Exposição Oculus apresenta pinturas em dimensões gigantes com proposta atemporal falando do ser humano

Foto - Divulgação

Com curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez, a artista 
Albertina Prates traz em suas telas sensualidade, paixão e questionamentos

A artista plástica Albertina Prates abre a exposição Oculus, onde apresenta pinturas em dimensões gigantes, onde sua proposta é atemporal, pois fala do ser humano - homens, mulheres e crianças, em sua humanidade. Na composição das obras, o nu é o ponto de partida e a vestimenta indica o tempo, produzindo pensamentos e criando perturbações, levando o espectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferência sobre outros seres vivos no planeta. A mostra, que estará exposta no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro, tem curadoria de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez. e poderá ser visitada até o dia 09 de julho, nas salas A, 1 e 2 do terceiro andar.

Foto - Divulgação

"Albertina Prates apresenta pinturas para além de uma produção estética, suas obras podem ser consideradas como ato de produzir pensamento, demandar uma perturbação, um ruído, uma fissura. Albertina leva o espectador a estabelecer uma relação entre a natureza, a vida humana e sua interferência sobre os outros seres vivos no planeta.

Foto - Divulgação

As figuras de arquétipos mitológicos transitam no campo conceitual. E, antagonicamente, num plano mais contemporâneo, na linguagem que constituiu o humano, reverberando as pesquisas de manipulação genética que se oferecem como um fio condutor ao estranhamento... a de que os seres humanos se estimulam a serem co-criadores com Deus. E, nessa travessia, a artista propõe reflexões às circunstâncias que resguardam os elos entre a terra e o homem - o homem, o céu e seu Deus. Sua poética se dá da obra para o planeta com sua fauna e flora, e a referência é o fazer humano, onde se reconhece sua solidão indômita, sua força atávica, sua fragilidade e sua necessidade nata de conexão com o Divino", definem os curadores.

Sobre a artista

Foto - Reprodução/Site Tartaglia Arte 

Nascida em Criciúma (SC), Albertina Prates trabalha e mora em Florianópolis (SC) desde 1975. “Na composição de minhas obras, o nu é o ponto de partida - a vestimenta indica o tempo e a minha proposta é o atemporal, pois falo do 'Ser - Humano': homens, mulheres, crianças e sua humanidade", explica a artista. Admira William Blake, Lucian Freud e Francis Bacon. Formou-se em Artes plásticas - UDESC. Pós-graduada em Gerontologia - UFSC e em Artes Visuais Contemporâneas - UDESC. Foi apresentadora do Variedades, Jornal do Almoço - TV RBS. Atuou no cinema e no teatro como atriz, cantora, figurinista e direção artística. Nas escolas de samba, como Carnavalesca, criando enredos, figurinos, carros e alegorias. Ilustrou livros de Odir Nascimento e Vilson Francisco de Farias. Criou o selo de emissão especial “Área de proteção Ambiental da Baleia Franca”. Criou cartões telefônicos - Brasil Telecom - Edição Colecionador. Participou de Salões de Artes Contemporânea em Blumenau e Itajaí (SC). Criou grandes painéis em mosaico e em pintura acrílica em importantes obras públicas de Santa Catarina. Tem pinturas espalhadas pelo Brasil e Europa em coleções particulares. Participa de exposições coletivas e individuais desde 1973. Para mais informações sobre a artista clique aqui.

Ficha técnica
Exposição Oculus
Artista - Albertina Prates
Curadoria - Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez
Assessoria de Imprensa - Paula Ramagem
Realização - Tartaglia Arte (clique aqui)
Apoio - Consolato Onorario Italiano - Florianópolis (SC), CIB-SC, Centro Cultural Correios, Paula Ramagem Comunucação e Ministério das Comunicações | Pátria Amada Brasil

Serviço
Exposição Oculus
Período - até 09 de julho
Horário - de segunda a sábado, das 12h às 19h
Local - Centro Cultural Correios RJ - 3º andar - Salões A, 1 e 2
Endereço - Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Classificação - livre
Mais informações 21 2253-1580 e pelo e-mail aqui

Postar um comentário

0 Comentários