Grupo Ser de Teatro estreia a peça No Fim, Viveremos!

Foto - Thiago Lopes

Espetáculo aborda um dos períodos mais tristes da nossa história recente: a Segunda Guerra Mundial e o auge do regime nazista. 
Apresentações acontecem na Confraria da Paixão, e a estreia é dia 04 de junho

Estreia no dia 04 de junho, na Confraria da Paixão, o espetáculo No Fim, Viveremos! do Grupo Ser de Teatro, com direção de Fernanda Faran e no elenco Fabio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira, Shirlei Souza e Erica Alves, que também assina a autoria da peça. O espetáculo foi contemplado no Edital de Fomento a Projetos Culturais Descentralizados de Múltiplas Linguagens da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

No Fim, Viveremos! se passa em um dos períodos mais tristes da nossa história recente, durante a Segunda Guerra Mundial e o auge do regime nazista. Nesse contexto, está inserido a vida de duas irmãs judias que vivem escondidas em um sótão, na esperança de sobreviverem quando a guerra acabar. O som do rádio e as notícias que leem nos jornais tornam os dias mais frios e cinzentos. A chegada inesperada de alguém traz à tona incertezas e temores de uma guerra que antes acontecia fora das quatro paredes, mas que agora está em todo lugar.

Foto - Thiago Lopes

Um dos principais pontos abordados na peça é protagonismo feminino durante a Segunda Guerra Mundial. O espetáculo foi desenvolvido com o intuito de dar visibilidade e fomentar o debate sobre as mulheres que resistiram ao regime nazista, além de apontar a existência de personagens negras, pouco referenciadas durante esse período histórico.

A dramaturgia é a primeira peça que parte de uma trilogia de texto intitulada Mulheres no Holocausto, escrita por Erica Alves, entre 2017 e 2019, e finalizada após um longo período de pesquisas sobre a vida de mulheres na época da Segunda Guerra Mundial, especialmente daquelas que viveram em situação de esconderijo. A perspectiva feminina sobre o holocausto e as violências específicas de gênero ocorridas naquela época atraíram a curiosidade e nortearam os estudos de Erica. A presença do feminino em seus textos ocorre de uma percepção que teve sobre a falta de relatos vividos por mulheres durante esse período histórico.

A diretora Fernanda Faran destaca três fatores relevantes da montagem de No Fim, Viveremos!: “primeiramente a importância de dirigir um texto inédito de uma dramaturga jovem e brasileira. Em segundo, pelo texto ser fruto de pesquisa desse grupo feminino cujo tema é a mulher em situação de holocausto. E por último, dar corpo e movimento a essas personagens que por mais que a história seja ficção não significa que elas nunca existiram”.

Ficha técnica
No Fim, Viveremos!
Texto - Erica Alves
Direção - Fernanda Faran
Elenco - Erica Alves, Fábio Dantas, Guilherme Barros, Renata Maria Nogueira e Shirlei Souza
Desenho de Luz - Renato Barroso
Assistente de Direção - Levi Corrêa
Direção de Produção - Shirlei Souza
Assistente de Produção - Renata Maria Nogueira
Visagismo - Louise Helene
Figurino - Caroline Donato
Cenografia - Gabriela Gatti
Designer Gráfico - André Kitagawa
Fotos - Thiago Lopes
Assistente de Fotografia - Gustavo Gonçalves
Operador de Luz - Renato Barroso
Operador de Som - Levi Corrêa
Assessoria de Imprensa - Fabio Camara
Mídias Sociais - Kyra Piscitelli
Videomaker - Nara Ferriani
Contrarregra - Paulo Lopes
Idealização - Grupo Ser de Teatro

Serviço
No Fim, Viveremos!
Temporada - de 04 a 25 de junho
Horário - sábados, às 20h
Duração - 90 minutos
Local - Confraria da Paixão
Endereço - Rua Lopes Oliveira, 585 - Barra Funda - São Paulo
Capacidade - 30 lugares
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Venda de ingressos online aqui
Classificação - 16 anos
Mais informações 11 96374 5125 e no site aqui

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Já vi uma peça desse grupo, muito bom. Vou tentar ir nesse também

    ResponderExcluir