Foto - Adriano Dória |
Quando foi que deixamos de ver a vida de uma forma mais colorida e despreocupada? Com o questionamento sobre a ideia de despertar a criança que vive dentro de cada um, o ator diretor Bernardo Berro criou o espetáculo teatral que abre a temporada Alfa Criança de 05 a 27 de fevereiro, aos sábados e domingos às 16 horas. Cadê a Criança que tava aqui? nasceu a partir da encenação de um espetáculo original, resultado de uma oficina de montagem em teatro musical para crianças.
A peça nasceu de improvisos e histórias contadas no curso pelos atores mirins. Bernardo decidiu transformar o material em cena, cada uma delas referente a uma situação de vida deles. Com 55 minutos de duração e dividida em quadros contendo jogos, cenas e números musicais, o espetáculo trata de temas como família, amigos, estudo e lazer. De forma leve e dinâmica, a proposta é oferecer a experiência de voltar a ser criança, trazendo à tona brincadeiras e o sabor da infância.
“Queremos questionar a criança de hoje, que, às vezes, perde a infância pelo contato excessivo com a tecnologia, pela necessidade de sobrevivência porque precisa pedir dinheiro no semáforo, por não ter lazer, por não poder sair de casa, por ter uma carga grande atividades que não envolvem o divertimento. Também questionamos o público. Cadê a criança que tava aqui dentro de você, adulto, que, com suas responsabilidades, acaba esquecendo seu lado divertido, de aproveitar a vida?”, fala Bernardo.
Cadê a Criança que tava aqui? traz embutida uma proposta metalinguística, com o elenco entrando no teatro para a apresentação do espetáculo. “O público já participa deste backstage, quando os atores vestem o figurino e ajustam os microfones na frente do público. Tudo para trazer a imagem de que o espetáculo está prestes a começar, e na real ele já começou.” O diretor conta que os atores fazem outras ações no palco, além de trocar de figurino e mudar o cenário. “Queria trabalhar a visão profissional do teatro musical para crianças, com o intuito deles entenderem a importância do conhecimento da cena, da organização do espaço, do horário e da sequência. Os adultos em cena fazem uma participação especial.
Cenário e figurino coloridos preenchem o espaço do palco
Foto - Adriano Dória |
O cenário reúne um dado grande e dois baús. Ao fundo, um painel em mosaico colorido também. Fábio Namatame criou figurinos com detalhes únicos para cada personagem. A trilha sonora inclui músicas originais compostas por Lucas Mendes e Luiza Ferrari, além de uma canção de Toquinho e outra de Milton Nascimento. Bernardo Berro define o formato como atípico ou não convencional pela quebra da quarta parede (no início, no final e entre os quadros) e porque prevê a interação do público o tempo todo, como na transição entre as cenas, quando a plateia é convidada a jogar o dado. Dependendo do número indicado pelo dado, é encenado este ou aquele número.
Entre os vários quadros do espetáculo, destaque para a cena das crianças com o pipoqueiro, onde o diretor aborda desde assuntos cotidianos até questões mais delicadas, como perder alguém querido. Em outra cena, os atores interpretam crianças moradoras de rua, que não podem desfrutar da infância. “Busco despertar a consciência dos atores e da plateia sobre essas crianças que vivem em situação de vulnerabilidade”, define o diretor
Tem também a cena dos meninos perdidos, baseada na história de Peter Pan, que levanta temas como a importância da família, dos amigos e do estudo. Bernardo comenta sobre o número musical ao som de Bola de Meia, Bola de Gude, música de Milton Nascimento, em que uma grande coreografia faz referências a brincadeiras de rua como bambolê, elástico, pião e amarelinha.
Cadê a Criança que tava aqui?
Texto e Direção - Bernardo Berro
Direção Musical - Rodolfo Schwenger
Coreografias - Davi Tostes
Figurinos - Fábio Namatame
Cenografia - Gabriela Gatti
Músicas Originais - “Vem Brincar!” e “Um mundo pra Brincar!”, de Lucas Mendes e Luisa Ferrari, "Não se faz uma criança chorar!", de Lucas Mendes
Produção Executiva - Bernardo Berro
Co-Produção Executiva - Erika Barboni e Claudio Borges
Produção - Tony Germano e Beatriz Pfeifer
Residente Artístico - Lucas Mendes
Operação de Som - Kauê Ravaneda
Operação de Luz - Roseli Tchu
Realização: Berro Produções
Fotos de Divulgação - Adriano Dória
Ilustrações - Rafael Lemos
Assessoria de Impresa - Arte Plural
Arte - Leilane Bertunes
Elencos Infantis
Bola de Meia - Amanda Duarte, Bia Bom, Clarah Passos, João Victor Rossi, Renata Cavallieri e Vivi Bozza
Bola de Gude - Duda Mota, Gab Cardoso, Grazi Filippini, Madu Agois, Manu Reis e Nati Calanca
Swing Infantil e Dance Captain - Evelyn Lucas.Atores Convidados: Jonathan Faria, Rodrigo Miallaret, Mariana Gallindo, Renata Nogueira, Bruno Bossio e Thiago Perticarrari
Serviço
Cadê a Criança que tava aqui?
Temporada - de 05 a 27 de fevereiro - sábados e domingos
Horário - 16h
Local - Teatro Alfa
Endereço - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro - Sao Paulo
Ingressos - R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Vendas Online - Sympla (clique aqui)
Ponto de venda sem taxa de conveniência - 11 5693-4000, de segunda a sexta-feira das 11h às 16h pagamento com cartão de crédito (por recomendação dos órgãos de vigilância sanitária não haverá atendimento presencial)
Mais informações 11 5693-4000 e pelo site aqui
0 Comentários