Musical Conferência dos Monstros estreia no Teatro Procópio Ferreira

Foto - Caio-Galucci

Com criação original de Gustavo Nunes, texto de Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes, direção artística de Carla Candiotto, musical entra em cartaz em São Paulo dia 18 de junho

Apresentado pelo Ministério do Turismo e pela Volkswagen Financial Services, com estreia marcada para 18 de junho no Teatro Procópio Ferreira, onde cumpre temporada até 14 de agosto, aos sábados e domingos, a nova produção da Turbilhão de Ideias é destinada a crianças e famílias. Lúdico e divertido, Conferência dos Monstros - O Musical vai levar o público para o centro da Terra, habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: os monstros.

Com criação original de Gustavo Nunes, texto de Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes, direção artística de Carla Candiotto, o espetáculo inédito entra na bagagem da Turbilhão de Ideias no segmento dos infantojuvenis, que já conta com O Menino que Vendia Palavras (2013), com Du Moscovis e Pablo Sanábio, que esteve em cartaz por mais de três anos e recebeu o Prêmio APCA; e O Jardim Secreto, baseado no filme homônimo, com Camilla Amado.

Gustavo Nunes tem histórico de idealizador de projetos. O produtor costuma pensar na temática e nos personagens para em seguida encomendar o texto. Foi assim com Cássia Eller, o Musical, Simples Assim, Rio Mais Brasil - o musical e Céu Estrelado - o musical, que ainda não estreou. No caso de Conferência dos Monstros, Nunes resolveu ir mais a fundo, realizando a criação dos personagens, do enredo, do mundo onde eles habitam. “Fui me envolvendo e quando vi havia criado todo o universo dos monstros”.

A partir de então, convidou o autor e roteirista Pedro Henrique Lopes (Rauzito Beleza - Raul Seixas para Crianças, de 2019, melhor espetáculo infantil no Prêmio Música Rio; Tropicalinha - Caetano e Gil para Crianças, 2018; e Bituca - Milton Nascimento para Crianças, 2017, melhor roteiro no Prêmio Botequim Cultural, entre vários outros) para estruturar o texto teatral. Fazer parte da criação do texto teatral foi bastante espontâneo e natural. “Já alimentava a ideia de criar conteúdo infantil. Era um desejo entrar nessa área e desenvolver um projeto teatral para outras mídias também”, revela Gustavo.

Em seguida, o convite foi feito à diretora Carla Candiotto - Prêmio Governador do Estado, em 2015, pelo conjunto da sua obra e vários prêmios APCA e Coca-Cola FEMSA de melhor direção, melhor atuação e melhor texto adaptado. Entre seus espetáculos, destaque para Aladdin, o Musical, 2019; Que Monstro te Mordeu?, 2018; A Casa de Brinquedos , 2019, e A Canção dos Direitos da Criança, 2015, ambos com músicas de Toquinho. Feliz em se juntar à equipe de criativos, Carla Candiotto adianta que “o nosso herói é um monstro adolescente, bem pequenininho, que descobre sua especialidade - habilidade importante no seu mundo - por meio de uma aventura para salvar seus pais e também o mundo dos monstros”.

Gustavo comenta sobre a responsabilidade ao trabalhar com o público infantojuvenil. “É muito importante levar conteúdo elaborado e de qualidade a pessoas nessa faixa etária, em formação escolar. É preciso ter critério para encantar a criança e fazer com que ela queira voltar ao teatro”. De acordo com ele, a proposta da peça é que “as crianças vivam essa magia, entrem nesse universo dos monstros, sem perder a emoção e a humanidade, que é o que nos aproxima”.

No processo de escrita, Pedro Henrique Lopes trabalhou junto ao idealizador do projeto, Gustavo, que já tinha em mente o universo dos monstros. “Minha função foi encontrar a dramaturgia para os personagens, a história, como costurar todos os personagens e quais eram os conflitos que enfrentariam”, detalha.

Sinopse

O Centro da Terra é habitado por criaturas sensíveis, alegres e extremamente musicais, que a humanidade ainda desconhece: os monstros! Tudo corria bem nesse harmonioso universo, até o surgimento de um terrível vilão chamado “Nada”. Sua força devastadora rapidamente atinge milhares de monstros, obrigando especialistas de todo o mundo subterrâneo a se reunirem para a Conferência do Monstros, que acontecerá na misteriosa Monstrosília. O herói da nossa jornada é Monstrildo, um atrapalhado e divertido adolemonstro de 1.200 anos de idade. Junto de sua família e dos Monstro-Especialistas, ele vai vivenciar muitas aventuras para organizar a Conferência e compreender que somente a união de diferentes povos e especialidades consegue combater o mal.

Ficha técnica
Conferência dos Monstros - O Musical
Criação Original - Gustavo Nunes
Texto - Pedro Henrique Lopes e Gustavo Nunes
Direção Artística - Carla Candiotto
Elenco - Allira (Buckin), Bel Nobre (Bourguinhon), Eduardo Leão (Carimbomonstro), João Bio (Monstrildo), Laura Binder (Sopranilza), Leandro Massaferri (Pablito), Martina Blink (Sarcófaga) e Rodrigo Fernando (Lucky)
Direção Musical - Tony Lucchesi
Cenografia e Figurino - Clívia e José Cohen
Visagismo - Anderson Bueno
Figurinista Assistente - Lucila Belcic
Iluminação - Wagner Freire
Coordenação de Produção - Diogo Gallind
Design - Julliana Della Costa
Assessoria de Imprensa - Fernanda Teixeira e Macida Joachim | Arteplural
Uma produção original - Turbilhão de ideias
Apresentado por Volkswagen Financial Services

Serviço
Conferência dos Monstros - O Musical
Temporada - de 18 de junho a 14 de agosto - sábados e domingos
Horário - 15h
Duração - 100 minutos
Local - Teatro Procópio Ferreira
Endereço - Rua Augusta, 2823 - Cerqueira César - São Paulo
Ingressos - de R$ 25,00 a R$ 90,00
Classificação - recomendado para maiores de 4 anos
Para mais informações ou comprar ingressos clique aqui

Postar um comentário

0 Comentários