Terceira edição do RISCO Festival acontece em cinco espaços culturais


Com programação gratuita ou a preço popular, o festival com foco na produção queer do Brasil, América Latina e Caribe acontece na Oficina Cultural Oswald de Andrade, Studio SP, Parque Augusta, Galeria540 e Cervejaria Tarantino, além de contar também com programação online

Essa terceira edição do RISCO Festival é idealizado pela multi-artista e curadora Natalia Mallo e ocupa a cidade de São Paulo com foco no risco artístico e na arte dissidente. Marcado para acontecer entre 31 de março e 03 de abril, de quinta a domingo, em diversos espaços, o RISCO será uma oportunidade de tomar contato com produções artísticas ousadas, desafiadoras e inspiradoras, capazes de fortalecer comunidades dissidentes - em âmbito brasileiro e internacional - e continuar servindo como plataforma de encontros, trocas e co-criações. A programação é inteira gratuita, exceto pela festa no Studio SP e show de encerramento, que terá ingressos vendidos a preços populares.

Destaques do festival são a dupla argentina de performance Lolo y Lauti, que tem circulado pelos eventos mais importantes de artes visuais da América Latina e do mundo. A dupla apresenta o filme Carmen, recriação da ópera de Bizet com elenco de mulheres trans e drag queens latinas. Além do filme, os artistas farão a performance iSexy, em que discutem sexo, intimidade e realidade virtual.

O RISCO ainda realiza dois eventos internacionais com foco em Arte Queer, o 6º Encontro Internacional de Arte Queer, com artistas de diversos países, e o Queer Lab curadoria, com foco na internacionalização de artistas dissidentes do Brasil. O público poderá participar ativamente da intervenção urbana a ser realizada no sábado, com ponto de encontro no Parque Augusta. No evento, serão distribuídos pelo centro da cidade lambe-lambes com imagens produzidas pela estilista e ativista trans jamaicana Emani Edwards com imagens impactantes que revelam a experiência trans e dissidente no Caribe.

Nos shows musicais, Fifi Real, cantora argentina de Tango Queer, dividirá a noite com a cantora, atriz e colunista Marina Mathey. A festa oficial do festival, na sexta-feira, terá o show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana no Studio SP da Rua Augusta. A noite de sábado será embalada pela DJ Evelyn e pelo show Glitch do multi-artista ALI. Outro destaque é a rapper indígena Katu Mirim, que se apresenta no fechamento do festival junto do bloco carnavalesco Explode Coração, que homenageia Maria Bethânia.

A programação online traz a rapper franco-chilena Ana Tijoux com conteúdo produzido especialmente para o festival e uma conversa com a rapper indígena Katu Mirim, que também integra a programação presencial. "O RISCO é um festival de dissidência, de risco no sentido artístico - trazemos artistas que podem incomodar, mas que também exercem em sua arte uma relação com o prazer", conta Natalia Mallo.

Confira abaixo a programação

6º Encontro Internacional de Arte Kuir
Este evento terá interpretação simultânea inglês-português
Data - 31 de março - quinta-feira
Horário - 16h
Local - Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo)
Entrada franca (sujeita à lotação)

O RISCO Festival apresenta, em parceria com o coletivo Outburst Americas, o 6º Encontro Internacional de Arte Kuir. O mesmo já foi realizado na Irlanda do Norte, no Brasil e no Uruguai. O evento se destina à comunidade de artistas, pensadores e produtores de arte kuir, dissidente e realizada pela comunidade LGBTQIA+ e terá a presença de integrantes do coletivo: Ruth McCarthy (Irlanda do Norte), Lisa Kerner e Violeta Uman (Argentina) e Adylem de Agosto (Uruguai). O coletivo fará apresentação da cartografia de projetos 2016-2021 e fará o lançamento da publicação Traduzindo Kuir.

Também participa a artista e ativista argentina Fifi Real, com apresentação do projeto Maricoteca, saiba mais aqui, e artistas da cena paulistana como Ali Prando, Ronaldo Serruya, Daniela Biancardi e Angélica Müller. O objetivo do encontro é sobretudo dar continuidade à construção de redes e ao fortalecimento e sustentabilidade de oportunidades de co-criação, pesquisa e circulação da arte kuir em nível mundial.

Fifi Tango e Marina Mathey
Data - 31 de março - quinta-feira
Horário - 21h
Local: Galeria540
Endereço - Rua Mourato coelho 540 - Vila Madalena - São Paulo)
Entrada franca (sujeita à lotação)

Fifi Tango dinamita os pilares do tango tradicional e revaloriza a música popular, sensibilizando o público para as realidades vivenciadas pela Dissidência Sexual e de Gênero. Uma proposta performática onde a cantora transgênero Fifí Real, junto com o maestro Sebastián Sazali no bandoneon e no piano, apresentam seu show de Tango Queer, com uma impactante exibição cênica e vocal. O show conta ainda com a participação da cantora, atriz, colunista e ativista Marina Mathey.

Filme Carmen e Queer Lab
Curadoria de Arte Queer
Data - 01 de abril - sexta-feira
Horário - Carmen às 18h e Queer Lab às 19h
Local - Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Entrada franca (sujeita à lotação)

Em Carmen, da dupla argentina Lolo y Lauti, a icônica ópera Carmen, de Bizet, é recriada com um elenco de mulheres trans e drag queens. O trabalho foi realizado no Panamá, com a colaboração do artista Rodrigo Moraes. Na sequência, o festival promove um encontro de discussão sobre curadoria de arte queer com a presença de Ruth McCarthy - OutBurst (Irlanda do Norte), Lisa Kerner e Violeta Uman - FAQ (Argentina) e Natalia Mallo - RISCO (Brasil). O encontro faz parte do projeto de formação em produção, comunicação e curadoria para a comunidade LGBTQIA+ Queer Lab, realizado com apoio do Doritos Rainbow.

Festa do RISCO Festival
Data - 01 de abril - sexta-feira
Horário - 21h
Local - Studio SP
Endereço - Rua Augusta 591 - Consolação - São Paulo
Ingresso - R$ 40,00 com cupom RISCO 2022

Na festa do festival, haverá um show da Orquestra Brasileira de Música Jamaicana. Como o nome sugere, a orquestra reproduz de maneira inteligente e divertida, versões de grandes clássicos da música brasileira em ritmos jamaicanos criados nas décadas de 1950 e 60. Ska, Rocksteady e o Early Reggae são alguns dos dançantes ritmos que permeiam na Orquestra. Criada originalmente pelo músico e produtor Sergio Soffiatti e pelo trompetista Felippe Pipeta.

Intervenção urbana
Com Emani Edwards e Coletivo Cabaça
Data - 02 de abril - sábado
Horário - 12h
Local - Parque Augusta - Ponto de Encontro Arquibancada
Endereço - Rua Augusta, 200 - Consolação - São Paulo
Em caso de Chuva consulte as redes do festival - Facebook aqui e Instagram aqui
Entrada franca

Em uma intervenção urbana coletiva, comandada pelo coletivo Cabaça, serão distribuídas pela cidade imagens produzidas pela estilista e ativista da causa trans na Jamaica Emani Edwards. As obras, visualmente impactantes, retratam a experiência trans e queer no caribe e mais especificamente em Kingston, Jamaica. Nas palavras da artista: “capturar a beleza no medo, tomando as ruas de Kingston. Somos sempre fortalecedoras, inspiradoras, arriscadas, e criando beleza por meio da dor e da arte”.

ALI, DJ Yaga Goya + Lolo Y Lauti
Data - 02 de abril - sábado
Horário - DJ Yaga Goya às 16h, Performance iSexy às 18h e ALI às 21h
Local - Galeria540
Endereço - Rua Mourato coelho 540 - Vila Madalena - São Paulo
Entrada franca (sujeita à lotação)

O RISCO Festival recebe na Galeria540 o multi-artista ALI e a DJ Evelyn. ALI é o alter ego do também filósofo, curador e pesquisador Ali Prando, que lança seu primeiro álbum GLITCH. DJ Yaga Goya abre a tarde nas pickups. O evento terá ainda a performance iSexy da dupla Lolo y Lauti referência em performance e artes visuais da Aergentina.

Katu Mirim e Explode Coração
Data - 03 de abril - domingo
Abertura da casa - 13h
Horário - 15h
Local - Cervejaria Tarantino
Endereço - Rua Miguel Nelson Bechara, 316 - Limão - São Paulo
Ingressos - R$ 20,00 (preço único)
Ingressos à venda no local ou antecipadamente pelo site aqui

Katú Mirim é rapper, compositora e ativista da causa indígena, em fase de lançamento do seu álbum mais recente, Revolta. Em suas letras, reconta a história da colonização pela ótica indígena e levanta questões até então pouco discutidas no cenário musical atual, como a demarcação de terras, o indígena no contexto urbano, o resgate da ancestralidade, o uso indiscriminado da cultura indígena e a forma como são tratados os indígenas no Brasil, especialmente os indígenas LGBTQ. Em 2020, teve seu reconhecimento estampado na capa da revista Elle. Em 2017 viralizou a hashtag #indionaoefantasia, trazendo à tona o debate sobre os costumes indígenas utilizados fora do contexto aos quais eles pertencem. Ainda em 2017, a artista decidiu usar sua voz ativa pela causa indígena para fundar a etnomídia “VI Visibilidade Indígena”.

O Explode Coração é um bloco que, em quatro edições, passou de 10 mil foliões para mais de 150 mil no desfile de 2020. Conta com uma banda com integrantes de diferentes cidades do Brasil e do mundo, que toca, em ritmos de Carnaval e São João, canções gravadas pela artista Maria Bethânia, que tem em seu repertório canções de Caetano Veloso, Chico Buarque, Gilberto Gil, Gonzaguinha, Raul Seixas, Roberto Carlos e muitos outros compositores da Música Popular Brasileira. Tanto as músicas quanto a identidade visual dos álbuns são fontes de inspiração para os temas, direção artística, figurino e decoração do trio elétrico.

Serviço
RISCO Festival 2022
Período - de 31 de março a 03 de abril - quinta a domingo
Locais
Oficina Cultural Oswald de Andrade
Endereço - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo
Studio SP
Endereço - Rua Augusta 591 - Consolação - São Paulo
Parque Augusta
Endereço - R Augusta, 200 - Consolação - São Paulo
Galeria540
Endereço - Rua Mourato coelho 540 - Vila Madalena - São Paulo
Cervejaria Tarantino
Endereço - Rua Miguel Nelson Bechara, 316 - Limão - São Paulo
Para mais informações e conferir a programação completa clique aqui
Em todos os eventos, será solicitada carteira de vacinação completa, 2 doses ou mais, e uso de máscaras

Postar um comentário

0 Comentários