Muito tem-se falado em Process Mining e seus benefícios para as empresas. Mas, muitos executivos ainda não tem a real ideia do que ele é e como pode ser utilizado nas organizações. O Process Mining é um método que aplica ciência de dados, análise de processos, mineração e tecnologia de processamento para descobrir, validar e melhorar fluxos de trabalho, por meio de logs sistêmicos para metrificar e extratificar o desempenho real de seus processos, revelando sempre os gargalos e exceções inerentes ao negócio com o objetivo de criar Insights e soluções automáticas para a resolução rápida e assertiva.
A mineração de processos se concentra em diferentes perspectivas, como fluxo de controle, organizacional, caso e tempo. Embora grande parte do trabalho em torno da mineração de processos se concentre na sequência de atividades - ou seja, fluxo de controle - as outras perspectivas também fornecem informações valiosas para as equipes de gerenciamento.
As visões organizacionais podem revelar os vários recursos dentro de um processo, como interlocutores envolvidos, e a perspectiva de tempo pode demonstrar gargalos medindo o tempo de processamento de diferentes eventos dentro de um processo.
Por que usar a mineração de processos?
Vários setores de negócios, desde pequenos estabelecimentos como uma pizzaria, até grandes corporações estão usando a mineração de processos para melhorar sua eficiência e conformidade. Além disso, o Process Mining integra diferentes áreas das organizações, possibilitando que os profissionais entendam completamente como seus principais processos de negócios são executados e identifiquem a causa raiz das ineficiências e exceções, permitindo a melhoria contínua.
Antigamente, o mapeamento de processos tinha que ser concluído por equipes de pessoas que se reuniam por vários dias para gerar Insights relativos aos processos. Em outras palavras, é um trabalho árduo e moroso.
Mas, felizmente, podemos abandonar todo aquele doloroso mapeamento de processos conduzido por pessoas. Atualmente, os algoritmos poderosos da mineração de processos e a transformação avançada de dados tornam a descoberta e otimização de seus processos rápida, orientada por dados, sem restrições.
O Process Mining é importante pois estamos na era da proatividade e não da reatividade, e fazendo uso dele é possível identificar os problemas antes mesmo de acontecerem, a previsibilidade, eliminando o eventuais erros vinculados ao processo.
Benefícios do Process Mining
- Processos de pesquisa em toda a empresa - em alta escala e baixo esforço humano;
- Concentre-se nos gargalos, desvios e processos ineficientes que devem ser repensados ou automatizados;
- Monitore continuamente os processos e meça as melhorias;
- Utilizável em qualquer setor: serviços financeiros, telecomunicações, manufatura, saúde ou bens de consumo e além;
- Analise praticamente qualquer processo em qualquer área funcional: centrais de atendimento, compra para pagamento, pedido para pagamento e muito mais;
- Simplifique a conformidade, com trilhas de auditoria completas.
O método de Process Mining é apenas uma parte da modernização das organizações, na medida que a necessidade de automação aumenta nas operações de negócios e de TI. A decisão em direção a uma maior automação deve começar com projetos pequenos e bem-sucedidos, podendo ser dimensionado e otimizado para outros processos e outras partes da organização, ou seja, os Quickwins. É importante, nessa hora, contar com Stakeholders e especialistas capazes de ajudar e potencializar a utilização a mineração de processos da maneira assertiva.
*Octávio Fernandes é CEO da Abai, multinacional espanhola de terceirização de processos de negócios (BPO) que promove a transformação digital em organizações públicas e privadas.
0 Comentários