Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe apresentação gratuita do espetáculo MANOfestAÇÃO

Foto - Pablo Araripe

Indicado ao Prêmio APCA Dança 2022 na categoria Melhor Elenco de Dança, o espetáculo é inspirado nas festas de rua que deram origem à cultura hip-hop

No sábado, dia 11 de fevereiro, às 18h, com entrada gratuita, o grupo Unity Warriors - que tem como fundador o bailarino Igor Souza - apresenta MANOfestAÇÃO” na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Indicado na edição 2022 do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Melhor Elenco de Dança, o espetáculo celebra a cultura hip-hop e reflete sobre questões sociais urgentes, como a desigualdade e o racismo.

MANOfestAÇÃO é um manifesto por meio da dança breaking, inspirado nas Block Parties, as originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que encontraram na dança um refúgio e espaço de protesto.

De acordo com Vinicios Silva, diretor artístico, MANOfestAÇÃO traz à tona aquilo que nos aprisiona, buscando (re)apresentar artisticamente a desigualdade social, o racismo estrutural que molda o imaginário social e atravessa nosso fazer, enquanto cidadãos e artistas periféricos, que no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis continuam (re)existindo.

A ação integra o projeto Eu e Vocês, Somos Nós? do Grupo Unity Warriors, contemplado no edital ProAC 46/2022 - Cidadania Cultural - Produção e Realização de Projeto Cultural ou Manutenção de Corpo Artístico em Favelas e Periferias. O projeto prevê ainda a circulação do espetáculo MANOfestAÇÃO com apresentações e bate-papos abertos ao público na cidade de São Paulo e outras três cidades do estado. A criação de um espetáculo inédito e sua circulação por São Paulo e outras cidades, e a realização da Residência Artística Unity Class, uma vivência prática com a dança breaking, que proporcionará um espaço de encontro, de pesquisa e estudos, de acordo com a experiência e processo de criação da Unity Warriors.

Sobre a Unity Warriors

O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do mundo. O grupo surgiu em 2015, a partir da união de jovens da periferia de Perus e São Miguel Paulista, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop por meio do breaking. Desde então, o grupo participa de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, The king Of The Night (SP), Boom Breakin” Festival de dança breaking de Barueri (SP), Fast Battle 2016 (MG), The Killers Jova Battle na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no Brasil super Battle, em Brasília (DF).

Sinopse

Foto - Pablo Araripe

Um manifesto por meio da dança breaking, inspirado nas Block Parties, originais festas de rua da cultura hip-hop que, em meio ao descanso e o caos, eram pontos de encontro entre jovens que buscavam na dança um refúgio e espaço de protesto. MANOfestAÇÃO trás a tona aquilo que “aprisiona” tantas pessoas periféricas que, no meio de tantas adversidades, barreiras invisíveis e visíveis, continuam (re)existindo.

Ficha técnica
MANOfestAÇÃO
Direção Artística - Vinicios Silva
Intérpretes-Criadores - Hebrom Rodrigues, Gabriel Oliveira, Gilson Silva, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva
Trilha Sonora - Tulio Crepaldi
Figurino - Unity Warriors
Técnico de Som - Elias Soares
Técnico de Luz - Rafael Oliveira
Fotografias - Pablo Araripe
Designer Gráfico - Lucas Reis
Assessoria de Imprensa - Luciana Gandelini
Produção - Junior Cecon

Serviço
Espetáculo MANOfestAÇÃO com Unity Warriors
Data - 11 de fevereiro - sábado
Horário - 18h
Duração - 40 minutos
Local - Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Grátis
Classificação - livre

Postar um comentário

0 Comentários