreve o processo violento causado pelo deslocamento compulsório de famílias para a implantação do centro de Lançamento de Alcântara.
Ficha técnica
Terras de Quilombo
Brasil | 2005 Documentário | 45 min.
Direção e Roteiro - Murilo Santo
Data - 13 de outubro - sexta-feira
Filme - Lamparina da Aurora
Sinopse
Um casal idoso segue uma vida silenciosa, sem comunicação, numa casa isolada do resto da sociedade. Esta paz é perturbada pela chegada de um homem jovem e misterioso, que se instala no lugar e mantém relações ambíguas com seus anfitriões.
Ficha técnica
Lamparina da Aurora
Brasil | 2017 | Suspense | 74 min.
Direção e Roteiro - Frederico Machado
Elenco - Buda Lira, Antônio Saboia e Vera Barreto Leite
Classificação - 14 anos
Data - 14 de outubro - sábado
Filme - Manuel Bernardino: O Lénin da Matta
Sinopse
Filme sobre a trajetória de um líder camponês, espírita, socialista e vegetariano, durante a primeira metade do século XX. Conhecido pelo apelido de "Lénin da Matta", imposto pela imprensa da época, particularmente pelos jornais O Diário de São Luís e A Pacotilha, Manuel Bernardino era defensor dos fracos e dos oprimidos e, embora não fosse, na verdade, um intelectual como Lenin, leu sobre o socialismo e foi bem versado na doutrina espírita. Sua história começa com fome e seca, o que o fez abandonar o Ceará e migrar para o Maranhão. A percepção das injustiças sofridas pelos trabalhadores rurais, bem como o contato com a doutrina espírita e o auge das ideias socialistas da época, foram cruciais para sua formação como líder político e espiritual. A linguagem narrativa que estrutura o filme foi construída a partir do conceito dos fluidos corporais suor, sangue e lágrimas, através dos quais se entende a trajetória do personagem. Os sujeitos que permearam sua vida são contados em imagens, depoimentos de familiares ainda vivos, professores, historiadores, outros pesquisadores e moradores do município de Dom Pedro, no Maranhão.
Ficha técnica
Manuel Bernardino: O Lénin da Matta
Brasil | 2017 | Documentário | 51 min.
Direçãoe Roteiro - Rose Panet
Elenco - Anita Leocádia Prestes, Flávio Farias, Giniomar Almeida, Allan Kardec Filho, Lissandra Leite, Regina Farias, Wagner Cabral da Costa e outros
Narração Zeca Baleiro
Classificação - livre
Data - 15 de outubro - domingo
Filme - Ventos que sopram - Maranhão
Sinopse
“O Maranhão é um estado cheio de histórias de encantarias e São Luís uma ilha cheia de lendas e mistérios.” É essa a atmosfera da música maranhense que o documentário revela, fruto de um sonho persistente de dois produtores culturais maranhenses: o cineasta Neto Borges e o cantor e compositor Zeca Baleiro. Uma antologia musical conduzida por Baleiro ao encontro de músicos e trovadores-autores, entre falas, cantos e ritmos maranhenses. Um caldeirão musical diverso e único de matriz africana, ameríndia e ibérica. Há quem diga que São Luís é a última ilha do Caribe.
Ficha técnica
Ventos que sopram - Maranhão
Brasil | 2021 | Documentário | 77 min.
Direção e Roteiro - Neto Borges
Elenco - Zeca Baleiro, Chico Maranhão, Sérgio Habibe, Luiz Júnior Maranhão, Josias Sobrinho, Mestre Canuto, Tião Carvalho, Chico Saldanha, Joãozinho Ribeiro, Patativa, Nosly, Célia Leite, Gerude, Betto Pereira, Erasmo Dibell, Tutuca, Mano Borges, César Nascimento, Mestre Coxinho, Adnon, Tiago Máci, Preto Nando, Vinaa, Cláudio Lima, Núbia, Filipe Lisboa, Santacruz, Ademar Danilo, Alê Muniz, Luciana Simões, Oberdan Oliveira e Arlindo Pipiu.
Classificação Indicativa - livre
Data - 16 de outubro - segunda-feira
Filme - Celso Antônio, Brasileiro
Sinopse
O documentário é uma imersão na trajetória do escultor maranhense Celso Antônio de Menezes, que viveu entre 1896 e 1984 e participou intensamente do movimento modernista, juntamente com Di Cavalcanti, Anita Malfatti, Manuel Bandeira, entre outros. Apesar de aclamado como um importante artista de vanguarda, sua obra é hoje refém do desconhecimento. O filme refaz o caminho do escultor, indagando o que teria provocado o seu declínio e impedido que sua obra ficasse registrado no imaginário das artes do Brasil e do mundo.
Ficha técnica
Celso Antônio, Brasileiro
Brasil | 2019 | Documentário | 80 min.
Direção e Roteiro - Beto Matuck
Classificação - livre
Data - 17 de outubro - terça-feira
Filme - No Fundo da Terra
Sinopse
Objetos escavados nas Comunidades Quilombolas Bitiua, Portugal, São Félix e Mutaca, no município de Bacuri (MA), desenterram memórias ancestrais, despertando nos quilombolas sentimentos que a própria comunidade nem mesmo sabia que tinha. Por meio de uma narração em prosa poética acompanhamos as sensações de uma mulher negra, que se esconde da escravidão. Os entrevistados resgatam fragmentos de uma história que elas têm em comum.
Ficha técnica
No Fundo da Terra
Brasil | 2023 | Documentário | 81 min.
Direção e Roteiro - Milena Carvalho
Elenco - Maria Santos (atriz principal)
Entrevistados - Andrelina de Jesus (Deca), Atemídio Carneiro, Auricélia Oliveira Marques, Ana Maria Mendes Oliveira, Gildásio, Irene da Silva, João Evangelista dos Santos, João Oliveira dos Santos, Joel Araújo (Winca), José Pedro Mendes, José Ribamar da Silva dos Santos (Bijuba), José Ribamar Martins Silva, José Wilson Pereira Santos (Big Bo), Jovan Cunha, Lucilene Oliveira Cunha, Maria de Fátima dos Santos, Marta Ferreira, Taís da Silva dos Santos, Zózimo Antônio Carneiro
Classificação - livre
Data - 18 de outubro - quarta-feira
Filme - Jackson - Na Batida do Pandeiro
Sinopse
A história de vida e carreira do cantor e percussionista Jackson do Pandeiro, cuja originalidade e qualidade rítmica incomum influenciou diversos artistas de destaque da música popular brasileira. Com depoimentos inéditos de colegas de profissão e familiares, além de imagens de arquivo de suas participações no cinema e no rádio, o documentário traça sua jornada entre relações conturbadas, dramas, polêmicas, o estrelato, o ostracismo, o retorno ao meio artístico, até sua morte em 1982.
Ficha técnica
Jackson - Na Batida do Pandeiro
Brasil | 2019 | Documentário | 97min.
Direção e Roteiro - Marcos Vilar e Cacá Teixeira
Classificação - livre
Natal
Local - Cinépolis - Natal Shopping
Endereço - Av. Sen. Salgado Filho, 2234 - Candelária - Natal
Data - 12 de outubro - quinta-feira
Horário - 20h30
Filme de abertura - Boi de Prata
Diretor Homenageado - Carlos Augusto Ribeiro Jr. (Homenagem Póstuma)
Sinopse
Em Caicó, Rio Grande do Norte, Elói Dantas, o rico herdeiro de um fazendeiro, volta da Europa para ampliar os negócios do pai. Vem com a mulher Beatriz, sempre bêbada e louca para voltar para Londres. Associado a grupos estrangeiros, Elói quer explorar ouro e xelita (sic) e para isso tenta se apropriar do pequeno sítio de Antônio Vaqueiro, rico nos minerais. Antônio, que já não tem nada (até seu último boi morreu de fome), recorre a Maria dos Remédios, uma curandeira cigana, e a Tião Poeta, fazedor de versos e sonhador, para ajudarem-no a salvar o pedaço de terra que lhe resta. Ela transmite seus conhecimentos sagrados a Tião para que ele, armado com o sonho e a magia popular, enfrente a crueldade do fazendeiro. Em suas fantasias audiovisuais, o poeta sonha com o boi de prata, um boi brilhante e misterioso, símbolo da libertação do povo. Elói Dantas contrata um grupo de jagunços armados para invadir a terra de Antônio. Este, junto com Tião, construiu um muro de pedras, sua música arma de defesa contra os invasores, que logo o destroem com dinamite. Matam Antônio e torturam Tião. Mais tarde, num churrasco em uma fazenda vizinha. Elói Dantas, vitorioso, e Beatriz, já completamente bêbada, assistem a uma apresentação de bumba-meu-boi. Elói toureia o boi que o derruba. Dele sai, com uma faca, o poeta Tião, matando-o. Todos fogem, encontrando no caminho o boi de prata que passam a seguir.
Ficha técnica
Boi de Prata
Brasil | 1972 | Drama | 90 min.
Direção e Roteiro - Carlos Augusto Ribeiro Jr
Elenco - Álvaro Guimarães, Luiza Maranhão e Lenicio Queiroga
Classificação - a definir
Data - 13 de outubro - sexta-feira
Filme - Beiço de Estrada
Sinopse
Uma avó e seus dois netos: Braz, e Conceição. Ambos, filhos da prostituição tentam sobreviver em condições precárias numa estrada do sertão Nordestino. Para Conceição é feita uma promessa de livrar toda a família da maldição da prostituição e para Brás é reservado o trabalho de tapar buracos da estrada. A chegada de um antigo frequentador, Meota, que cativa o coração de Conceição recriará um novo ciclo no Beiço de Estrada.
Ficha técnica
Beiço de Estrada
Brasil | 2019 | Drama | 65 min.
Direção e Roteiro - Eliézer Rolim
Elenco - Mayana Neiva, Darlene Glória, Jackson Antunes e Luana Valentim
Classificação - 16 anos
Data - 14 de outubro - sábado
Filme - O seu amor de Volta (Mesmo que ele não queira)
Sinopse
O amor perdido e a crença no poder da magia, das cartas e dos búzios para trazê-lo de volta compõem o quadro de histórias deste documentário. Para abordar esse universo, quatro personagens relatam suas desventuras amorosas e são colocados frente a frente com cartomantes e videntes que poderão apontar uma saída para suas vidas.
Ficha técnica
Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Brasil | 2019 | Comédia | 82 min.
Direção e Roteiro - Bertrand Lira
Elenco - Zezita Matos e Marcélia Cartaxo
Classificação - 16 anos
Data - 15 de outubro - domingo
Filme - Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Sinopse
Martha é uma jovem estudante universitária que mora no Porto do Capim, comunidade situada no Varadouro, ao pé do Rio Sanhauá, no centro de João Pessoa. Cuida da casa e da associação das mulheres. Casada com Tiago, ex pescador e agora trabalhador da construção civil, juntos, cuidam da pequena Ester. A vida do casal e da comunidade tomam novos rumos diante do impasse entre os moradores do Porto do Capim e a prefeitura da cidade que busca retirar a comunidade daquele local. Guardando um segredo, o casal vai aos poucos se afastando, embora exista amor e afeto entre os dois.
Ficha técnica
Aponta pra fé ou todas as músicas da minha vida
Brasil | 2020 | Drama | 71 min.
Direção e Roteiro - Kaline Almeida
Elenco: Kassandra Brandão, Jamila Facury, Eliana Figueiredo, Yasmin Witória, Bruno Goya e Rayssa Holanda
Classificação - 14 anos
Data - 16 de outubro - segunda-feira
Filme - Desvio
Sinopse
Pedro recebe o direito de uma saída temporária da cadeia para visitar a sua família que mora em Patos, interior da Paraíba. Nesse curto tempo ele irá confrontar seus antigos fantasmas e planejar os novos rumos de sua vida, enquanto descobre em Pâmela, uma prima adolescente, a mesma chama que queimava em seu peito.
Ficha técnica
Desvio
Brasil | 2019 | Drama | 95 min.
Direção e Roteiro - Arthur Lins
Elenco - Daniel Porpino e Annie Goretti
Classificação - 16 anos
Data - 17 de outubro - terça-feira
Filme - Fendas
Sinopse
Catarina é uma pesquisadora do campo da física quântica. Ela estuda os espaços sonoros escondidos nas variações de luz. Por imersão nas imagens que ela distorce, Catarina descobre um novo espectro de som, que aparentemente abre acesso para outra linha temporal.
Ficha técnica
Fendas
Brasil | 2019 | Drama | 80 min.
Direção e Roteiro - Carlos Segundo
Elenco - Roberta Rangel, Juliana Nazar e Ruston Gabriel
Classificação - 12 anos
Data - 18 de outubro - quarta-feira
Filme - O Alecrim e o Sonho
Sinopse
Filmado em Natal, capital do Rio Grande do Norte, O Alecrim e o Sonho é um drama de ficção que narra o cotidiano de Vicente, professor aposentado e viúvo, morador do bairro do Alecrim. Vicente mora sozinho e vive entre sonhos lúcidos e a realidade cruel do mundo contemporâneo. Vicente é hostilizado pelo padeiro do mercadinho que ele frequenta, mas Maria, mulher de Meia idade, que ajuda Vicente nos afazeres domésticos, também vive um drama comum no Brasil, o genocídio dos jovens negros da periferia. Maria precisa de ajuda e Vicente vai ajudá-la. Os sonhos lúcidos dão a Vicente alegrias momentâneas como encontrar sua esposa, Joana Eulália e sua mãe. A jornada de Vicente está longe do fim.
Ficha técnica
O Alecrim e o Sonho
Brasil | 2022 | Drama | 111 min.
Direção e Roteiro - Valério Fonseca
Elenco - Fernado Teixeira, Valdinéia Soriano, Zezita Matos, Zé Maria, Suzy Lopes, Alvaro Dantas, Enio Cavalcante, Daniel Porpino, Vanessa Labre, Bianca Lopes, Baixinho do pandeiro, Civone Medeiros
Participação Especial - Stepan Nercessian
Serviço
1º Festival Cinépolis do Cinema Nordestino
Período - de 12 a 18 de outubro.
Locais - Cinépolis Shopping RioMar (Fortaleza), Cinépolis Manaíra Shopping (João Pessoa), Cinépolis São Luís Shopping (São Luís) e Cinépolis Natal Shopping (Natal)
Para mais informações clique aqui
0 Comentários