Contos para aqueles que estão exaustos com o imediatismo do cotidiano


O livro Um Olhar Para Além do Cotidiano atravessa assuntos como o medo do envelhecimento, a relação dos idosos com a tecnologia e a busca pela reconexão com a essência do ser

Em Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos e Outros Que Tais, a escritora e poeta Irene Genecco utiliza situações aparentemente banais para refletir sobre os efeitos do tempo, o medo do envelhecimento, as relações familiares e as dificuldades de acompanhar todas as mudanças tecnológicas e sociais. Com 20 histórias e com sugestões de músicas que agregam às emoções da leitura, ela conversa com os leitores em busca de se distanciarem de uma realidade exaustiva, competitiva e acelerada.

A obra mistura contos e crônicas ao percorrer enredos reais e também de pura ficção. Em Me adiciona no MSN (de novo!), uma mulher mais velha inicia diálogos com um homem em um aplicativo, mas faltam nela vários conhecimentos sobre os relacionamentos virtuais. Já Relativizando aborda os preconceitos com a idade, principalmente, da mulher e levanta reflexões sobre como essa situação está relacionada ao capitalismo.

"Vê-se, no presente, mulheres que se apavoram ao chegarem aos 30 anos, sem terem suas vidas direcionadas ainda. É aí que se manifestam também os primeiros sinais de decadência do viço físico. Envelhecer torna-se sinônimo de decrepitude, e todos seus sinônimos lembram falência. Sabedoria e maturidade não despertam cobiça em ninguém. Onde a sabedoria alimentaria o viço do imediatismo ou da competição?", Um olhar para além do cotidiano, pág. 56.

Entre as narrativas fantásticas, Irene Genecco utiliza elementos oníricos, espirituais e metafísicos para tratar sobre assuntos que se relacionam com os conflitos da existência humana. Concepção apresenta aos leitores a fecundação de uma mulher por meio da poeira cósmica. O Pesadelo de Lolita, por outro lado, adentra nos pesadelos de uma adolescente adotada, que já não sabe mais diferenciar o mundo real do imaginário.

Os textos atravessam temas distintos, mas se conectam por meio de protagonistas que tentam encontrar a si mesmos em meio a um contexto de rápidas mudanças. Os personagens aparecem quase em descompasso com a sociedade: procuram a conexão profunda com a própria essência e com a liberdade mesmo que o mundo exija pressa e superficialidade.

Sobre a autora

Foto - Divulgação

Graduada em Pedagogia e pós-graduada em Educação e Formação na Universidade de Alveiro, em Portugal, Irene Genecco é aposentada e dedica-se integralmente à literatura. Nascida no Rio Grande do Sul, ela tem três livros publicados: “Inquietude” (2008), No mundo da Ficção, só que não (2022) e Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos e Outros Que Tais (2023). Também teve contos e poemas selecionados para várias coletâneas. Na internet, mantém o blog Além da Margem do Mundo, em que escreve textos sobre educação, filosofia, metafísica, paixões e outras questões inerentes à vida humana.

Ficha técnica
Um Olhar Para Além do Cotidiano: Contos Urbanos e Outros Que Tais
Autora - Irene Genecco
Editora - Appris
Páginas - 105
Preço - R$ 42,00 (e-book) e R$ 37,80 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários