Plataforma digital ensina arte como forma de desacelerar a mente

Foto - Divulgação

Com aulas de pintura em aquarela, portal ajuda pessoas de várias idades a fugir da pressa e da ansiedade

Até março deste ano, a funcionária pública da prefeitura de Ribeirão Preto Adalgisa Medeiros, nunca tinha mexido em um punhado de tintas. Até que, por meio de um workshop, começou a praticar a pintura em aquarela e veio a vontade de fazer deste um momento de meditação e reconexão consigo mesma. Quando ela resolveu comprar o material e fazer o curso do Portal Fluir, estava numa incessante busca de cura emocional - em um processo de acreditar que era possível pintar - e foi por meio da aquarela que se fortaleceu.

“Comecei com um pinguinho de tinta na folha branca do papel, ainda acreditando que era muito difícil, mas aos poucos a minha vida foi sendo impactada a ponto de me desligar da agitação do dia. Hoje até me atrevo em trabalhos mais elaborados”, conta.

Apesar da distância geográfica, a história de Adalgisa se entrelaça com a da comerciante Patrícia Pereira Lima, que vive em Sete Lagoas, Minas Gerais. “Busco a aquarela e as aulas do Portal Fluir porque me ajudam a lidar com a ansiedade pela meditação plena. A atenção no momento da pintura com aquarela me permite diminuir os pensamentos acelerados que tenho”, explica a comerciante.

O boom de diagnósticos de ansiedade e depressão, especificamente depois do isolamento social e surto de Covid-19, estão entre os fatores que têm levado as pessoas a buscar ajuda para lidar com sentimentos e emoções. “Pintar me devolve o fôlego que o estresse me rouba durante o dia corrido”, enfatiza Patrícia.

O Portal Fluir foi idealizado pelo designer e artista Marco Lúcius, carinhosamente chamado de Markito pelos seguidores, que disponibiliza vídeos ao vivo na internet, com técnicas para conectar a pintura em aquarela e as emoções. Com aulas gratuitas e também um plano de assinaturas, a plataforma ajuda pessoas de várias idades, profissões e regiões do país a se desvencilhar da pressa e, com isso, superar a ansiedade e as crenças que costumam limitar o aprendizado, inclusive da arte.

“A maioria das pessoas se cobra muito, tanto na vida quanto na arte. Os alunos chegam preocupados em pintar uma obra-prima, isso gera um peso enorme e é um paralelo com o que fazemos com tudo na vida. Essencialmente, pintar pode ser leve e trazer uma imensa alegria. Eu os ensino a ver as cores fluindo sobre o papel, se misturando com a água, sem ter medo de borrar, de errar no tom, de sair diferente do esperado. A gente precisa trocar esse medo pela contemplação, pelo acolhimento, pelo prazer do processo - mesmo quando as coisas não saem como esperamos. Por isso chamo de Aquarela Zen”, explica Markito.

Nunca foi tão acessível aprender a pintar

O designer e artista Marco Lúcius (Markito). Foto - Divulgação

A pandemia acelerou a possibilidade de aprendizado de uma multiplicidade de técnicas para milhares de pessoas. Nos últimos dois anos, artistas como Markito do Portal Fluir se lançaram pelo digital avançando as fronteiras geográficas e as crenças limitantes que muitas pessoas carregam.

A Patrícia, por exemplo, conta que teve uma infância regrada, de poucos recursos e nunca pode ter mais do que os kits de lápis de cor solicitados na escola. “A aquarela era um sonho que realizei somente depois dos 41 anos. Conheci o Markito e ele me incentivou a pintar”, reitera.

Além da oportunidade de desenvolver e expandir negócios, atividades manuais e de estímulo à criatividade, a pintura em aquarela funciona como aliada no combate aos males do século, como depressão, ansiedade, exaustão, dores físicas e emocionais, de um modo geral.

Mas Markito alerta: nenhum conteúdo ou prática dessa natureza deve ser considerada aconselhamento médico ou psicológico. "Antes de mais nada, é importante frisar que qualquer sintoma relacionado à saúde mental deve ser comunicado e acompanhado por um profissional da saúde, especializado na área. A arte e a prática da atenção plena entram como apoio nesse processo, seja para quem está em tratamento ou apenas sinta necessidade de desacelerar e ter momentos de uma conexão mais interna". Para mais informações e conhecer o Portal Fluir clique aqui.

Postar um comentário

0 Comentários