Coração de Neon conquista premiação máxima no WorlFest Houston

Da esquerda para a direita: Hunter Todd, dono do WorldFest Houston, e Lucas Estevan Soares, produtor do filme. Foto - Divulgação/IHC

Longa é a primeira produção do cinema nacional feita com a tecnologia de som imersivo Dolby Atmos 9.1, uma evolução do surround

O longa-metragem curitibano Coração de Neon já desembarcou no Texas (EUA), na semana passada, concorrendo a um Remi Award. Mas a grande surpresa veio na noite de sábado, dia 23 de abril, quando o filme conquistou a mais alta premiação do 55º WorldFest Houston, realizado no Cinemark Memorial City, em Houston, no estado do Texas (EUA). Os produtores Lucas Estevan Soares e Rhaissa Gonçalves receberam o troféu Remi Special Jury Award (Prêmio Especial do Júri), diretamente do dono do festival, Hunter Todd.

O festival anual, que já revelou nomes como Steven Spielberg e Ang Lee, tem a vocação de revelar e validar a excelência criativa na produção independente de de filmes de longa-metragem, documentários e curtas-metragens. E Coração de Neon atravessou as diversas etapas de classificação.

Em 2022, o WorldFest recebeu quase 5 mil inscrições, de produções vindas do mundo todo. Pouco menos de 80 longas-metragens e cerca de 130 curtas foram selecionados para exibição aos jurados e público em geral. As melhores produções concorrem à premiação Remi, na seguinte ordem decrescente, que depende da pontuação dada pelos jurados:

  • The Grand Remi Statuette, the Best of Show
  • The Remi Special Jury Award
  • The Remi Platinum Jury Award
  • The Remi Gold Jury Award
  • The Remi Silver Jury Award
  • The Remi Bronze Jury Award
  • The WorldFest Liftoff Prize for use of NASA footage

Remi Award é uma referência e homenagem a Frederic Remington, que foi pintor, ilustrador, escultor e escritor americano especializado em representações do Velho Oeste americano.

Primeiro com Dolby Atmos

Coração de Neon traz um marco histórico para o cinema nacional. É o primeiro filme brasileiro a ter a tecnologia de som imersivo Dolby Atmos 9.1. O Brasil já tem cerca de 40 salas de cinemas preparadas com a tecnologia. No entanto, apenas filmes estrangeiros exibidos no país tinham o som imersivo Dolby Atmos.

O surround leva o som de forma horizontal ao espectador. Já o Dolby Atmos é uma evolução do surround, pois coloca o espectador dentro de um “bolha”, com o som vindo de absolutamente todos os lados da sala de cinema. Se o filme tem um objeto caindo ao chão, por exemplo, o som virá do chão do cinema. Se o barulho é de um avião no céu, o som virá do teto da sala. Assim, o espectador sente como se estivesse dentro da cena, lado a lado com os personagens, trazendo mais emoção e realismo a quem assiste.

De malas prontas

O WorldFest Houston iniciou na quarta-feira, dia 20, e seu encerramento aconteceu neste domingo, dia 24 de abril. Agora, com o troféu em mãos, os produtores Lucas e Rhaissa levam o filme para o 24º Festival Internacional de Cinema RiverRun, que iniciou no dia 21 e vai até 30 de abril em Winston-Salem, no estado da Carolina do Norte (EUA). Ainda estão previstas participações no Marché du Film, no Festival de Cannes, na França; no Carmarthen Bay Film Festival, no País de Gales; em São Francisco, no Vale do Silício; no Festival Cinequest; no Festival Lift-Off, em Tóquio; entre outros festivais internacionais.

Coração de Neon tem estreia prevista no Brasil em dezembro. Assista ao trailer:


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