Jean Laidlaw, uma contadora de 21 anos, foi uma heroína de guerra improvável e que mudou o curso da história, salvando milhares de vidas. Ela liderou um grupo de mulheres do Women's Royal Navy Service (WRNS), popularmente conhecido como Wrens, mas seu legado foi ignorado.
Por meio de dramatizações e entrevistas, Mulheres na Segunda Guerra (U-Boat Wargamers), nova série do History 2, resgata a história desse grupo de mulheres que teve um papel fundamental na derrota dos submarinos alemães na Segunda Guerra Mundial. Sem experiência marítima, elas demonstraram sua genialidade e levaram a Batalha do Atlântico a um ponto de inflexão.
O almirante Karl Dönitz, chefe da frota de submarinos nazistas, tem conseguido repetidamente afundar os navios mercantes da Grã-Bretanha. Seus submarinos atacam sem aviso e desaparecem imediatamente. As táticas mortais de Dönitz são intrigantes. Se a vital rota marítima transatlântica for interrompida, a Grã-Bretanha será forçada a se render e os Aliados perderão seu último ponto de apoio na Europa Ocidental. A Marinha Real deve encontrar uma maneira de derrotar Dönitz e eles apelam para o oficial da Marinha Britânica aposentado Gilbert Roberts.
Roberts recebe uma tarefa assustadora: decifrar as táticas de Dönitz e encontrar uma maneira de afundar os U-boats. Para isso, ele precisa de uma equipe, mas a Marinha não pode dispensar nenhum homem. Então ele recorre a um grupo de mulheres do Women's Royal Navy Service (WRNS), as Wrens. Com Jean Laidlaw, uma das primeiras contadoras da Grã-Bretanha, e uma pequena equipe de jovens brilhantes, Roberts encena batalhas navais e cenários de jogos de guerra em um piso de linóleo usando giz e modelos de navios de madeira.
Ao se colocarem na mente dos capitães dos U-boats, Jean e as Wrens decifram as táticas de Dönitz e viram o jogo, desenvolvendo contra-ataques para destruí-los. O trabalho deles permitiu que os Aliados superassem os U-boats e derrotassem a Alemanha nazista.
No episódio de estreia, O Comandante (The Mastermind), quando a Grã-Bretanha decide participar da 2ª Guerra Mundial contra a Alemanha, a Marinha Real Britânica busca desesperadamente uma maneira de afundar os submarinos alemães para impedir que obstruam suas rotas marítimas transatlânticas mais importantes. Mas o desafio é como conseguirão deter os "tubarões de Hitler".
0 Comentários