Suzanne Blanche Daveau Ribeiro (Paris, 13 de julho de 1925), mais conhecida por Suzanne Daveau, é uma geógrafa franco-portuguesa com uma extensa obra publicada sobre a geografia de Portugal e sobre temas de climatologia. É sócia correspondente da Academia das Ciências de Lisboa desde 17 de fevereiro de 1998.
"Não há ciência, nem progressão do pensamento sem amor, sem paixão, sem identificação, mesmo quando nos concentramos em coisas aparentemente desprovidas de vida, como a evolução de uma ladeira ou a gênese de um aguaceiro. Aplicar uma técnica com pura objetividade, mas sem certeza você poderia descobrir algo novo a menos que o pesquisador estivesse totalmente envolvido no tópico que ele estava tentando investigar", avalia a geógrafa.
Suzanne Daveau traça o perfil de uma mulher aventureira que atravessa o século 20, até os dias atuais, guiada por sua paixão pela geografia investigativa. O filme circula entre os inúmeros espaços-mundo percorridos pela geografia e os espaços-casa reservados que acolheram sua vida privada.
Sobre a Diretora
Luísa Homem, formada em Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa, especializando-se na variante de Cinema. Durante o período acadêmico, colaborou com o Laboratório de Criação Cinematográfica, onde realizou a instalação Obsessões A Vulso, e dois documentários para o Departamento de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian sobre exposições de artistas, Pintura S/Título (Antonio Sena) e Short Story (Daniel Blaufuks).
Frequentou o Curso de Realização de Documentários dos Ateliers Varan, no âmbito do Programa de Criatividade e Criação Artística, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, onde realizou o documentário Cartas de Cabo Ruivo. Em 2006, cria a produtora Filmes com Pedro Pinho e Maria Mire. Participou na produção, operação de câmara e montagem do documentário Bab Sebta, realizado por Pedro Pinho e Frederico Lobo, e na montagem de vários Filmes.
Sinopse
O documentário retrata a vida de Suzanne Daveau, uma geógrafa e aventureira francesa que nasceu em 1925. Além de fotos de arquivo, a diretora Luísa Homem divulga vários vídeos caseiros gravados por Suzanne, onde narra o que passou e presenciou: os tempos de estudante durante a Segunda Guerra Mundial, as pesquisas de campo que realizou na África e em Portugal, sua família, seus amores, seu feminismo e seus fascínios sobre os tempos modernos e o mundo ao seu redor.
Assista ao trailer:
Ficha técnica
Suzanne Daveau
Portugal | 2019 | Documentário | 119 min.
Direção - Luisa Homem S.8
Fotografia - Luisa Homem
Fotografias - Suzanne Daveau e Orlando Ribeiro
Som - Giorgio Gristina, Mónica Baptista, Avelino Santollala e Luisa Homem
Edição - Luisa Homem e Luís Miguel Correia
Editor de Som e Mixer - Paulo Abelho e Avelino Santollala
Coordenação Musical - Avelino Santollala
Correção de Cor - Paulo Américo
Gráficos - Dayana Lucas
Gerente de Produção - João Gusmão e Luisa Homem
Coordenação de Pós-Produção - João Gusmão e Marta Lemos
Produtores - João Matos, Leonor Noivo, Luisa Homem, Pedro Pinho, Susana Nobre e Tiago Hespanha
Produção - Terratreme Filmes
Distribuição Terratreme Filmes - Pedro Peralta e Gustavo Scofano
Distribuição Bretz Filmes - Luiz Ernesto Bretz
Apoio - CEG - Centro de Estudos Geográficos, IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, FCG - Fundação Calouste Gulbenkian, CML - Câmara Municipal de Lisboa, ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, Biblioteca Municipal José Baptista Martins e Cinemateca Portuguesa
0 Comentários