![]() |
Cena do espetáculo Crocodilo Embaixo da Cama. Foto - Fábio Vera Cruz |
Comemorando o Dia Internacional da Dança (29 de abril), a Companhia de Danças de Diadema apresenta dois espetáculos de seu repertório, no Teatro Clara Nunes - Centro Cultural Diadema: o infantil Crocodilo Embaixo da Cama e SCinestesia. Os ingressos são gratuitos com distribuição no local, 30 minutos antes das sessões. Após cada apresentação, os integrantes participam de bate-papo com o público.
Ainda no dia 29 de abril, acontece o evento do Múltipla Cias de Dança SP - movimento unificado das companhias de dança do Estado - que realiza ações simultâneas em várias cidades em comemoração o Dia Internacional da Dança. Em Diadema, a programação traz a performance Espectro de Nós (Grupo Divinadança de São Paulo), no saguão do Teatro Clara Nunes, e abertura no palco com a Companhia de Danças de Diadema e o trabalho 1+ Um (de Henrique Rodovalho).
Na sequência, outras produções locais: Vozes da Dor (de Penélope Hartvite, com a Cia. de Dança NR) e Riso Triste (com coreografia e interpretação de Arlene Ramos). O paulistano Divinadança encerra o evento com Porto Inseguro (de Andrea Pivatto) e Estranho Lugar (de Igor Vieira). A Companhia de Danças de Diadema - que comemora seu 27º aniversário em 1º de maio de 2022 - tem apoio da Prefeitura do Município de Diadema, Secretaria de Cultura de Diadema e Associação Projeto Brasileiro de Dança.
Crocodilo Embaixo da Cama
![]() |
Foto - Fábio Vera Cruz |
Com coreografia de Clébio Oliveira e direção geral de Ana Bottosso, o espetáculo foi concebido em 2021, durante a pandemia. Pela ótica infantil, Crocodilo Embaixo da Cama é uma viagem poética sobre o nosso tempo, sobre a pandemia, sobre nossas condições mentais que, diante de algo desconhecido, pode desencadear monstros, sejamos crianças ou adultos. O enredo explora o imaginário infantil, repleto de bichos, fantasmas e monstros que provocam medo a qualquer hora do dia, principalmente na hora de dormir. Medos e fobias fazem parte do desenvolvimento da criança, da descoberta do mundo, do discernimento real e fantasia, mas o que acontece quando esse imaginário é afetado por uma pandemia assustadora? Como seria enxergar o mundo atual pela ótica infantil? Como fica o estado mental da criança nesse momento? Quais as reflexões, expressões e reações da criança ao se defrontar com o desconhecido?
Confira abaixo ao teaser do espetáculo:
Ficha técnica
Crocodilo Embaixo da Cama
Direção Geral - Ana Bottosso
Criação Coreográfica, Pesquisa de Material Cênico - Clébio Oliveira
Bailarinos Criadores - Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves
Ligth Designer - Mirella Brandi
Música Original - Matresanch
Concepção e Confecção de Figurino - Salomé Abdala
Assistência de Confecção de Figurino - Felipe Lemos
Assistente de Direção e Produção Administrativa - Ton Carbones
Assistência de Coreografia - Carolini Piovani
Assistência de Ensaio - Zezinho Alves
Aderecistas - Marcos Sanchez e Patrícia Lopes
Técnico de Luz - Luan Vinícius
Professores de Dança Clássica - Márcio Rongetti e Paulo Vinícius
Professor de Dança Moderna - Reinaldo Soares
Professores de Dança Contemporânea - Ana Bottosso e Ton Carbones
Condicionamento Físico - Carolini Piovani
Orientação de Yoga - Daniele Santos
Professor de View Points - Bruno de Oliveira
Professora Convidada - Daniela Moraes (improvisação)
Assessoria de Imprensa - Verbena Comunicação
Assistência de Comunicação - Cristina Ávila
Assistência de Produção e Sonoplastia - Jehn Sales
1 + Um
Foto - Silvia Machado |
Partindo de mais um desenvolvimento técnico de movimento dentro do estilo próprio que o coreógrafo Henrique Rodovalho trabalha, este duo foi criado especialmente para a Companhia de Danças de Diadema. A coreografia foi criada como parte do espetáculo por+vir (2015), quando nove coreógrafos, que já haviam criado para a Companhia, foram chamados para trazer novas experiências para a dança contemporânea, pela sua ótica. Assim, 1 + Um foi concebido por Rodovalho a partir de diferenças no pensar e no mover dos bailarinos, com detalhes próprios de cada um, mas, sobretudo, com muita qualidade e virtuosismo de ambos, resultando numa possibilidade de relação e por vezes de desejo.
Ficha técnica
1 + Um
Direção Geral - Ana Bottosso
Coreografia - Henrique Rodovalho
Bailarinos - Ton Carbones e Carolini Piovani
Assistência de Direção e Produção Administrativa - Ton Carbones.
Assistência de Coreografia - Carolini Piovani
Assistência de Ensaios - Zezinho Alves
Concepção de Luz - Henrique Rodovalho
Sonoplastia e Assistência de Produção - Jehn Sales
Figurino - O elenco
Professores de Dança Clássica - Márcio Rongetti e Paulo Vinícius
Professor de Dança Moderna - Reinaldo Soares
Professores de Dança Contemporânea - Ana Bottosso e Ton Carbones
Professor de View Points - Bruno Oliveira
Professora Convidada (improvisação) - Daniela Moraes
Condicionamento Físico - Carolini Piovani
Orientação de Yoga - Daniele Santos
Assessoria de Imprensa - Verbena Comunicação
Assistência de Comunicação - Cristina Ávila
SCinestesia
![]() |
Foto - Silvia Machado |
Com direção geral e concepção coreográfica de Ana Bottosso, a obra transita pelo universo surrealista, associado às possibilidades de integração entre dança contemporânea, teatro, música e artes visuais. Ana também assina a dramaturgia cênica, junto com o ator-performer Matteo Bonfitto, e a montagem conta ainda com participação de Luciano Sallun na criação da trilha sonora. A animação surrealista “Tango”, do polonês Zbigniew Rybczynski, foi a principal inspiração para a Companhia. O título SCinestesia surge dos diferentes significados das palavras sinestesia (mistura de sentidos) e cinestesia (conjunto de sensações que torna possível perceber os movimentos musculares). No palco, as possibilidades se multiplicam a cada repetição de hábitos corriqueiros, que podem ser parecidos, mas nunca iguais. Como em um processo de causa e efeito, ação e reação tudo pode se modificar a partir da mínima desordem, do inesperado, do acaso da vida.
Confira abaixo ao teaser do espetáculo:
Ficha técnica
SCinestesia
Direção Geral e Concepção Coreográfica - Ana Bottosso
Dramaturgia Cênica - Ana Bottosso e Matteo Bonfitto
Intérpretes Colaboradores - Carlos Veloso, Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Guilherme Nunes, Leonardo Carvajal, Noemi Esteves, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves
Assistência de Direção e Produção Administrativa - Ton Carbones
Assistência de Coreografia - Carolini Piovani
Assistente de Ensaio - Zezinho Alves
Concepção Musical - Luciano Sallun
Desenho de Luz - Alexandre Zullu e Ana Bottosso
Técnico de Luz - Luan Vinícius
Cenografia e Adereços Cênicos - Júlio Dojcsar
Figurinos - Bruna Recchia
Confecção de Figurinos - Zezé de Castro
Art Designer - Tono Guimarães
Professores de Dança Clássica - Márcio Rongetti e Paulo Vinícius
Professor de Dança Moderna - Reinaldo Soares
Professores de Dança Contemporânea - Ana Bottosso e Ton Carbones
Condicionamento Físico - Carolini Piovani
Orientação em Yoga - Daniele Santos
Professor de View Points - Bruno de Oliveira
Professora Convidada (improvisação) - Daniela Moraes
Assessoria de Imprensa - Verbena Comunicação
Assistência de Comunicação - Cristina Ávila
Assistência de Produção e Sonoplastia - Jehn Sales
Serviço
Companhia de Danças de Diadema
Local - Teatro Clara Nunes | Centro Cultural Diadema
Endereço - Praça da Moça, 300 - Centro - Diadema (SP)
Capacidade - 377 lugares
Ingressos Grátis
Distribuição 30 minutos antes das sessões
Haverá bate-papo com o público após cada apresentação
Mais informações 11 4056-3366
Crocodilo Embaixo da Cama
Data - 29 de abril - sexta-feira
Horário - 15h
Duração - 37 minutos
Classificação - livre
Evento Múltipla Cias de Dança SP
Data - 29 de abril - sexta-feira
Horário - a partir das 19h30
Coreografia 1 + Um
Participam também do evento - Grupo Divinadança, Cia. de Dança NR e Arlene Ramos
Duração - 10 minutos
Classificação - livre
Espetáculo de dança SCinestesia
Data - 30 de abril - sábado
Horário - 20h
Duração - 60 minutos
Classificação - 14 anos
0 Comentários