A História da Guerra Civil - Filme perdido de Dziga Vertov é restaurado para lançamento no É Tudo Verdade

Leon Trotsky

No Brasil o documentário faz sua estreia no Festival com a presença da produtora do restauro Jenny Delcambre

Dado como perdido, A História da Guerra Civil, do soviético Dziga Vertov, é um filme monumental que foi restaurado e agora será lançado nos cinemas. O trabalho de recuperação foi dirigido pelo russo Nikolai Izvolov seguindo os textos deixados pelo diretor de fotografia, Grigory Boltyansky.

O longa, lançado originalmente em 1921, cobre a Guerra Civil Russa (1918-1921), e traz a história do evento histórico em sua ordem cronológica. Várias cenas foram filmadas no próprio campo de batalha, enquanto acontecia o conflito, e mostra também imagens de líderes do governo Soviético e do Exército Vermelho - alguns deles acabaram presos ou executados, e vários cometeram suicídio.

A História da Guerra Civil é considerado um dos primeiros filmes experimentais de Vertov. O próprio diretor considerava o longa como uma base para sua famosa série de filmes documentais experimentais conhecida como Kino-Pravda, constituída de 23 cinejornais que o cineasta lançou em 1922. Conhecido por seu cinema grandioso, aqui, o diretor se vale das técnicas mais marcantes de sua filmografia para capturar um momento histórico, e conta com a presença de figuras como Leon Trotsky, Kliment Voroshilov, Semyon Budyonny, Fedor Raskolnikov, Ivar Smilga e Sergo Ordzhonikidze.

A versão original do filme foi exibida apenas uma vez, em junho de 1921, no 3º Congresso Mundial da Internacional Comunista, a COMINTERN. O evento aconteceu em Moscou, e contou com a presença de cerca de 600 delegados. Não há notícias de qualquer outra exibição, até este restauro, o que transforma a nova versão do documentário não apenas um grande acontecimento para os cinéfilos, mas também para historiadores e pesquisadores.

Considerado um dos maiores inovadores do cinema documental, Vertov, que morreu em 1954, aos 58 anos, é criador do cinema-verdade, a partir do seu Kino-Pravda, que serve de base até hoje para muitos documentários. O cineasta sempre pregou a existência de um cinema soviético revolucionário, sem o sentimentalismo burguês e guiado pelo olhar. A História da Guerra Civil, realizado imediatamente após “O Aniversário da Revolução” (1918), é exemplar de seu cinema e suas técnicas. Filmando dentro do próprio acontecimento histórico, o diretor é capaz de captar a tensão e os sentidos daquele momento.

Sobre o restauro


Dirigido por Nikolai Izvolov, o restauro foi uma iniciativa da produtora israelense Grinberg Brothers. Além de A História da Guerra Civil, Konstantin Grinberg Vertogradsky e Yoram Barsela realizaram, em 2018, o restauro de Anniversary of the Revolution, também de Vertov. "A Grinberg Bros busca explorar o legado de vários cineastas, poetas e artistas e suas influências na sociedade e cultura contemporâneas. Nós acreditamos que, na herança criativa de nossos ancestrais, possamos encontrar respostas a muitas dúvidas atuais", comentam os produtores.

A restauração da obra foi um trabalho que consumiu dois anos, e começou com o material deixado por Boltyansky no Arquivo de Literatura e Arte de Moscou. A partir dos textos do diretor de fotografia, Izvolov fez uma pesquisa meticulosa em outras fontes, e saiu em busca de partes do filme que estavam armazenadas em diferentes arquivos. Munido desses fragmentos em 35 mm, o diretor do restauro conseguiu remontar a obra como um longa de 94 minutos. Em 2018, Izvolov também assinou a restauração de Aniversário da Revolução, também de Vertov.

Vertov não deixou nenhuma informação sobre a trilha sonora do longa, que é, originalmente, mudo, mas Roger Miller e Terry Donahue, da lendária Alloy Orchestra, criaram um novo acompanhamento musical para o longa. A orquestra de Massachusetts já criou trilha sonora para diversos clássicos do cinema mudo, como Um Homem Com Uma Câmera, do próprio Vertov; Metrópolis, de Fritz Lang; e Greve, de Serguei Eisenstein. A dupla assina como The Anvil Orchestra.

A versão restaurada do filme teve sua estreia mundial no prestigioso International Documentary Film Festival, IDFA em Amsterdã, em 2021, e, desde então, circula por diversos países. No Brasil, o longa tem suas primeiras sessões no festival de documentário É Tudo Verdade. O diretor de restauro dá uma entrevista online no dia 06 de abril, e a produtora Jenny Delcambre representará a Grinberg Bros pessoalmente, à procura de parcerias para lançar o longa em cinemas no país.

Sinopse


No começo de sua carreira, Dziga Vertov, o diretor de documentários mais famoso do mundo, fez um épico sobre a Guerra Civil Russa (1918-1922). O filme foi exibido apenas uma vez, numa sessão exclusiva na 3a Internacional Comunista, em Moscou, em junho de 1921. O ano de 2022 marca o centenário da Guerra, e A História da Guerra Civil ressurge depois de ficar misteriosamente perdido por um século. Meticulosamente restaurado por Nikolai Izvolov, o documentário cobre os principais acontecimentos e figuras da Guerra Civil Russa, entre eles, Leon Trotsky. A grandiosa obra cinematográfica pode ser considerada como um dos primeiros experimentos de Vertov, e o ponto de partida para sua série Kino-Pravda. A descoberta e reconstrução desse filme é um dos grandes acontecimentos da história do cinema.

Assista ao trailer:


Ficha técnica
A História da Guerra Civil
Rússia | 1921 | Documentário | 94.min.
Título Original - Istoriya Grazhdanskoi voiny
Título Internacional - The History of the Civil War
Diretor (1921) - Dziga Vertov
Diretor da Restauração (2021) - Nikolai Izvolov
Produção - Konstantin Grinberg-Vertogradsky
Produtoras - Aerogroup (Russia), Grinberg Bros (Israel)
Trilha - The Anvil Orchestra

Serviço
A História da Guerra Civil

Clássicos É Tudo Verdade
Data - 03 de abril - domingo
Horário - 11h
Exibição online aqui
Filme disponível por 24 horas ou 1500 visionamentos
Grátis

Exibição presencial - IMS Rio
Data - 03 de abril - domingo
Endereço - Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea - Rio de Janeiro
Horário - 14h
Retirar ingressos uma hora antes na bilheteria do cinema

19ª Conferência Internacional do Documentário
Data - 06 de abril - quarta-feira
A Guerra Civil por Vértov
Entrevista de Nikolai Izvolov a Luis Felipe Labaki
Transmissão gratuita pelas plataformas Itaú Cultural aqui e do Festival aqui
Mesa com duração de 1 hora, pré-gravadas e legendadas em português

Postar um comentário

0 Comentários