Pesquisadores discutem temas de segurança internacional e de defesa


Obra abrange de forma clara e concisa tanto questões tradicionais quanto as mais recentes da agenda na área

Os temas que cercam as áreas de defesa e segurança internacional se apresentam com ramificações que vão desde a política passando pelos rumos da economia e da sociedade: dos governos e grandes corporações numa ponta, ao cidadão comum na outra. De forma a apresentar e analisar, de modo crítico e didático, os principais temas da agenda de segurança internacional contemporânea, abrangendo tanto as questões tradicionais quanto aquelas que foram inseridas recentemente na pauta, nasceu o livro Temas de segurança internacional e de defesa, organizado pelos pesquisadores Kimberly Alves Digolin, Lívia Peres Milani e Samuel Alves Soares e publicado pela Editora Unesp, na Coleção Paz, Defesa e Segurança Internacional.

“O livro é fruto de esforços e de reflexões coletivas desenvolvidas no âmbito do Grupo de Estudos de Defesa e Segurança Internacional (GEDES)” (vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (Unesp, Unicamp, PUC-SP), anotam os organizadores da obra.

“Constatamos a demanda por livros em português, produzidos no Brasil, com caráter paradidático e que apresentassem os conceitos, as discussões e alguns dos eventos históricos que tiveram impacto no desenvolvimento do campo de estudos da segurança internacional - pontuando algumas consequências para o Brasil e para o Sul global”, completam.

O capítulo inicial apresenta uma discussão de caráter teórico, buscando resgatar reflexões centrais para uma definição da noção de segurança internacional, diferenciando-a da defesa. Em seguida, pode-se agrupar os capítulos em quatro blocos: no primeiro, que se estende do segundo ao quinto capítulo, são discutidos temas de caráter mais tradicional, abordando as questões materiais e as instituições que condicionam o ambiente internacional, das relações entre grandes potências à sua influência no sistema internacional; no bloco seguinte, dos capítulos seis a oito, vêm os temas referentes às mudanças e transformações nos conflitos que tiveram lugar no período contemporâneo, especialmente após o fim da Guerra Fria; já os capítulos do terceiro bloco abordam processos de construção de ameaça e emprego das Forças Armadas, focando os temas do crime organizado transnacional, emprego das Forças Armadas e terrorismo; por fim, o último bloco discute temas que, tradicionalmente, não eram vistos como parte da agenda de segurança internacional e cuja inclusão envolveu processos de securitização.

“Esperamos que este livro seja útil como um guia àqueles que estão iniciando seus estudos no campo das relações internacionais, dos estudos de segurança internacional e de defesa, assim como um ponto de apoio e um complemento para os professores de disciplinas sobre Segurança Internacional e Defesa”, destacam os organizadores. Em cada capítulo, além da bibliografia clássica, há sugestões de materiais de apoio - como livros de ficção, filmes, séries e websites – que podem provocar re­flexões sobre o tema trabalhado.

Sobre os organizadores

Kimberly Alves Digolin é professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Paulista (Unip), mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação “San Tiago Dantas” (Unesp, Unicamp, PUC-SP) e pesquisadora do GEDES.

Lívia Peres Milani é doutora e mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação “San Tiago Dantas”, onde realiza pesquisa de pós-doutorado, sendo também pesquisadora do GEDES.

Samuel Alves Soares é professor associado da Universidade Estadual Paulista (Unesp), docente do Programa de Pós-Graduação “San Tiago Dantas”, pesquisador do GEDES e coordenador da Rede de Pesquisa Autonomia Estratégica, Tecnologia e Defesa - Procad-Defesa. É bolsista do CNPq.

Ficha técnica
Temas de segurança internacional e de defesa
Organizadores - Kimberly Alves Digolin, Lívia Peres Milani e Samuel Alves Soares
Editora - Unesp
Páginas - 373
Formato - e-book
Download gratuito (clique aqui)

Postar um comentário

0 Comentários