Há justificativa para um pai matar a própria filha?


Inspirado em um crime ocorrido em 2008, o livro A interminável morte do Breve Baroni narra assassinato de uma menina de 10 anos na zona norte de São Paulo

O histórico problemático que a família Baroni carregou por anos ganha nova força com um assassinato: Baroni Jr. foi acusado de matar a própria filha. A investigação desse caso ficcional é exposta na obra A interminável morte do Breve Baroni, lançamento do escritor Artur Maia.

Inspirado em um crime ocorrido em 2008 na zona norte de São Paulo, o autor relata a morte de uma menina de 10 anos, assassinada pelo próprio pai, um advogado de sucesso. Dividido em 26 capítulos, o romance policial é narrado em primeira pessoa por um delegado fictício que, enquanto busca respostas para o terrível caso, se aproxima de um passado de traições, rivalidade, abusos e falta de afetividade parental.

"Minha cabeça sussurrava hipóteses mil, um acidente doméstico, uma brincadeirinha entre pai e filha terminada em tragédia, uma...um...sei lá, coisas pavorosas passavam pela minha cabeça e eu, com o estômago acostumado aos mais torpes crimes, instintivamente fechava minha mente ao imaginar aquele sujeito classe média alta travestido de monstro ficcional", A interminável morte do Breve Baroni, pág. 11.

Ao se envolver com o caso, o delegado desenha o perfil de uma específica classe média paulistana, com um DNA fascista, racista e homofóbico. Mais que denunciar transgressões hediondas cometidas por pais, a obra é uma crítica social à hipocrisia de classes médias não dominantes e às consequências preconceituosas que perpetuam na sociedade contemporânea.

Autor do livro “A Primeira Morte e outros contos”, que também retrata cenários de perda, luto e divisão de classes, Artur Maia recebeu Menção Honrosa no 23º Concurso de Contos Paulo Leminski, em 2012, na Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, com o conto “Natal, de Novo Natal”.

Sobre o autor

Foto - Divulgação

Artur Maia nasceu em 1965 na cidade de Santo André (SP). É escritor, consultor de seguros, ariano e corintiano. Passou a infância, a adolescência e parte da vida adulta na Zona Leste da cidade de Sã Paulo, onde colheu boa parte do material que utilizaria para escrever ficção.

Ficha técnica
A interminável morte do Breve Baroni
Autor - Artur Maia
Editora - Viseu
Páginas - 116
Preço - R$ 9,90 (e-book) e R$ 44,99 (impresso)
Para mais informações ou comprar o e-book clique aqui e o livro impresso aqui

Postar um comentário

0 Comentários